Cristina Tardáguila Profile picture
Fundadora da @agencialupa. Autora da @Intrinseca. Ex @factchecknet and @ICFJ. Luto contra a desinformação.
Mar 28, 2023 4 tweets 3 min read
Não existe fact-checking sem transparência nem metodologia. Não existe fact-checking governamental. Essa apropriação do termo é indevida e ofensiva. O que o governo faz é propaganda. Isso sem falar da falta de crédito, do uso de imagens sem autorização... Ficou péssimo, @secomvc Vale lembrar que existe essa história aqui. @secomvc @Pimenta13Br, propaganda JAMAIS será fact-checking. JAMAIS. noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/…
Oct 30, 2022 5 tweets 4 min read
Vote suppression is taking place in #Brazil with an unprecedented support of police forces. Videos show policemen stopping buses, motos and cars on roads leading to voting places. @OEA_BR @OAS_official, @PARLASUR, @CarterCenter please review. #Eleicao2022 #eleicoes2022 According to @folha, at least 514 illegal operations took place so far, stopping buses with voters. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/10/…
Sep 16, 2021 10 tweets 4 min read
Leiam com ATENÇÃO: duas redes não caem ao mesmo tempo. E quem se beneficiaria com uma simulação de censura nas redes? Pensem aí. Especialistas em rede dizem que não houve nenhuma corte de infraestrutura. Também alertam que não há pânico entre quem monitora internet e tráfego. Seguimos apitando pra confirmar se houve armação nessa “queda”.
Oct 19, 2020 9 tweets 7 min read
Esta checagem aqui é MARAVILHOSA e escancara um dos métodos mais clássicos de desinformação: o visual! O gráfico que foi exibido pelo governo federal há pouco saiu de um banco de imagens... Não se baseia em dados reais. Quer coisa mais 2020? Acrescento aqui a imagem para ficar ainda mais evidente como o governo tentou manipular o povo. Usou um gráfico aleatório da Shutterstock para mostrar uma curva descendente que não tem qualquer ligação com dados da vida real. Repassem essa checagem, por favor.
Jun 27, 2020 14 tweets 6 min read
Atenção ao movimento que acontece agora nos EUA. Gigantes como Unilever e Coca-Cola suspendem anúncios em redes sociais. Reclamam de hate speech, desinformação e mentira política. É o dinheiro exigindo respostas e ações. Vamos acompanhar. Segue o fio 👇
May 29, 2020 6 tweets 1 min read
Vejo o Brasil abraçando uma série de “respostas fáceis para assuntos difíceis”. A desinformação, minha gente, não vai acabar com a aprovação de uma lei. Isso não aconteceu em nenhum país que optou por esse caminho. Estudo isso há 2 anos. Fui à Ásia e peço cuidado. Muito mesmo. Lembrem-se que não há uma definição clara e justa para “fake news”. Que não existe lei boa sem uma boa definição de escopo. Que quem aplica a lei são os poderosos e que certamente você não tem poder para decidir o que é ou não “fake news”.