Roberto Coutinho Profile picture
Mar 31 20 tweets 4 min read Twitter logo Read on Twitter
PORQUE INVESTIR EM EMPRESAS DE BAIXA MARGEM LÍQUIDA

Uma técnica muito usada por investidores para selecionar ações, é filtrar por critérios. Por exemplo:

Margem líquida > 10%
ROE > 15%
ROIC > 15% etc

Vou te mostrar porque muitas vezes isso não funciona. Fio 1/20
Começando de trás pra frente, primeiro vamos falar dos riscos das empresas de margem líquida muito elevada. Investidores costumam desdenhar de empresas com margem líquida baixa, mas as que tem margem alta trazem riscos que muitas vezes não prestamos a devida atenção.
Normalmente, negócios com margem líquida elevada estão em algum desses tipos de ambiente:

1) Monopólios naturais. Exemplo: empresas de energia elétrica. Os riscos estão mais ligados à má gestão e/ou regulatórios. Historicamente é um setor de boas margens e boa rentabilidade.
2) Setores com barreiras de entrada. Cielo #CIEL3 era um exemplo de empresa cujo setor era dominado por poucos. Isso permitia práticas de taxas de serviço abusivas, tornando-as altamente rentáveis.
Essa dinâmica trás um risco extremamente elevado: setores rentáveis atraem muitos entrantes. Todo mundo quer participar da festa. Uma vez que as barreiras de entrada são derrubadas, a concorrência chega com tudo e faz com que as margens do setor comecem a se deteriorar.
Mudanças na regulação do setor facilitaram a entrada de novos entrantes e $STNE e $PAGS chegaram pra acabar com a mamata.

3) A vantagem competitiva garante as altas margens de forma duradoura, independente da concorrência.
Esse último é o caso mais difícil de achar, pois poucas empresas alcançam tal patamar. $AAPL seria o caso mais emblemático de manutenção das altas margens por puro mérito gerencial. A vantagem competitiva é muito clara e todos sabemos o porquê dela ter a maior margem do setor.
Já vi inúmeras vezes, empresas de altas margens se deteriorarem com o tempo. Isso causa uma destruição de valor sem precedentes.
Se você investe numa empresa que incialmente tem margem líquida de 20% e uma alta conversão de caixa, com Preço/Lucro de 10, achando que está fazendo um excelente negócio, espere até ver a margem líquida cair pra 5%. Isso já seria o suficiente para jogar o Preço/Lucro para 40.
E obviamente nesse cenário, cai também a conversão de caixa, reduzindo o FCF Yield.

Uma empresa que tem baixa margem, fica mais difícil ter um ROIC elevado, mas vamos fazer um breakdown da fórmula pra entender melhor como se chega no resultado.
Como podemos ver, o ROIC é fruto da margem operacional, do ciclo de vendas (o quão rápido é o giro de estoque), necessidade de capital de giro, necessidade de investimentos(capex) etc. Sendo assim, uma deficiência em margem operacional, pode ser compensada com os outros quesitos.
Quando você investe numa empresa de baixa margem líquida, mas que ao longo do tempo consegue evoluí-la, torna-se um gerador de valor sem precedentes. Vamos ver algumas situações que isso pode ocorrer:
1) o core business da empresa tem baixa margem e baixa rentabilidade, mas começa a investir em segmentos adjacentes ao seu negócio, que o tornam mais lucrativo. Exemplo: investimento da Amazon $AMZN na AWS.
Hoje a AWS é responsável por quase todo o lucro operacional da empresa , saindo de uma margem líquida de 2% para 10%. Ou seja, mesmo que você tivesse comprado as ações por um Preço/Lucro de 50, somente a expansão da margem teria puxado esse múltiplo pra 10.
2) Outro exemplo é da empresa de serviços de transportes, a Old Dominion $ODFL. Diferente da $AMZN, que investiu num segmento completamente diferente do core business (e-commerce) dela, a $ODFL nunca precisou sair do seu ciclo de competência para evoluir margens.
Em 2009 a $ODFL tinha uma margem líquida abaixo de 3%. A margem líquida foi evoluindo ano a ano, até atingir os atuais 22%. Essa evolução foi devido a oferta de serviços logísticos que permitiam obter melhores margens.
A empresa saiu de um faturamento de $1,2 bilhão para $6,2 bilhões. Ou seja, multiplicou de tamanho pouco mais de 5 vezes. No entanto, as ações valorizaram quase 5000% nesse mesmo período, por conta da expansão de margens. Veja como a conta bate….
Olhando somente para a expansão de receita, a empresa deveria ter valorizado cerca de 400%, certo? No entanto, como a empresa evolui as margens em cerca de 11 vezes, isso dá um fator multiplicador que leva a uma valorização justa para cerca de 4400%.
Resumo da história: análise de empresas é uma coisa muito mais profunda do que fazer simples filtros por critérios. É preciso entender o negócio a fundo para descobrir as travas de valor.
Investir em empresas de margem alta pode ser um mal negócio, assim como empresas de margem baixa podem ser um bom negócio. Não existe receita de bolo.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Roberto Coutinho

Roberto Coutinho Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @escoladafortuna

Nov 15, 2022
CHINA 🇨🇳 MALVADONA. SERÁ?

Aqui em Toronto, por ser um país multicultural, sempre que tenho oportunidade eu converso com pessoas que moraram em Taiwan, Hong Kong ou qualquer outra parte da China. A resposta deles para minhas perguntas são sempre muito parecidas:
O que a mídia ocidental divulga para nós é completamente distorcido da realidade. Semana passada um rapaz que morou em Taiwan disse que a população de lá não vive com temores de invasão por parte de militares chineses.
São muitas e muitas informações completamente distorcidas, todos os dias. Nós é que somos ingênuos demais em acharmos que os EUA representam sempre o salvador dessas histórias de herói, que nos liberta de todo mal que há no mundo.
Read 5 tweets
Nov 13, 2022
AS EMPRESAS CONFIÁVEIS DE PETER LYNCH.

Ao investir em ações, cada um de nós se agarra em alguma filosofia de investimento que nos identificamos. A filosofia buy and hold (B&H) por exemplo, tem sido bastante difundida entre investidores brasileiros. 🧵 1/14 Image
Ela preconiza que nada pode ser mais poderoso do que investir em boas empresas e deixar que o longo prazo faça seu trabalho de multiplicação. Quando olhamos para as referências dos investidores B&H, temos nomes como Warren Buffett, Peter Lynch, Philip Fisher entre outros.
A parte interessante dessa história é que esses mega investidores podem não ser tão B&H assim como muitos imaginam. Peter Lynch por exemplo tinha uma estratégia específica para algumas empresas que ele investia, visando lucros de curto/médio prazo.
Read 14 tweets
May 29, 2022
PORQUE ESTOU CORRENDO PARA AS EMPRESAS DE QUALIDADE

Pode parecer eu apenas estou tentando me proteger das empresas tech/crescimento, num cenário de alta inflação e juros mais elevados, mas não tem nada a ver com isso. Image
Mesmo porque, eu invisto numa empresa growth pensando no que ela pode se transformar daqui 10 anos ou mais. Eu estou correndo para as empresas quality para aproveitar descontos que não via desde março/2020. Eu diria que essa será minha terceira grande fase como investidor.
A transição para a minha segunda fase evolutiva como investidor aconteceu quando eu deixei de olhar somente para o Brasil e passei a ser um investidor global, buscando oportunidades em diferentes países: Canadá, EUA, Europa, China/Asia etc.
Read 14 tweets
Jul 30, 2020
O mercado está dando pouca importância para o avanço do grupo Pão de Açúcar. Pode não ser nenhuma empresa espetacular, mas o valuation é ridiculamente baixo. Depois da aquisição do Grupo Êxito, da Colômbia, permitirá que empresa apresente um crescimento de cerca de 50% esse ano.
A margem operacional medida pelo Ebitda também teve grande avanço. A rede de atacados Assaí está também passando por um expansão interessante, com crescimento de 25%. O e-commerce respondeu bem à pandemia, crescendo 300%.
Comparando com pares como o Carrefour, as margens são bem parecidas, o Pão de Açúcar fica um pouco pra trás em termos de ROE. Hoje o Carrefour fatura pouco mais de 60 bilhões de reais por ano, enquanto a PCAR3 passará de 80 bilhões esse ano.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(