Peter Kowalski Profile picture
Mar 31, 2023 34 tweets 8 min read Read on X
Explicando a doutrina da Santíssima Trindade Image
A existência de três Pessoas em Deus foi revelada por Nosso Senhor Jesus Cristo, quando mandou seus Apóstolos irem e batizarem a todos "em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"(Mt 28,19). Além disso, Jesus nos falou das relações das três Pessoas, dizendo que (+) Image
o Filho procede do Pai (Jo 8,42) e que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho (Jo 15,26). Alguns negaram a existência de processões em Deus, alegando que toda procissão significa um movimento para fora. Ora, como em Deus não há mudança, não poderia haver processão em Deus.
Outros argumentavam que não pode haver processão em Deus pois entre o procedente e o processor há diferenças, o que contrariaria a simplicidade divina.
Eles afirmavam que proceder pode ter dois significados:

1 – Proceder significa vir de um certo local. “Pedro procede da França”
2 – Proceder significa vir de outro, como o efeito vem da causa. “O calor procede do fogo”

Ora, o primeiro sentido não pode ser aplicado a Deus, pois em Deus não há movimento local. Eles argumentavam então que o segundo sentido se aplica a Deus, pois o Filho procede do Pai.
Mas, como o efeito é sempre menor do que a causa, eles afirmavam que o Verbo não era Deus, mas sim a primeira criatura criada por Deus.
Mas eles ignoravam certos textos da Sagrada Escritura que afirmam: “Tudo o que o Pai tem é meu” (Jo 16,15); “Quem vê a mim vê o Pai” (Jo 14,9); Image
“Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30); “Nós que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1Jo 5,20)

Eles erraram porque não compreenderam exatamente o que significa proceder. A palavra proceder possui um terceiro sentido:
3 – Proceder supõe agir, atuar, comportar-se. Assim, o pensamento procede do pensador. É com este sentido que o termo proceder pode ser aplicado a Deus.

Nos seres espirituais, há duas processões imanentes:

1 – A ação de entender;
2 – A ação de querer.
Portanto, em Deus há duas processões imanentes:

1 – A processão intelectiva, por meio da qual é gerado o Filho.
2 – A processão volitiva, por meio da qual é gerado o Espírito Santo.
Da ação do entender divino procede o Filho. Com efeito:

Deus se conhece.

O sujeito dessa afirmação é Deus conhecedor; o objeto é o próprio Deus enquanto conhecido.

Quando conhecemos algo, forma-se em nosso intelecto uma ideia daquilo que conhecemos. Image
Em Deus, analogicamente, dá-se o mesmo: ao se conhecer, Deus concebe uma ideia de si mesmo.

Ora, se essa ideia que Deus concebe de si mesmo fosse menor do que Deus, Deus seria ignorante, o que é um absurdo, pois não se conheceria perfeitamente.
Se essa ideia fosse maior do que Deus, Deus seria orgulhoso, o que é um absurdo também. Ora, se essa ideia que Deus concebe de si mesmo não pode ser nem menor nem maior do que Deus, ela é absolutamente igual a Ele (Deus = Ideia de Deus).
Nos seres intelectuais, as ideias ficam no intelecto, mas sem se identificar com ele. E quanto mais uma ideia é entendida, mais ela fica unida ao intelecto. Ora, o conhecimento de Deus é absoluto. Logo, a Ideia de Deus está absolutamente unida ao seu intelecto.
Ora, absoluta união significa identidade. Logo, a Ideia de Deus é o seu próprio Intelecto ou Sabedoria.

Ora, assim como expressamos nossas ideias por palavras, a Ideia de Deus pode ser chamada de Palavra de Deus, pois a ideia é uma palavra interior.
Ademais, a palavra mais importante, a que dá o sentido e a compreensão de nossas afirmações é o verbo. Logo, ideia, palavra e verbo se correspondem; Ideia de Deus, Palavra de Deus e Verbo de Deus são a mesma coisa.

A Ele se dá ainda o nome de Filho. Pois ser filho significa ser:
1 – Produto de um ato vital;

2 – Da mesma natureza que o seu gerador;

3 – Semelhante a ele.

Ora, o Verbo é produto de um ato vital: o entender divino, pois é o fruto da vida intelectual. Além disso, Ele tem a mesma natureza do seu gerador, pois é a própria Sabedoria Divina.
Por fim, o Verbo é mais do que semelhante a Deus, Ele é igual a Ele. Logo, o Verbo de Deus pode e deve ser chamado de “Filho de Deus”, e o seu gerador é o Pai.

Ora, a definição de verdade é: a correspondência entre a ideia de um objeto e o objeto conhecido.
Ora, como em Deus há uma correspondência perfeita e até igualdade entre Deus e a Ideia de Deus, o Verbo é, pois, a Verdade de Deus. Além disso, como a vida intelectual consiste em conhecer a Deus, o conhecimento que Deus tem de si é a Vida de Deus. Image
Quando Deus fez todas as coisas, Ele dizia uma palavra e a coisa era criada: “Faça-se a luz; e a luz foi feita” (Gn 1,3)

Isso significa que Deus concebeu toda a criação em seu intelecto: “Tudo o que existe foi feito no Verbo, e nada do que existe foi feito sem Ele” (Jo 1,3)
Por isso está escrito: “No princípio, Deus criou o céu e a terra” (Gn 1,1)

Na época de Cristo, os judeus discutiam muito sobre o que era esse “no princípio” no qual Deus criara o céu e a terra. Os gnósticos acabaram ensinando que “no princípio” era o sujeito do verbo “criou”.
Ou seja, para eles, “No princípio” criou Deus, o céu e a terra. Para responder a esse erro, São João escreveu: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus” (Jo 1,1-2)
Foi esse Verbo de Deus que se fez homem, em Jesus Cristo: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14)

Em Jesus há, portanto, duas naturezas: uma divina e uma humana, mas uma só pessoa. Cristo é ao mesmo tempo homem e Deus. Ele tinha corpo, alma e divindade.
Como Deus ele tinha inteligência e vontade infinitas. Como homem, ele tinha inteligência, vontade e sensibilidade humanas.

Ele tinha duas inteligências. Como Deus, Ele conhecia até o pensamento dos fariseus, como se lê no evangelho. Como homem, ele aprendeu a falar, a andar, etc Image
Em Cristo há também duas vontades, mas ambas querem a mesma coisa, pois se a sua vontade humana contrariasse a vontade divina, isso seria um pecado, o que era impossível para ele. Por isso no Horto das Oliveiras, ele submeteu a sua vontade humana à vontade divina:
“Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice; não se faça, contudo, a minha vontade, mas a tua” (Lc 22,42)

Ele tinha também sensibilidade humana. Por isso ele chorou sob o túmulo de Lázaro, chorou sob Jerusalém e irou-se contra os vendilhões no templo. Image
Por fim, Jesus tinha um corpo humano, teve fome, sede, cansou-se e sentou-se ao meio-dia.

Enquanto homem, é menor do que Deus e também do que os anjos: “Jesus, a quem Deus tornou pouco inferior aos anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte” (Hb 2,9).
Por isso Ele disse: “Vou para o Pai, porque o Pai é maior do que eu” (Jo 14,28)

O Verbo é Filho unigênito de Deus, pois Deus não pode ter duas ideias de si mesmo. Ademais, Ele é eterno, pois Deus não pode ter começado a se conhecer.
Ora, quando conhecemos algo, nossa vontade se inclina a amar ou odiar esse algo. Se o objetivo conhecido se revela um bem, nossa vontade naturalmente se inclina a amá-lo. Ora, Deus é o Bem Absoluto, absolutamente desejável e amável. Logo, Deus se ama.
Nessa processão, há duas relações:

1 – O sujeito, Deus amante;
2 – O objeto, Deus amado.

Na processão da vontade, se dá uma inclinação do amante em relação ao querido. Ao se conhecer, Deus se ama perfeitamente e completamente.
Deus Pai, ao contemplar seu Filho, Imagem esplêndida de si mesmo, é levado a amá-lo. E Deus Filho, ao contemplar seu Pai, Princípio de si, também é lavado a amá-lo de volta. Ou seja, o amor procede do Pai e do Filho reciprocamente. Image
Contudo, o objeto dessa relação não pode ser nem o Pai nem o Filho. Se o objeto de amor fosse o Pai, o querer precederia o conhecer, o que é logicamente impossível: só se pode amar aquilo que é conhecido. Se o amado fosse o Filho, o querer precederia também a geração do Verbo.
Logo, o objeto de amor não é nem o Pai nem o Filho, mas o Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que é absolutamente igual ao Pai e ao Filho e procede de ambos. Como o amor procede da vontade, o Espírito Santo é chamado “Amor de Deus” (fogo):
“Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo” (At 2,3s). Image
Vemos, então, que Deus tem um só pensamento e Ele é o seu próprio pensamento. Vemos também que Deus se ama infinitamente, procedendo do Pai e do Filho um Amor de igual natureza e intensidade. São três Pessoas distintas, mas iguais. Esse é o mistério da Santíssima Trindade.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Peter Kowalski

Peter Kowalski Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @Ptkwlsk

Jul 1, 2025
Nosso Senhor nos deixou uma oração modelo, que contém tudo aquilo que é necessário para a vida humana. Ela não só nos aproxima de Deus, mas também cura o coração humano, pois contém sete pedidos que se opõe diretamente aos sete pecados capitais. São eles:
1. “Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome”
Quando pedimos que o nome de Deus seja santificado, colocamos Ele no centro. A soberba faz o contrário: quer fazer de si mesmo o centro de tudo. Assim, Jesus nos ensina a humildade em oposição ao pecado da soberba.
2. “Venha a nós o vosso Reino”
O avarento cobiça desmedidamente os bens materiais, desejando construir um reino terreno. Jesus nos ensina a desejar a soberania de Deus, não a nossa. É o desapego do mundo em oposição à avareza.
Read 7 tweets
Jan 4, 2025
AS PROFECIAS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE

— Thread. Image
Em 1846, Maximin Giraud, de onze anos, e Mélanie Calvat, de quinze, estavam cuidando do gado no povoado de Salette, nos alpes franceses, quando avistaram um clarão. O clarão se mexia e se agitava, como se dividindo-se ao meio. Viram uma senhora sentada em uma enorme pedra. Image
Tinha o rosto entre as mãos e chorava amargamente. Mélanie e Maximin estavam atônitos e imóveis. A senhora, pondo-se lentamente de pé e cruzando suavemente seus braços, lhes chamou:
— Vinde, meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para vos contar uma grande novidade! Image
Read 58 tweets
Jun 19, 2024
O QUE SÃO OS SACRAMENTOS E POR QUE ELES SÃO NECESSÁRIOS Image
Os sacramentos são os meios instituídos por Cristo para nos comunicar a sua graça. Os protestantes argumentam que os rituais e sacramentos não são mais necessários na Nova Aliança, afirmando que Jesus aboliu o Antigo Testamento.
Mas o próprio Jesus negou que veio abolir o AT: “Não julgueis que vim abolir a Lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição” (Mt 5,17). A verdade é que os sacramentos da antiga Lei eram apenas uma preparação para os da nova.
Read 43 tweets
Apr 18, 2024
EM DEFESA DA PENA DE MORTE

— Thread. Image
Atualmente, a pena de morte vem sendo alvo de críticas infundadas que buscam tratá-la como uma punição injustificável. Contudo, a razão e as Escrituras provam que ela é um direito dado à autoridade, para punir convenientemente o mal e proteger a sociedade de criminosos perigosos.
I) ARGUMENTOS RACIONAIS

A vida humana é evidentemente um bem e a morte é algo que assusta e entristece o homem, pois todos nós amamos a nossa vida e não queremos perdê-la. Isso se observa pelo instinto de conservação, pois naturalmente o homem busca se defender de uma agressão. Image
Read 26 tweets
Apr 16, 2024
O SIMBOLISMO DA BARCA DE PEDRO (JOÃO 21) Image
O capítulo 21 do evangelho de São João possui um tom um pouco diferente do restante do livro e é até tido por alguns como um apêndice adicionado pelo próprio evangelista ou por algum de seus discípulos. Image
A narrativa começa com uma união literária com a anterior, como é habitual no quarto evangelho (Jo 5,1; 6,1; 7,1). A cena se passa na Galileia, “junto ao mar de Tiberíades”, local onde os apóstolos foram ordenados a estar após a Ressurreição (Mt 28,7). Image
Read 24 tweets
Apr 3, 2024
JESUS PREGAVA A IGUALDADE ENTRE OS HOMENS? Image
Muitos defensores da igualdade difundem que Jesus era um revolucionário socialista, porque era pobre e ajudava os pobres, além de, segundo eles, ter morrido por ter enfrentado o “sistema”, que supostamente oprimia os pobres. Porém, a vida de Jesus mostra o contrário.
Ora, Jesus nasceu no povo eleito — os judeus — e o preferia aos demais povos. Quando uma mulher cananeia seguia Cristo rogando que lhe curasse a filha possessa, Jesus sequer respondia. Image
Read 25 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(