Luís Fernando Tófoli Profile picture
Jun 14 10 tweets 3 min read Twitter logo Read on Twitter
Isso saiu na @Nature no mês passado, mas só vi hoje, e ainda assim eu acho que vale a pena reportar: há uma crise na ciência, e ela afeta a saúde mental dos cientistas. A principal causa, segundo o artigo? A cultura tóxica da carreira. Segue o #cordel aí.

nature.com/articles/d4158…
O título do texto é "Há uma crise de saúde mental na ciência - a cultura de pesquisa tóxica é a culpada". O texto informa que pesquisadores relatam altas taxas de ansiedade e depressão, chamando a atenção para a necessidade de mudança antes que seja tarde demais​.
Estudantes de pós-graduação e pesquisadores enfrentam diversos desafios, desde baixos salários até assédio e discriminação. Alguns estudos recentes mostram que essas pressões têm impacto direto na saúde mental dos cientistas​.
Não surpreendentemente, essas questões afetam especialmente grupos sub-representados, incluindo mulheres, indivíduos não-binários, pessoas que não são brancas e estudantes de baixa renda. No entanto, também afeta pesquisadores seniores e cientistas de diferentes países.
Problemas com a saúde mental estão levando cientistas a abandonar a ciência, o que pode ter graves consequências para o futuro da pesquisa e da sociedade. Já há apelos para mudanças sistêmicas que possam melhorar a saúde mental dos pesquisadores.
Um estudo de 2018 revelou que 41% dos respondentes relataram ansiedade moderada a grave e 39% tinham depressão moderada a grave. Esses níveis são seis vezes maiores do que na população geral. Frequentemente havia uma associação com desequilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Image
Mulheres, pessoas trans e não-binárias são mais propensas enfrentar problemas de saúde mental. O assédio sexual na ciência, que afeta desproporcionalmente as mulheres, também é um fator contribuinte significativo​ - a ciência também é machista. Image
Em 2020, um estudo descobriu que 43% dos cientistas haviam sofrido bullying ou assédio, e 61% tinham testemunhado. Dos entrevistados, 70% se sentiam estressados em um dia normal de trabalho, e 34% procuraram ajuda profissional para cuidar da saúde mental.
nature.com/articles/d4158…
Muitos cientistas veem seu trabalho como uma 'vocação', não apenas um emprego. Esse tipo de atitutde pode levar a uma relação abusiva, onde a paixão pelo trabalho pode contribuir para o esgotamento e outros problemas de saúde mental​.
A crise de saúde mental na ciência é alarmante e exige ação imediata. Precisamos de mudanças sistêmicas para combater a cultura de pesquisa tóxica e criar um ambiente de trabalho mais seguro e inclusivo para todos. A paixão pela ciência não deve custar nossa saúde mental. Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Luís Fernando Tófoli

Luís Fernando Tófoli Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lftofoli

Feb 7
Sobre a tragédia evitável do advogado criminalista que morreu pelo disparo de sua própria arma causado por um aparelho de ressonância magnética, me pergunto: por quê?

Consta que Leandro Mathias de Novaes recebeu e assinou o termo de que informava sobre os riscos do magnetismo.👇🏼
Consta também que ele retirou a munição extra que levava(um pente com trinta balas – e eu também me pergunto pra que ele portava tudo isso de munição) e entregou para a equipe responsável.

Mas, por alguma razão, Leandro decidiu não retirar e entregar sua pistola carregada. 👇🏼
Ao se aproximar do aparelho para falar com sua mãe, que era quem fazia o procedimento, a arma, que estava oculta, foi atraída pelo campo magnético da máquina e bateu no aparelho, onde ficou aderida, mas não sem antes disparar e ferir o advogado, que faleceu 19 dias depois. 👇🏼
Read 12 tweets
Feb 6
Sou um cético fascinado com os fenômenos aéreos não identificados (FANI), o 'rebranding' dos OVNI. Não sei o que são, mas acho que já tá na hora de se estudar o fenômeno a sério. No #cordel, o resumo deste artigo da Scientific American sobre o tema.
scientificamerican.com/article/scient…
O artigo discute o aumento recente de interesse governamental nos EUA em estudar fenômenos aéreos não identificados (FANIs, antes chamados de OVNIs). A Agência de Inteligência Nacional dos EUA lançou um relatório não classificado sobre FANIs para o Congresso em 12 de janeiro.
Futuros relatórios serão apresentados anualmente. Além disso, a NASA criou uma equipe de estudo de 16 membros para melhorar o entendimento científico sobre os FANIs. Há também uma ampla variedade de esforços privados de pesquisa.
Read 14 tweets
Feb 3
Já foi aprovado prescrever MDMA e psilocibina na Austrália!

Essa novidade pegou desprevenida a comunidade psicodélica mundial. A Austrália será o primeiro lugar do mundo em que a prescrição terapêutica destes dois psicodélicos será legal.

Segue o #cordel aí para saber mais.
Em uma decisão inovadora e fora do radar para os estudiosos, a Therapeutic Goods Administration (TGA), o equivalente australiano da ANVISA, autorizará a prescrição do psicodélicos psilocibina e do entactógeno MDMA para fins terapêuticos, por psiquiatras.
tga.gov.au/news/media-rel…
A partir de 1º de julho de 2023, medicamentos que contêm as duas substâncias poderão ser prescritos por psiquiatras autorizados. As prescrições terão que sere direcionadas especificamente para o tratamento de dois transtornos mentais.
Read 14 tweets
Jan 27
O ódio não desapareceu. Ainda há pessoas que são maltratadas e ameaçadas apenas por ser quem são. É necessário #contarparaviver
Essa campanha é linda demais. Chorei litros assistindo esses vídeos. #ContarParaViver
E se alguém te odiasse apenas por você existir? Temos que lutar contra isso. Temos que #contarparaviver
Read 4 tweets
Jan 25
A galera tá dizendo por aí que a convocação do Daniel Alves pelo Tite promoveu mais comoção no Brasil do que a prisão dele na Espanha por estupro. Não é verdade, pelo menos se tomarmos por base as buscas no Google. Se quiser conferir no link, é esse aqui: trends.google.com/trends/explore… Image
O primeiro pico é em 7 de novembro, quando ele foi convocado, o pico mais alto é relativo à prisão. Os resultados não mudam muito se você usar a busca por 'Daniel Alves - jogador de Futebol' ImageImage
CLARO que isso NÃO quer prova que o brasileiro não seja machista e que não haja passação de pano para estupro.

SIM, vivemos em um país machista e frequentemente a vítima é culpabilizada. A cultura do estupro EXISTE.
Read 4 tweets
Dec 14, 2022
O lindo texto “Eu precisava chorar outra vez”, da querida @gmadalosso traz uma importante discussão à baila: qual é a hora certa de parar de tomar o antidepressivo?

www1.folha.uol.com.br/opiniao/2022/1…
Não existe uma resposta certa, mas é importante saber que assim como os antidepressivo podem, se bem usados e no momento certo, salvar vidas, há também que se discutir sobre o momento certo de retirá-los. O texto da Giovana é bom por nem fetichizar nem estigmatizar os remédios.
Se o “campo de força emocional” que os antidepressivos promovem pode resgatar alguém das profundezas infernais da depressão, depois de muito tempo de uso (que deve ser, segundo a prática psiquiátrica, de no mínimo 6 meses a 1 ano sem sintomas) ele pode começar a cobrar seu preço.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(