Pensar a História Profile picture
Apr 25, 2023 26 tweets 10 min read Read on X
O bilionário Rubens Menin reunido com Bolsonaro em 2019. Menin é um dos homens mais ricos do Brasil, com uma fortuna estimada em mais de 7 bilhões de reais. Ele é o dono da CNN Brasil e da MRV Engenharia — empresa que acumula autuações por trabalho análogo à escravidão.

1/26 Image
Menin comanda um dos maiores conglomerados do país, dominando parte substancial do setor da construção civil. Além da MRV, o bilionário possui incorporadoras e companhias de loteamento, locação e gestão imobiliária ativas no Brasil e EUA (Urba, Sensia, Luggo, Resia, etc.)

2/26 Image
Menin também é dono do banco digital Inter, da Log Commercial Properties, da Vinícola Menin Douro e da holding Conedi Participações. Nos últimos anos, o empresário tem diversificado seus negócios, mirando no ramo esportivo e no setor de mídia.

3/26 Image
Menin é o hoje o principal investidor do Clube Atlético Mineiro.
Em 2019, o bilionário obteve o licenciamento da filial brasileira da CNN. Dois anos depois, comprou a Rádio Itatiaia, emissora líder de audiência no Brasil.

4/26 Image
O tratamento laudatório acompanhou a evolução do patrimônio do empresário, motivando elegias do empreendedorismo de palco — ávido por reforçar a mitologia meritocrática do "self-made man". Menin, entretanto, teve bastante ajuda para construir seu império — pública e privada

5/26 Image
Menin descende de uma família tradicionalmente ligada à construção civil. O avô era proprietário de uma fábrica de turbinas hidráulicas e atuou na construção de hidrelétricas. O pai ajudou a impulsionar sua trajetória empresarial, investindo em moradias de baixo custo.

6/26 Image
Em 1979, apenas um ano após se graduar em engenharia, Menin já era dono da sua própria construtora — a MRV Engenharia. Tendo como nicho a construção de habitações populares, a MRV se consolidou como uma empreiteira de expressão regional.

7/26 Image
Mas o crescimento exponencial da empresa — e do patrimônio de Menin — ocorreu somente a partir do governo Lula. Idealizado em 2008, o programa "Minha Casa, Minha Vida" (MCMV) disponibilizou subsídio parcial ou integral para que famílias de baixa renda adquirissem imóveis.

8/26 Image
O MCMV possibilitou que 15 milhões de pessoas conquistassem a casa própria, tornando-se o maior programa habitacional da história do Brasil. Especializada no segmento de moradias populares, a MRV se beneficiou enormemente dessa conjuntura.

9/26 Image
Entre 2008 e 2017, quase 80% dos lançamentos da empreiteira eram relacionados ao programa "Minha Casa, Minha Vida". Graças ao programa, a MRV saltou do 12º para o 1º lugar no ranking das maiores empreiteiras do país em um período de apenas quatro anos.

10/26 Image
A empresa segue até hoje como a maior construtora da América Latina. Tão meteórico quanto seu crescimento, entretanto, foi o aumento das denúncias de violações trabalhistas no período. Somente entre 2009 e 2011, a MRV foi alvo de mais de 2.200 processos trabalhistas.

11/26 Image
Nos últimos 12 anos, a MRV recebeu 7 autuações por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão. Em fevereiro de 2011, 63 trabalhadores escravizados foram resgatados em um condomínio residencial erguido pela MRV em Americana, no interior paulista.

12/26 Image
Ainda em 2013, outros trabalhadores foram resgatados de canteiros da MRV em Goiânia, Bauru e Curitiba. Os flagrantes fizeram com que a empresa fosse incluída na "lista suja" do trabalho escravo, acarretando a suspensão de novos financiamentos pela Caixa Econômica.

13/26 Image
Em 2013, a MRV foi condenada em primeira instância por submeter trabalhadores a condições análogas à escravidão. Visando regularizar sua situação, a empresa firmou acordo com o Ministério Público, pagando multa de R$ 6,7 milhões e verba rescisória às vítimas.

14/26 Image
No mesmo ano, entretanto, a MRV voltou a ser flagrada usando trabalho escravo, dessa vez em uma obra em Contagem (MG). No ano seguinte, mais trabalhadores da MRV foram resgatados em situação análoga à escravidão em um canteiro em Macaé (RJ).

15/26 Image
A autuação mais recente é de 2021, quando 16 trabalhadores aliciados no Maranhão foram resgatados em empreendimentos da MRV em São Leopoldo e Porto Alegre, no RS.
Ao todo, 230 trabalhadores em condições análogas a de escravos já foram resgatados nos canteiros da MRV.

16/26 Image
Mas ao invés de adequar sua empresa à legislação, Menin decidiu que era melhor tentar impedir a divulgação da "lista suja" do trabalho escravo. À frente da ABRAINC (associação de incorporadoras), Menin entrou com uma ação no STF pedindo a suspensão da divulgação da lista.

17/26 Image
O pedido foi aceito pelo STF, que proibiu o governo Dilma de divulgar a lista. Por solicitação ulterior do Ministério Público, a lista voltaria a ser publicada em 2017, já no governo Temer, mas sem o nome da MRV e sem o poder de proibir financiamento, tornando-se inócua.

18/26 Image
Em 2020, já no governo Bolsonaro, o STF julgou uma 2ª ação movida pela ABRAINC, decidindo dessa vez em favor da constitucionalidade da lista. Graças a um acordo com o governo federal, entretanto, a MRV conseguiu se manter fora da relação, garantindo o acesso ao crédito.

19/26 Image
A condescendência do governo e o alinhamento à agenda liberal provavelmente motivaram a defesa enfática da gestão Bolsonaro feita por Menin. Em uma entrevista ao Correio Braziliense, o bilionário defendeu que os filhos de Bolsonaro tinham "um comportamento 100% ético".

20/26 Image
Menin também afirmou que a gestão de Paulo Guedes na economia era "o sonho de consumo de qualquer brasileiro". Por fim, elogiou a nomeação de militares para cargos no governo. Em 2021, em meio à pandemia de covid-19, o empresário encampou a defesa do "tratamento precoce".

21/26 Image
A despeito de seu alegado comprometimento com o combate à escravidão — pauta do chamado "Freedom Project" —, a rede de televisão estadunidense CNN concedeu ao dono da MRV o licenciamento de sua filial no Brasil.

22/26 Image
A simpatia por Bolsonaro transparece nas escolhas de Menin a direção do canal. A presidência da CNN Brasil foi entregue a Douglas Tavolaro, da Rede Record — autor de uma laudatória biografia de Edir Macedo e produtor do filme "Nada a Perder", ode ao bispo da Universal.

23/26 Image
Tavolaro foi responsável por articular a aproximação entre Record e Bolsonaro, que posteriormente evoluiria para o jornalismo "chapa-branca" mantido por anos pela emissora. Tavolaro deixou a CNN Brasil em março de 2021, a fim de se dedicar a "projetos editoriais nos EUA".

24/26 Image
O alinhamento da CNN Brasil com o bolsonarismo, entretanto, segue intacto. O canal vem garantindo crescente espaço a ideólogos bolsonaristas e se mantém dedicado a promover a naturalização do extremismo de direita sob o verniz farsesco de "debates de ideias".

25/26 Image
Em abril de 2023, por exemplo, Janaína Paschoal, comentarista do "CNN Arena", utilizou seu espaço na emissora para relativizar as denúncias de trabalho escravo, classificando-as como "exageradas" e frutos de oportunismo político da esquerda. A MRV certamente agradece.

26/26 Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jul 15
Há 644 anos, o padre John Ball era enforcado e esquartejado na Inglaterra. Ele foi um dos líderes da Revolta dos Camponeses — uma insurreição de 60 mil trabalhadores contra o regime de servidão e os senhores feudais. Leia mais no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
@operamundi A eclosão da pandemia de Peste Negra em meados do século 14 teve um profundo impacto sobre a estrutura socioeconômica da Inglaterra feudal. A doença causou um verdadeiro colapso demográfico no país, dizimando cerca de 50% da população inglesa.

2/25 Image
A mortalidade elevada gerou uma grave escassez de mão de obra na agricultura. Com menos trabalhadores disponíveis, o salário dos camponeses começou a subir. Entre 1340 e 1380, o poder de compra real dos trabalhadores rurais cresceu cerca de 40%.

3/25 Image
Read 26 tweets
Jul 14
Há 236 anos, a população de Paris invadia, saqueava e destruía a Bastilha — a fortaleza medieval utilizada como prisão pela monarquia. O episódio é considerado o marco inicial da Revolução Francesa. Contamos essa história hoje no @operamundi

1/26

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Tributária dos avanços das ideias iluministas e da fragilização da autoridade da Igreja e do Antigo Regime, a Revolução Francesa teve como elemento de ignição imediata a grave crise política, social e econômica que assolou a França no fim do século XVIII.

2/26 Image
As péssimas colheitas, o alto custo de vida e o desemprego alimentavam a insatisfação popular em relação à monarquia e o ressentimento contra a aristocracia francesa, ao passo que a burguesia reivindicava a ampliação de seu poder político.

3/26 Image
Read 27 tweets
Jul 2
Há 202 anos, em 2 de julho de 1823, as tropas portuguesas eram derrotadas em Salvador e a Independência da Bahia era proclamada. O triunfo foi fundamental para consolidar a emancipação política do Brasil. Contamos essa história hoje no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
A independência brasileira foi o capítulo final do processo de emancipação iniciado após a transferência da corte portuguesa para o Rio. A invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão forçou D. João VI a transferir a administração do império português para o Brasil.

2/25 Image
Esse processo culminou com a elevação do Brasil ao status de Reino Unido a Portugal. Com a eclosão da Revolução Liberal do Porto e o retorno de João VI a Lisboa, o Brasil vislumbrou o risco de perder sua relativa autonomia.

3/25 Image
Read 27 tweets
Jun 24
Há 24 anos, falecia o geógrafo Milton Santos. Um dos maiores intelectuais do Brasil no século 20, ele foi um dos fundadores da geografia crítica e desenvolveu diversos trabalhos pioneiros nesse campo do saber. Contamos sua história no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Filho de Adalgisa Umbelina e Francisco Irineu, Milton Santos nasceu em 3 de maio de 1926, na cidade de Brotas de Macaúbas, na região da Chapada Diamantina. Foi alfabetizado por seus pais, ambos professores, e aprendeu em casa noções básicas de álgebra e francês.

2/25 Image
Aos 10 anos, Milton se mudou para Salvador e ingressou como aluno interno no Instituto Baiano de Ensino. Influenciado pelo professor Oswaldo Imbassay, interessou-se desde cedo pela geografia. Aos 15 anos já atuava como monitor da matéria, auxiliando os colegas mais novos.

3/25 Image
Read 25 tweets
Jun 23
Há 113 anos, nascia Alan Turing. Ele é o pai da ciência da computação e ajudou a quebrar a criptografia nazista na 2ª Guerra. E mesmo sendo um herói, foi perseguido por sua homossexualidade e submetido à castração química. Leia mais no @operamundi

1/28

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Alan Mathison Turing nasceu em 23 de junho de 1912 em Londres, no Reino Unido. Ele era o filho caçula de Julius Mathison Turing, um funcionário do Serviço Civil Indiano, e de Ethel Sara Stoney, descendente de uma família da pequena nobreza britânica.

2/28 Image
Desde cedo, Turing demonstrou enorme curiosidade científica e um talento precoce para a resolução de problemas. Aos 13 anos, ele ingressou na Sherborne School, um prestigioso internato de Dorset. Foi lá que, 3 anos depois, ele conheceu Christopher Morcom, seu primeiro amor.

3/28 Image
Read 29 tweets
Jun 21
De tempos em tempos, um país se torna alvo da campanha de satanização movida pela imprensa e pelas potências ocidentais, a fim de justificar guerras e intervenções. O alvo da vez é o Irã. Vamos então aprender um pouco sobre esse país que você está sendo instado a odiar.

1/30 Image
Localizado no Sudoeste Asiático (ou Oriente Médio), o Irã é o 18º maior país do mundo (pouco maior do que o Peru) e o 17º mais populoso (um pouco mais que Alemanha). É um país de alto desenvolvimento humano, com um IDH de 0,799 — maior do que Brasil (0,786) e China (0,797).

2/30 Image
A população iraniana é marcada pela diversidade étnica. Ao contrário do que é frequentemente propalado pela imprensa, o Irã não é uma nação árabe. A maior parte dos iranianos são persas. O país também abriga grupos significativos de azeris, guiláquis, curdos, judeus, etc.

3/30 Image
Read 30 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(