Pensar a História Profile picture
Aug 7, 2023 17 tweets 6 min read Read on X
A sombra de um homem com uma bengala gravada na entrada do Banco Sumitomo, em Hiroshima. O calor extremo imprimiu sobre o solo as sombras das vítimas que estavam no epicentro da explosão da bomba atômica, lançada pelos Estados Unidos sobre a cidade há 78 anos.

1/17 Image
O ataque contra Hiroshima ocorreu às 8h15 da manhã de 6 de agosto de 1945, quando uma bombardeiro da Força Aérea dos EUA lançou sobre a cidade o "Little Boy" — uma bomba de urânio com 3,2 metros de comprimento e peso superior a 4 toneladas.

2/17 Image
A detonação ocorreu a cerca de 600 metros acima do solo, sobre o Hospital Shima, na região central da cidade. A bomba criou uma explosão equivalente a 16 quilotons de TNT. Um enorme clarão tomou os céus e uma devastadora onda de calor se alastrou pela área urbana.

3/17 Image
O raio de destruição total chegou a 1,6 quilômetro. Dentro desse perímetro, todos os edifícios foram instantaneamente pulverizados. A devastação, entretanto, foi muito além. A onda de calor gerou incêndios generalizados, destruindo uma área superior a 11 km quadrados.

4/17 Image
O número exato de vítimas não pode ser determinado com precisão. Estima-se que entre 70 e 80 mil pessoas morreram logo após a explosão — 1/4 da população da cidade. Nas semanas seguintes, os efeitos agudos do ataque fizeram o número de vítimas chegar a quase 170 mil mortos.

5/17 Image
A temperatura no epicentro da explosão atingiu 7.000ºC, incinerando as pessoas ao redor. A luz incandescente da explosão nuclear, entretanto, gravou nas superfícies sólidas da cidade as sombras das vítimas, deixando um lúgubre registro de seus momentos finais.

6/17 Image
O calor e a luz gerados pela explosão foram tão intensos que branquearam as superfícies atingidas. As pessoas e objetos que estavam nesses locais, entretanto, absorveram a energia e bloquearam a luz, projetando áreas de sombra que mantiveram a cor original das superfícies.

7/17 Image
Qualquer corpo que estivesse no caminho da explosão impedia o branqueamento da área sobre a qual projetava sua sombra, deixando assim a sua silhueta gravada no concreto — fossem bicicletas, escadas ou seres humanos.

8/17 Image
É o caso da pessoa de bengala que foi surpreendida pela explosão enquanto subia os degraus na fachada do Banco Sumitomo, no centro de Hiroshima.

9/17 Image
A poucos metros dessa sombra, outro registro de uma pessoa que estava sentada em uma elevação da calçada também ficou gravado no solo. Esse fragmento foi destacado da calçada e encontra-se preservado até hoje no Memorial da Paz de Hiroshima.

10/17 Image
Em outro local, junto à ponte de Yorozuyo-Bashi, os registros mostram pedestres tentando fugir da explosão. Algumas manchas sugeriam atos de coragem e altruísmo, com sombras que parecem tentar proteger outras.

11/17 Image
Três dias após o bombardeio de Hiroshima, em 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos realizaram um segundo ataque nuclear ao Japão. O alvo dessa vez foi a cidade de Nagasaki.

12/17 Image
Apelidada de "Fat Man", a bomba atômica era dotada de um núcleo de plutônio. Pesava 4,5 toneladas e tinha poder explosivo equivalente a 21 quilotons de TNT. Por volta das 11h da manhã, o dispositivo foi lançado sobre a cidade por um bombardeiro B-29.

13/17 Image
Assim como em Hiroshima, a explosão causou uma destruição massiva, matando dezenas de milhares de pessoas instantaneamente e deixando milhares de feridos e desabrigados. Estima-se que cerca de 80 mil pessoas morreram em função do bombardeio de Nagasaki.

14/17 Image
O mesmo fenômeno das "sombras atômicas" de Hiroshima foi registrado na cidade. Entre as mais conhecidas, está a sombra de um homem ao lado de uma escada, impressa em uma parede a três quilômetros do epicentro da explosão.

15/17 Image
A maioria dos registros das "sombras atômicas" foram apagados durante a reconstrução de Hiroshima e Nagasaki. Os efeitos dos bombardeios nucleares, entretanto, até hoje afetam milhares de pessoas, que sofreram sequelas e desenvolveram doenças graves em função da radiação.

16/17 Image
Calcula-se que os bombardeios atômicos realizados pelos Estados Unidos no Japão tenham matado em torno de 250.000 pessoas. Os ataques permanecem até hoje como as únicas ocorrências do emprego de armas nucleares em guerras, contra alvos civis.

17/17 Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jan 19
Há 81 anos, as forças soviéticas libertavam os sobreviventes do Gueto de Lodz, na Polônia. Lodz foi o segundo maior gueto nazista da Europa, atrás apenas de Varsóvia. Mais de 210 mil pessoas foram encarceradas no local. Leia mais no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Logo após a invasão da Polônia em 1939, os ocupantes nazistas instituíram uma violenta política de segregação dos judeus. Na cidade de Lodz, conhecida por ter uma significativa comunidade judaica, os alemães reservaram um distrito para confinar a população judia.

2/25 Image
A ordem para criar o gueto foi dada por Friedrich Übelhör, o interventor nazista. Para intimidar a população e forçá-la ao deslocamento, os alemães perpetraram uma série de chacinas e massacres — nomeadamente a "Quinta-Feira Sangrenta", quando 350 judeus foram assassinados.

3/25 Image
Read 26 tweets
Jan 9
O governo brasileiro anunciou o envio de 100 toneladas de medicamentos e insumos médico-hospitalares à Venezuela. A ação ocorre após um bombardeio dos Estados Unidos destruir o maior centro de distribuição de medicamentos do país vizinho.

1/7 Image
A iniciativa prioriza o atendimento a cerca de 16 mil pacientes venezuelanos que dependem de hemodiálise, cujo tratamento foi comprometido após o ataque. A primeira remessa, com 40 toneladas de materiais essenciais, deve partir ainda hoje para Caracas.

2/7 Image
O material inclui filtros, linhas arteriais e venosas, cateteres, soluções para diálise e medicamentos de uso contínuo. Os insumos foram arrecadados com doações de laboratórios públicos, hospitais universitários e organizações filantrópicas brasileiras.

3/7 Image
Read 7 tweets
Jan 5
A polícia de São Paulo desconfia que um assalto a um laboratório da USP ocorrido durante o Réveillon tenha sido motivado por espionagem científica industrial. Dois computadores com HD e software desenvolvidos na USP foram levados durante a ação.

1/8 Image
O assalto ocorreu na madrugada de 1º de janeiro de 2026. Quatro homens armados invadiram a sede do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e renderam os dois seguranças de plantão. Os vigilantes foram presos na cozinha do instituto.

2/8 Image
Uma van branca foi utilizada para transportar o material subtraído. Os criminosos levaram 8 bobinas de fios de cobre, 80 metros de cabos plásticos e aparelhos celulares. Diversos equipamentos e instalações foram destruídos ou danificados.

3/8 Image
Read 8 tweets
Dec 4, 2025
Há 66 anos, o general Lott esmagava a Revolta de Aragarças, levante golpista contra o governo de Juscelino Kubitschek. A revolta foi conduzida por militares que já tinham tentado um golpe 3 anos antes, mas receberam anistia. Leia no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Candidato à presidência pelo PSD na eleição de 1955, Juscelino Kubitschek (JK) se apresentou ao eleitorado como herdeiro político de Getúlio Vargas, prometendo trazer ao Brasil “50 anos de desenvolvimento em 5 anos de mandato”.

2/25 Image
JK conseguiu herdar os votos de Vargas e foi eleito presidente. O mesmo ocorreu com João Goulart, ex-Ministro do Trabalho de Vargas, que foi eleito como vice em votação separada.
Mas, ao mesmo tempo, JK e Goulart também herdaram a fúria do antigetulismo.

3/25 Image
Read 26 tweets
Nov 13, 2025
O Ministério Público de Milão anunciou abertura de uma investigação formal contra cidadãos italianos suspeitos de terem participado de "safáris humanos" durante a Guerra da Bósnia. Os turistas europeus pagavam até R$ 600 mil para matar civis por diversão.

1/15 Image
O caso ocorreu durante o Cerco de Sarajevo, episódio dramático da Guerra da Bósnia, que se estendeu de 1992 a 1996. Considerado um dos mais violentos cercos militares do século 20, a ofensiva contra a capital bósnia deixou cerca de 12.000 mortos e 60.000 feridos.

2/15 Image
Conforme a denúncia, o serviço era ofertado pelo exército sérvio-bósnio, chefiado por Radovan Karadzic, preso desde 2008. O Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia o condenou a 40 anos de prisão por genocídio e crimes contra a humanidade.

3/15 Image
Read 15 tweets
Nov 7, 2025
Há 129 anos, uma expedição militar era enviada para destruir Canudos. Convertida em um "paraíso dos pobres", a comunidade foi rotulada como uma ameaça à ordem vigente e submetida a um massacre que deixou 25.000 mortos. Leia mais no @operamundi

1/27

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
No fim do século 19, o sertão nordestino estava mergulhado em uma grave crise social. A terra seguia concentrada nas mãos dos latifundiários, os trabalhadores sofriam com o flagelo da seca e os ex-escravizados vagavam implorando por trabalho nas fazendas da região.

2/27 Image
Nesse cenário desolador, muitos sertanejos buscavam na fé a força para enfrentar o sofrimento cotidiano. Nas áreas remotas, onde a igreja também era ausente, essa dinâmica fortaleceu o messianismo rústico, muito influenciado pelas tradições religiosas populares.

3/27 Image
Read 28 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(