Indígenas Xokleng são alvo de ameaças de morte, agressões físicas e verbais e racismo por parte da população de Rio do Oeste, em Santa Catarina. As ameaças são inflamadas pela prefeitura e outras autoridades locais. apublica.org/2023/04/indige…
Segundo recurso da Funai, pedindo a suspensão da reintegração de posse, 25 indígenas viveram sob terror durante os dois meses em que passaram acampados contestando a exposição das ossadas de seus ancestrais como ponto turístico e reivindicando a criação de uma aldeia no local.
Um dos áudios a que a reportagem teve acesso seria de Silvio dos Santos:
“Os índios de Rio do Oeste vai ser todos morto [sic], pelas minhas mãos, Silvio dos Santos, vereador. Eu vou matar todos os índios, mexeram com o cara mais errado do mundo de Rio do Oeste.”
História do povo Xokleng
Até os primeiros anos do século XX, eles foram alvos de caçadas e de massacres perpetrados pelos chamados bugreiros.
Este é Abilio Jacques Brunini Moumer, deputado federal eleito em 2022, pelo PL. A sequência abaixo é parte do vídeo publicado por ele em 9 de dezembro. Em outubro, ele havia incitado um ato armado na UFMT. 🧵
Fio que postei em outubro sobre a convocação de um ato armado na UFMT
Na UFMT, estudantes bolsonaristas estão organizando um ato ARMADO, em apoio a Bolsonaro. Falam em fuzilar estudantes que chamam de petistas.
Dizem ser questão de vida ou morte. O clima está pesadíssimo no campus de Cuiabá (me confiou uma estudante de lá).
Estudante bolsonaristas: "Galera, precisamos agir como Cristo! Vamos nos mobilizar na praça do RU, cantar o hino nacional, fazer uma oração e uma caminhada até a avenida Fernando Correa".
"Posso chamar os docentes pela liberdade (tem no mínimo uns 15 professores na UFMT). Os técnicos. A imprensa. E a polícia, tenho contato do Paccola, ele pode dar uma força. E quem tiver armado, vá, pois eles podem atacar", completa o estudante.
Cerca de 3 milhões de afegãos vivem no Irã, migraram como trabalhadores para fugir da pobreza no seu país. Muitos protestaram contra o talibã no domingo, segunda e hoje.