Cristina Tardáguila Profile picture
Mar 28 4 tweets 3 min read Twitter logo Read on Twitter
Não existe fact-checking sem transparência nem metodologia. Não existe fact-checking governamental. Essa apropriação do termo é indevida e ofensiva. O que o governo faz é propaganda. Isso sem falar da falta de crédito, do uso de imagens sem autorização... Ficou péssimo, @secomvc
Vale lembrar que existe essa história aqui. @secomvc @Pimenta13Br, propaganda JAMAIS será fact-checking. JAMAIS. noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/…
Convido @desinformantebr a escrever sobre o tema. Bem como demais membros da @factchecknet no #brasil
Sabe quanto governo prevê gastar com sua plataforma “de fact-checking”?
R$ 20 MILHÕES. Agora queremos saber quantos checadores emprega e quem eles são. Alguém aí sabe? @secomvc @Pimenta13Br?

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Cristina Tardáguila

Cristina Tardáguila Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ctardaguila

Oct 30, 2022
Vote suppression is taking place in #Brazil with an unprecedented support of police forces. Videos show policemen stopping buses, motos and cars on roads leading to voting places. @OEA_BR @OAS_official, @PARLASUR, @CarterCenter please review. #Eleicao2022 #eleicoes2022
According to @folha, at least 514 illegal operations took place so far, stopping buses with voters. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
According to @TheInterceptBr, policemen decided they wouldn’t obbey the Electoral Supreme Court and would run their own operation at 2am.
Read 5 tweets
Sep 16, 2021
Leiam com ATENÇÃO: duas redes não caem ao mesmo tempo. E quem se beneficiaria com uma simulação de censura nas redes? Pensem aí.
Especialistas em rede dizem que não houve nenhuma corte de infraestrutura. Também alertam que não há pânico entre quem monitora internet e tráfego. Seguimos apitando pra confirmar se houve armação nessa “queda”.
Especialistas em direito digital lembram que o presidente levou pau DUAS VEZES nesta semana não tentar passar uma MP que proibia plataformas de agir contra a desinformação. Essa “queda” seria ótima para reunir seguidores.
Read 10 tweets
Oct 19, 2020
Esta checagem aqui é MARAVILHOSA e escancara um dos métodos mais clássicos de desinformação: o visual! O gráfico que foi exibido pelo governo federal há pouco saiu de um banco de imagens... Não se baseia em dados reais. Quer coisa mais 2020?
Acrescento aqui a imagem para ficar ainda mais evidente como o governo tentou manipular o povo. Usou um gráfico aleatório da Shutterstock para mostrar uma curva descendente que não tem qualquer ligação com dados da vida real. Repassem essa checagem, por favor.
Os checadores que brilharam aqui foram @SamPancher e @leonardo1opes. Obrigada por vocês estarem aí! Parabéns pela excelente verificação.
Read 9 tweets
Jun 27, 2020
Atenção ao movimento que acontece agora nos EUA. Gigantes como Unilever e Coca-Cola suspendem anúncios em redes sociais. Reclamam de hate speech, desinformação e mentira política. É o dinheiro exigindo respostas e ações. Vamos acompanhar. Segue o fio 👇
Read 14 tweets
May 29, 2020
Vejo o Brasil abraçando uma série de “respostas fáceis para assuntos difíceis”. A desinformação, minha gente, não vai acabar com a aprovação de uma lei. Isso não aconteceu em nenhum país que optou por esse caminho. Estudo isso há 2 anos. Fui à Ásia e peço cuidado. Muito mesmo.
Lembrem-se que não há uma definição clara e justa para “fake news”. Que não existe lei boa sem uma boa definição de escopo. Que quem aplica a lei são os poderosos e que certamente você não tem poder para decidir o que é ou não “fake news”.
Entenda que, se hoje a covid-19 pode tornar o produtor de notícia falsa uma figura muito óbvia, quando esse vírus passar (e ele passará 🙏) a lei continuará e pode não haver um consenso tão grande sobre quem é o produtor de “fake news” da vez.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(