laura 🏁 Profile picture
Apr 28 24 tweets 10 min read Read on X
O destino que Ayrton Senna mudou, a thread 🧶
Image
Image
A Fórmula 1 é uma categoria de risco: quanto a isso, não há dúvidas.

Mas uma vez eu li que mesmo um esporte como o automobilismo deixa frestas para que a humanidade dos pilotos se seja vista por trás dos capacetes.

Essa história é um exemplo perfeito disso. Deixa eu te contar.
📌 França, 1960s

Érik Comas entra pro clube dos pilotos que cresceram entre pneus, chaves de fenda e manchas de graxa, mas sem qualquer intenção de virar piloto.

Seu pai tinha uma oficina pequenininha lá na comuna francesa de Romans, com um ou outro funcionário.
Image
Image
Um dos clientes mais frequentes era Charles Jourdan, um famoso designer de sapatos que colecionava carros esportivos.

Um dia, Charles levou uma Alpine para trocar o carburador. E a Porsche. E a Ferrari. E o olhinho de Érik quase saltava das órbitas a cada carro que chegava. Image
Agora, some a esses carros - que, a certo ponto, correspondiam a 80% do faturamento anual da oficina - um funcionário do pai que era piloto de go-kart nas horas vagas, e que adorava contar história de corrida ao filho do patrão.

Pronto, agora sim: temos um mini piloto.
Quando o tal funcionário levou um Érik de 13 anos para experimentar a sensação de correr, foi um caminho sem volta. “Foi uma epifania”, como ele descreveu.

Mas o pai não curtiu. Disse que se ele quisesse andar por aí, tudo certo, mas competir, se arriscar? Jamais. Era perigoso. Image
“Tentei explicar que não tinha sentido, mas não teve jeito. Tive que esperar até os 18 anos”

E quando começou, não parou. Teve uma passagem rápida pelo kart antes de comprar um Renault 5 de um tal de Jean Alesi, em 1982, e em nove anos conquistou a tão sonhada vaga na Fórmula 1. Image
A chance veio logo depois de vencer a F-3000 de 1990, e entre todos os 36 da elite, só um piloto um foi falar com Érik.

“O Senna foi o primeiro e único piloto da Fórmula 1 a me felicitar. Ele disse: ‘Seja bem vindo. Parabéns pelo campeonato’. Aquilo pra mim foi algo especial.”
Image
Image
Imagina como foi, né? Apesar de terem uma idade aproximada (Érik com 27 anos, Ayrton com 30), Senna já era bicampeão.

E assim, com o pé direito, Érik Comas chegou à Fórmula 1 - só que no ano seguinte o medo do pai se tornou mais palpável do que qualquer um gostaria. Image
📌 Spa-Francorchamps, 1992

Nos treinos livres, Érik dava uma volta rápida com sua Ligier quando perdeu o controle na curva Blanchimont.

O impacto contra o muro foi tão forte que, devolvido para a pista em uma nuvem de fumaça, Comas ficou inconsciente. Image
E acredite: não era o maior problema. Desacordado, o piloto francês deixou o pé no acelerador, ensopando o próprio carro - e a si mesmo - de combustível.

Por sorte, um brasileiro que tinha fama de ser exageradamente atento aos detalhes vinha em volta rápida logo atrás dele. Image
Ao perceber que a cabeça de Comas estava tombada para a frente, Ayrton Senna imediatamente saltou de sua McLaren para ir socorrê-lo.

E, Deus, ainda bem que o fez.

Como o carro estava ligado e banhado em gasolina, uma provável explosão teria ocasionado uma tragédia fatal. Image
Aquilo provavelmente seria o fim de Érik, o garoto apaixonado pelos carros da oficina do pai que tanto lhe pediu para não se arriscar naquele meio.

Mas não foi. Senna desligou o motor e, mesmo com todo o risco, não arredou o pé do lado de Comas até que o carro médico chegasse.
Sid Watkins (o médico da Fórmula 1) comentou que Ayrton estava dando suporte à cabeça de Comas do jeito mais correto possível. Quando ele chegou, o brasileiro ergueu o olhar e lhe disse:

- Tentei fazer do mesmo jeito que você faz com a gente, professor.

🥹
Image
Image
Apesar de ter saído desacordado, Érik voltou já na etapa seguinte sem nenhuma sequela. Enchia o sorriso para contar ao mundo que Ayrton Senna havia salvo sua vida.

Que o primeiro e único a lhe dar as boas vindas à Fórmula 1 foi, também, o primeiro e único a se arriscar por ele.
Image
Image
“Ayrton era tão generoso que para ele foi um ato normal ter me salvado”, contou ao UOL. “Mas, para mim, ele é um herói”.

Mas infelizmente a vida não é uma volta perfeita. O destino adora aparecer com uma bandeira vermelha e uma piada de mal gosto - e foi o que aconteceu em 1994. Image
📌 Ímola, 1994

A largada de Comas foi conturbada. Teve um toque e aproveitou o Safety Car causado por alguma batida para passar rapidamente pelo pit stop.

Por falha de comunicação da [pavorosa] organização de prova, Érik voltou à pista antes de saber da bandeira vermelha. Image
Ele teve que frear para não bater em um helicóptero que havia pousado na pista e, assim que viu o azul e branco da Williams despedaçada, teve certeza de quem era.

Seu primeiro pensamento foi: “preciso retribuir o favor”, e ele tentou sair em direção ao carro de Ayrton. Image
Mas os fiscais o impediram. Os médicos já estavam atuando, Sid Watkins já estava ajoelhado ao lado do carro. Não tinha o que fazer. Só sentar, assistir e torcer.

“Eu senti uma radiação enorme. Eu senti que ali, vendo aquela cena, eu estava vendo Ayrton indo para o céu”. Image
Assim que o helicóptero decolou, colocaram Érik Comas dentro do Safety Car para retornar aos boxes. Ao seu lado, no banco de trás do carro, estava o que um dia tinha sido o inconfundível capacete amarelo, verde e azul.

Foi quando ele teve certeza.
Ayrton Senna tinha morrido. Image
todos relargaram - menos Érik. Dentre todos os presentes, ele era um dos únicos que havia visto o estrago com os próprios olhos. Que sabia da gravidade.

Para ele, aquela corrida não tinha mais sentido. Na verdade, nada na Fórmula 1 fazia. O brilho no olho já tinha sumido. Image
📌 A Vida Pós-Ímola

Érik Comas quis abandonar a Fórmula 1 no instante em que pisou no avião para fora da Itália, mas a Larousse - sua equipe - o convenceu a terminar o ano.

Só para cumprir contrato, finalizou a temporada de 1994 e nunca mais voltou à F1. Image
Até hoje, em suas entrevistas sobre Senna, Érik se enche de culpa.

Ayrton chegou antes dos médicos. Ele não.
Ayrton conseguiu ajudá-lo. Ele não.
Ayrton morreu. Ele não. Image
Essa é a quinta e penúltima thread de um especial dos 30 anos sem o Ayrton que vai rolar até 01.05 - e a ideia não é lembrar da morte, mas da vida e das pessoas com quem ele conviveu.

Se você quiser ajudar na produção desse conteúdo com qualquer quantia:

catarse.me/apoiearedelalau

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with laura 🏁

laura 🏁 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @formulalau

Aug 22
não sei se vocês sabem da história do piloto da gravata borboleta mas deu vontade de contar

nome dele era Mike e ele usava gravata borboleta mesmo com macacão. dizem que amava vinho, mulheres e corrida na mesma medida.

só que a vida do Mike tem umas coincidências esquisitas Image
vou contando e vocês vão guardando as informações no coração pra entender todas as nuances

pra começar que o nome dele era Mike Hawthorn que, em inglês, significa Pinheiro. normal, muita gente tem sobrenome de árvore. seguimos. Image
ele tinha essa fama de "vinho, mulher e corrida" porque, sabendo que morreria cedo, vivia a vida ao máximo

acontece que, aos 20 e poucos anos, ele só tinha um dos rins funcionando e o outro já gravemente comprometido, então o prognóstico era de que não passaria dos 29 Image
Read 15 tweets
Aug 19
qual é o fato mais aleatório que você conhece sobre a fórmula 1 e acredita que as pessoas não saibam?
vou colocar alguns que eu conheço aqui:

1. Valtteri Bottas serviu a aeronáutica finlandesa entre 2008 e 2009, conquistando a patente de cabo.
Image
Image
2. Kimi Räikkönen, Mika Häkkinen e Heikki Kovalainen também serviram ao exército. Na Finlândia, o serviço militar é obrigatório para os homens quando completam 18 anos.

Image
Image
Image
3. O resultado de Nico Rosberg em um teste aplicado pela Williams sobre conhecimentos básicos de engenharia foi tão impressionante que a Imperial College of London lhe ofereceu uma vaga no curso de engenharia aeronáutica.

Ele recusou.
Image
Image
Read 4 tweets
Aug 5
Explicando o tamanho de Ayrton Senna pra você não sair por aí falando besteira sobre o que não sabe, a thread 🧶
Image
Image
Hoje me apareceu um post que comparava Senna, Pelé e Rebeca: os melhores do nosso país em suas respectivas áreas.

Só que nos comentários tinha bastante gente diminuindo o Ayrton - e, como nenhum dos argumentos fazia sentido, resolvi deixar algumas coisas claras. Vem cá.
Eu defendo muito que um atleta não é feito só de números, mas não tenho como não falar deles.

Pra começar que Senna quebrou o recorde de pole positions na F1 - e não quebrou por uma ou duas poles, não; quebrou por 32.

Os recordistas eram Clark e Prost com 33 cada.
Senna fez 65. Image
Read 19 tweets
Jul 16
Ayrton Senna vive: as homenagens de 2024 ao piloto brasileiro redor do mundo, a thread 🧶
Image
Image
Sim, vai ter verde e amarelo em todo canto: no ano que marca o trigésimo aniversário da morte de Ayrton Senna, sua memória parece estar mais viva do que nunca.

Essa thread é sobre tudo o que já fizeram até agora. Vem cá, deixa eu te mostrar.
📌 Melbourne, Victoria - Australia

A temporada de homenagens foi inaugurada no dia 24 de março, no aniversário dos 33 anos Daquela Corrida da Sexta Marcha, em Interlagos, 1991.

Antes da largada do GP da Austrália, um helicóptero com a pintura do capacete sobrevoou Melbourne.
Read 21 tweets
Jul 9
preciso falar sobre algo muito doentio que acabei de ver nessa rede social e é bem off topic, mas a gente precisa conversar.

meninas, não.

transtorno alimentar não é elegante. por experiência própria: desmaiar de fome, perder cabelo, contar caloria não é elegante. há 6 anos,


Image
Image
Image
Image
eu bebia água quando tava com fome pra enganar o estômago e ficar horas sem uma refeição. demorei cinco anos pra voltar a ter uma quantidade normal de cabelo. pelo amor de deus, comam.

aproveita, sente a comida, aprende a cozinhar o que você ama comer e faz uma vez por semana.
a ideia original do Pilota de Fogão era fazer algo tipo Falando de F1 e Comendo Pra Te Incentivar a Comer Também de tão forte que é esse fator do ED na minha vida, mas seis anos depois e ainda não to no nível mental de conseguir me gravar e/ou me ver comendo.

moral da história:
Read 6 tweets
May 1
O que a segurança da Fórmula 1 aprendeu com o fim de semana que matou Ayrton Senna, a thread 🧶
Image
Image
Com um saldo de cinco acidentes, catorze feridos e duas vítimas fatais, o Grande Prêmio de San Marino de 1994 gravou seu nome em sangue na história da Fórmula 1.

Com as falhas escancaradas, a FIA entrou em um longo processo de melhoria da categoria. Deixa eu te contar sobre ele.
📌 Sequência de tragédias

A avalanche de acidentes começou já na sexta, quando o brasileiro Rubinho Barrichello acabou acelerando demais em uma das curvas do circuito de Imola.

Rubinho passou a zebra, decolou e, indo parar em cima da barreira de pneus, capotou.

⚠️ VÍDEO FORTE
Read 34 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(