Maico Rian Profile picture
May 31 48 tweets 12 min read Twitter logo Read on Twitter
Gordon Murray, em entrevista ao Motor Sport Magazine, fala sobre a criação do seu famoso "carro-turbina", a Brabham BT46B, que fez apenas um Grande Prêmio e se saiu vencedor do mesmo, o GP da Suécia de 1978. Segue o 🧵! #F1 #Brabham #Formula1 Image
Neste trecho tirado do seu novo livro, "One Formula, 50 years of car design", o lendário projetista da Fórmula 1, o sul-africano Gordon Murray fala sobre uma de suas mais fantásticas obras de arte, a Brabham BT46B. Image
Ele pode ter corrido somente uma vez (e ganhado a prova, o GP da Suécia de 1978). Mas a história do seu processo de desenvolvimento, conforme relatado pelo projetista, acaba por ilustrar a criatividade, engenhosidade e toda a questão política da Fórmula 1 vivida nos anos 70. Image
Tanto Murray como Bernie Ecclestone começaram na temporada de 1978 tendo grandes esperanças com o seu novo carro. Até porque, ambos sabiam que o novo Brabham BT46 era rápido, e que eles podiam contar com a competência de Niki Lauda e John Watson ao volante do bólido. ImageImage
Contudo, essa esperança logo acabou com a introdução do carro-asa definitivo, a saber, a Lotus 79 de Colin Chapman, que maximizou o conceito do efeito-solo e massacrou a concorrência desde a sua introdução, no Grande Prêmio da Bélgica de 1978, realizado em Zolder. Image
Murray estava trabalhando em um redesenhamento aerodinâmico para salvar a temporada da Brabham, contudo ele tinha um problema: adequar o motor de doze cilindros da Alfa Romeo ao carro.
Ao contrário dos motores de oito cilindros dos rivais (o consagradíssimo Ford-Cosworth DFV), os cabeçotes do motor italiano apareciam apenas no ponto em que o carro precisaria de um tubo venturi, para puxar o ar para dentro do difusor traseiro.
E, para isso, Murray precisaria adotar uma solução diferente. Em um extrato do livro mais recente de Murray, o projetista explica como surgiu o conceito que se tornaria o carro mais inusitado a correr pela Fórmula 1.
— Eu reli o regulamento naquele ano [mais especificamente o Artigo 3.7, que falava sobre dispositivos aerodinâmicos] e ele dizia que qualquer coisa que tenha a função primária de ter uma influência aerodinâmica no carro deve sempre permanecer estacionária.
Além de ser fixa em relação à massa suspensa do carro". Falei com um amigo especialista acerca do regulamento e o indaguei: "O que significa função primária?"
E ele disse: "Bem, quantas funções existem?", Eu disse a ele que existiam duas. Então ele disse: "A função principal é aquela que tem mais da metade da influência". — Gordon Murray.
E ele continuou.
— Então, se pudéssemos construir saias laterais para funcionarem feito selantes como as da Lotus e ter um ventilador de refrigeração, que usaria mais de 50% de seu fluxo para resfriar o carro e o resto para sugar o carro para baixo, gerando downforce.
Contudo, muita coisa foi escrita dizendo que tentamos esconder o fato de que a turbina estava sugando o carro. Todavia, nós sempre dissemos: Isso suga o carro, mas essa não é sua função principal. Sua função principal é o resfriamento.
Uma das maiores mentiras ditas em livros e revistas é que o carro foi banido, coisa que ele nunca foi! — Gordon Murray, sobre o início do conceito boatos e matérias sobre o carro.
— O maior problema inicialmente foi selar essas saias. Nós podíamos ajustar o quanto ele se aproximar do solo, porque se você tivesse muita mola nas saias, a tira de desgaste iria se desgastar antes do final da corrida, e você basicamente, perderia downforce. Image
Se você tivesse uma configuração solta demais, a sucção do ventilador trabalhando no interior da saia as levantaria e você perderia essa função selante. Então, nós praticamos em Brands Hatch e Balocco na Itália, na busca do seu aperfeiçoamento. — Gordon Murray.
— O único problema era que os pilotos não saberiam se haviam danificado [ou não] a saia. Eles poderiam entrar em uma curva trinta milhas mais rápido e, em seguida, não ter a sucção e correr o risco do carro decolar.
Então David North desceu para um ferro-velho e tirou um altímetro de um velho avião. Tínhamos um tubo de pitot na frente, que você pode ver em todas as fotografias, que mediam a pressão estática.
Tudo que um altímetro faz para ler a altitude é medir a pressão estática e a pressão local, e usa o diferencial de pressão para calcular a altura. Então foi o que fizemos. Nós tínhamos esse altímetro amarrado no cockpit, bem na frente do piloto.
Com uma zona verde e uma zona vermelha. Nós dissemos aos pilotos: “Esqueçam os números, isso não tem nada a ver. Se você está chegando em uma curva, o ponteiro tem que estar na zona verde.
Se estiver na zona vermelha, você perdeu a sucção. Desacelere imediatamente. — Gordon Murray, sobre os problemas que teriam com a falta de sucção do carro.
— As pessoas estavam fotografando as hélices da turbina, então os mecânicos encontraram uma tampa de lixo, que encaixava perfeitamente! Image
Nós éramos tão rápidos, que Bernie [Ecclestone], para não irritar todo mundo, fez com que os pilotos fizessem suas qualificações com os tanques cheios. Apesar disso, Watson dividiu a primeira fila com o pole-position Mario Andretti em sua Lotus 79.
Já Niki Lauda foi o terceiro mais rápido, dividindo a segunda fila com a outra Lotus 79, do sueco Ronnie Peterson. Nós vencemos a corrida é o resto é história. — Gordon Murray, sobre uma situação inusitada e sobre o potencial enorme do carro. Image
— Eu ainda recebi uma carta do CSI, o órgão técnico dominante naqueles dias. Já tinha explicado aos inspetores que mais de 50% da razão da turbina passava pelo radiador para seu resfriamento, e que o resto servia para sugar o carro. Eu nunca busquei esconder isso. Image
Então eles vieram para a fábrica com um anemômetro e nos fizeram subir pelas rotações [5.000, 6.000 rpm], e então mediram o ar através da Turbina e do ar através do radiador. Eles conseguiram mais de 55% do ar passando pelo radiador e me escreveram uma carta dizendo:
"É absolutamente legal. Você pode executá-lo até o final do ano, mas depois acabaremos com a brecha. — Gordon Murray, sobre a polêmica acerca da legalidade do carro.
— Foi Bernie que veio até mim e me pediu para retirar o sistema do carro, porque ele estava sendo pressionado pelos outros construtores, encabeçados por Chapman e Ken Tyrrell.
Bernie estava começando a ficar poderoso na Fórmula 1, e eles disseram à ele: Se você continuar correndo com esse carro, é o fim da Associação de Construtores de Fórmula 1. Continuando com isso, pode esquecer! — Gordon Murray. Image
Além disso, pilotos como Mario Andretti e Emerson Fittipaldi reclamaram do carro. A crítica de Mario Andretti era focada acerca da falta de segurança que ele causa. — Não me importo com o lado político e com a legalidade do carro. Mas isso deve parar por razões de segurança.
Eu fiquei uma quantidade de voltas atrás da Brabham e a minha viseira estava completamente suja. Se você estiver atrás desse carro, vai ter poeira sendo jogada em vc, não importa a condição. Se for sob chuva, é impossível de tentar ultrapassar esse carro. — Mario Andretti. Image
— Se a pista estiver limpa, não vejo muito problema. Mas se o carro pegar a parte suja da pista, ou sob chuva, é simplesmente impossível de se ver algo. — Emerson Fittipaldi. Image
— O esquema todo foi liderado por Chapman. Nós teríamos ganho todas as corridas e ele poderia ver o seu Campeonato voando pela janela.
Ele fez Andretti dar coro ao seu discurso e dizer aos outros pilotos que o sistema estava jogando detritos e poeira em cima dos outros carros que estivessem logo atrás. Contudo, o sistema nunca fez isso, pois o fluxo da turbina era de 55 milhas por hora.
Chapman ficou dizendo a Andretti que era perigoso, que deveria ser banido. Quando ele não ganhou nesse argumento, ele se juntou aos demais construtores e disse: Se eles não tirarem essa coisa da pista, vamos bani-los da Associação de Construtores!
Então, Bernie veio até mim e me pediu para retirar o sistema do carro. Afinal, ele estava olhando para um bem maior para si no futuro [o seu poder na Fórmula 1 futuramente].
Pois, caso contrário, ele teria acabado de dizer: "Vamos ganhar esse campeonato". — Gordon Murray, sobre o lobby das outras equipes acerca da proibição do carro.
Bernie preferiu sacrificar a vantagem que o carro turbina traria, do que comprometer a Associação de Construtores da F1, a FOCA. Que, após a guerra FISA-FOCA, ganhou bastante poder e se tornaria, pouco tempo depois, o "manda chuva" da categoria.
O carro ainda faria mais uma corrida, no Troféu Gunnar Nilsson em Donington Park em 3 de junho de 79, em homenagem ao falecido piloto sueco Gunnar Nilsson, morto ainda em 1978 de câncer, onde os lucros da corrida seriam revertidos para a fundação criada pelo sueco ainda em vida.
O carro seria pilotado pelo brasileiro Nelson Piquet. O evento não era uma corrida, mas sim uma tomada de tempos onde cada piloto faria três voltas pelo circuito. Image
Teríamos ainda Alan Jones com a Williams FW07, Mario Andretti com o Lotus 79 (o plano era competir com o Lotus 80, chassi 01, mas a suspensão do carro se quebrou pela manhã, impedindo a utilização do carro). Hunt com seu Wolf WR8 e Rupert Keegan com seu Arrows A1, chassi nº6.
O carro da Brabham faria o quarto melhor tempo com Piquet (1:03:61) na sua melhor volta, ficando atrás de Andretti (terceiro, com 1:02:67), Hunt (segundo com 1:02:54) e Jones (o mais rápido, que fez a sua volta em 1:01:37).
Um dos problemas para o Brabham foi os pneus utilizados em 1979 eram maiores do que os pneus que eram usados no ano anterior, deixando-o carro numa altura maior em relação ao solo em comparação ao ano anterior. O carro não se adaptou bem a isso e não foi muito bem.
E, assim, se encerraria a história de um dos carros mais polêmicos e curiosos da história da Fórmula 1. Um verdadeiro frenesi até hoje, aos fãs mais saudosistas. Image
@Speeder76 aliás, esse evento do Troféu Gunnar Nilsson foi um espetáculo. Tivemos Dan Gurney pilotando o BRM P25, Denny Hulme com um Cooper-Climax, Jackie Stewart na Tyrrell 006 e o Fangio correndo com uma Mercedes W125 dos tempos de Rudolf Caracciola.
@Speeder76 Teve também, inclusive, uma corrida de BMW Procar no circuito, vencido por Martin Brundle, ele mesmo.
@Speeder76 Você, inclusive, escreveu sobre essa aventura @Speeder76 e utilizei também como fonte complementar. Muito obrigado!
@CarrosLindosF1 @ScuderiaMilani facilmente uma das minhas histórias prediletas.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Maico Rian

Maico Rian Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @maico_rian

May 29
Ferrari F2002, a melhor Ferrari de todos os tempos, o carro que revolucionou o conceito de carro de corrida à sua época, formando uma verdadeira obra de arte. Segue o fio! [REFEITO] #Formula1 #F1 #Ferrari Image
Substituindo o já vencedor F2001, a Ferrari tinha uma tarefa complicada em 2002. Afinal, segundo o renomado projetista sul-africano Rory Byrne, o modelo F2001 já tinha atingido o ápice do seu desenvolvimento. Image
Era essencial buscar uma redução do peso do novo carro, para ter maior liberdade na aplicação de lastros no seu bólido. Assim como também a redução do centro de gravidade, para gerar mais downforce no carro.
Read 77 tweets
May 28
Suzuka-1988, o outro lado. O início dos problemas de Honda, McLaren e Senna com o então presidente da FISA, Jean Marie Balestre. Segue o fio! 🧶 #F1 #McLaren #Honda #Senna ImageImage
O início do desconforto viria na sexta-feira, no primeiro dia de treinos daquele fim de semana. Onde Senna fez uma volta cerca de 1,6 segundos mais rápida que Prost. Na qual o brasileiro faria a sua melhor volta em 1:42:157, enquanto Prost faria o tempo de 1:43:806. Image
Prost se recuperaria no sábado, fazendo o tempo 1:42:177, mas ainda ficaria atrás de Senna, com uma volta simplesmente voadora de 1:41:853. O francês fez muitas críticas a especificação especial da Honda RA168E utilizada para esse GP, a XE5. Image
Read 25 tweets
Apr 21
Ferrari F1-2000, um carro carregado de emoções: O carro do tri de Schumacher e do fim do jejum Ferrarista, como também da sofrida primeira vitória de Barrichello. Segue o fio! 🧶 #F1 #Formula1 #Ferrari Image
Para a temporada de 2000, a Ferrari vinha muito pressionada pelo jejum de títulos e por bater na trave nos últimos três anos (1997 e 1998 com Schumacher, enquanto 1999 com Irvine). Image
Além disso, Schumacher já havia começado o campeonato bastante pressionado, ainda mais quando o mesmo foi visto na festa de comemoração do bicampeonato de Mika Häkkinen em Suzuka pela McLaren.
Read 95 tweets
Mar 31
Enfim saiu!

Ferrari F2004. O carro do heptacampeonato de Michael Schumacher. Segue o fio! 🧶
#F1 #F1naBand #Formula1 #Ferrari
O projeto, que tinha como codinome de projeto o número 655, representa uma evolução do já campeão F2003-GA.
Contudo, muitos dos conceitos foram redesenhados para maximizar a eficiência do novo motor Tipo 053 (concebido por Paolo Martinelli) e reduzir o alto desgaste dos pneus (principalmente os traseiros), problema crônico do F2003-GA.
Read 65 tweets
Mar 30
Renault R26, o carro do bicampeonato de Fernando Alonso. Segue o fio! 🧵 #F1 #Formula1 #RenaultF1
O carro campeão mundial de 2006 é a consagração de uma base já bem estabelecida com o modelo anterior, o R25, também campeão na temporada anterior. Mesmo assim, embora o carro seja o campeão, ele enfrentou constantes desafios ao longo do ano, sejam eles dentro ou fora das pistas
Dando fim aos poderosos e beberrões motores de dez cilindros, a Fórmula 1 entraria numa nova fase com os motores de oito cilindros de 2,4 litros.
Read 99 tweets
Mar 29
Mais 1994: Explicando a desclassificação de Michael Schumacher no Grande Prêmio da Inglaterra de 1994, em Silverstone. Segue o fio! 🧶#F1 #Formula1 #schumacher Image
Toda a polêmica já começa com o alemão Michael Schumacher ultrapassou por duas vezes o Damon Hill nas duas voltas de apresentação do Grande Prêmio da Inglaterra, já que a primeira largada fora abortada pelo fato do carro do Coulthard ter ficado parado no grid.
As regras originalmente indicavam que por causa disso a largada deveria ser abortada e que o Schumacher deveria ter partido de ÚLTIMO do grid. Afinal, o artigo 118 na época era claro: "manter a ordem inicial na volta de formação do grid".
Read 15 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(