“Eu controlo aquele cara. Eu mandei dinheiro pra irmã dele e ele assina o que eu disser e faz o que eu quiser”.
Já disse e repito: a pergunta não é “se”... é “quando” o Milei vai ser CHUTADO da Casa Rosada. Está prestes a virar um cadáver político e explico nesse 🧶 os motivos (e fatos) que me levam a afirmar isso. Segue aí:
+
Primeiro, as fontes do print com o chat acima.
O site @CoinDesk é simplesmente um dos mais importantes portais de notícia do mundo da criptoeconomia. Eles tiveram acesso aos chats de Hayden Davis, CEO da Kelsier Ventures, empresa que lançou a $LIBRA (a serviço de Milei, já disse o próprio Davis). Essa matéria já foi republicada no La Nación, principal portal de notícias da Argentina (junto com o Clarín). A home do LN nesse momento está praticamente toda dedicada ao escândalo de Milei.
Abaixo o link da matéria do La Nación, que reproduziu o print do chat que usei no começo desse fio. No próximo tweet, o fato político interno mais importante de hoje na Argentina e uma das principais razões pela qual Milei caminha para se tornar um cadáver político:
+ lanacion.com.ar/politica/escan…
TODOS, absolutamente TODOS os meios de comunicação da Argentina deram destaque às declarações (que são um recado para Milei e para outros atores políticos, falo adiante) pesadíssimas de Mauricio Macri (ex-presidente e maior responsável pela eleição de Milei) sobre o escândalo cripto. A melhor manchete é a do @diarioR 👇🏼👇🏼
“Macri castigou Milei, assegurou que ‘foi um golpe’ e acendeu os alarmes pelo papel do FBI”
+
As várias camadas das declarações de Macri:
✅ Não minimizou o episódio, como os deputados do seu próprio partido fizeram (e agora certamente vão mudar o tom): “é um fato grave”
✅ Não hesitou em dizer com todas as letras que se trata de um golpe, uma fraude.
✅ Atacou diretamente Milei e o seu núcleo duro: “um presidente descuidado e mal assessorado”
✅ Insinuou (quase cobrando) envolvimento do FBI no caso, sabendo tudo que significa o presidente da República* do seu país ser investigado por um órgão estrangeiro.
*Da sua vitória na eleição até o presente, Milei viajou NOVE vezes para os EUA. Está prevista nova viagem essa semana, mas já falam que ele pensa até em cancelar para evitar qualquer constrangimento.
+
Muito além da sua força política, Maurício Macri manda com mão de ferro no Judiciário da Argentina. Acumulou dezenas de indicações ou promoções de juízes, procuradores, funcionários... e cultiva uma rede de relações de amizade muito estreita com essas figuras, sem falar que é acusado de ter usado a SIDE (a Abin deles) para investigar muita gente, inclusive do Judiciário, para juntar provas de fatos comprometedores e garantir que não façam nada que atrapalhe os objetivos dele. O recado de Macri, portanto, é destinado para:
- Milei e seu núcleo duro
- Seus correligionários no governo (como Patrícia Bullrich, Luís Caputo, Federico Sturzenegger e muitos outros)
- Os deputados do PRO (que foram super cautelosos nas manifestações sobre o caso até agora)
- Os meios de comunicação (os que ele controla diretamente e os que guardam estreita relação com ele)
- Juízes, procuradores e funcionários do Judiciário
+
O poder subiu rápido demais à cabeça de Javier Milei, sua irmã Karina e Santiago Caputo. Sem qualquer experiência de longo prazo no jogo político, eles pensaram que não existia nada no caminho que pudesse frear o ímpeto e a ambição que os move. Eles resolveram ganhar milhões de dólares da noite pro dia enquanto disputam várias batalhas na Argentina: reformas no Congresso, nomeação de novos integrantes da Suprema Corte, projeto de “Ficha Limpa” para tirar Cristina Kirchner das eleições de outubro, conter a alta do dólar após um ano sendo mantido baixo artificialmente, retomar o consumo no mercado interno, entre outros problemas da economia real da população, que não se alimenta de superávit fiscal. Esses três, chamados de gênios pelos meios conservadores, estão cavando a própria sepultura política em plena luz do dia.
⚰️⚰️⚰️
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Javier Milei está (novamente) diretamente envolvido em mais um golpe financeiro milionário da Argentina.
Ser posto pra fora do governo é o mínimo que ele pode sofrer. É caso de prisão por uma longa temporada.
Já tinha feito isso em 2021, já como deputado, com a empresa de um narcotraficante que foi preso há poucos dias. Agora repete o golpe. Ainda estou lendo as notícias, mas vou explicar num fio.
+
Em resumo: Milei publicou tweet (está fixado na sua conta agora) fazendo propaganda de uma plataforma de criptomoedas que disparou feito foguete com a propaganda do presidente, mas logo em seguida despencou. Um punhado de pessoas ganhou muito dinheiro e muita gente perdeu uma grana alta.
Até o Clarín e o La Nación, apoiadores de Milei, colocaram o assunto na capa dos seus respectivos portais agora. A coisa é bem feia.
+
O tweet estava fixado até pouquíssimos minutos atrás. Ficou horas publicado. O que já afasta a possibilidade de hacker. Deu tempo para todos os grandes sites de notícias publicarem a notícia.
+
Vocês são muito jovens pra lembrar e o Twitter era só mato na época, mas quem começou a usar de forma sistemática (e hipócrita) o tema do aborto para demonizar adversário na política foi o PSDB com José Serra e sua esposa, na campanha de 2010. Depois veio...
+
No começo de 2011 surgiu o “kit gay”, inventado por líderes evangélicos (turma da Damares) e “denunciado” por Bolsonaro. O factoide deu início à ascensão midiática de Bolsonaro no momento de expansão forte do Facebook no Brasil. Foi quando ele começou a aparecer direto na Rede TV e CQC. Aí veio...
+
em 2012 “o maior julgamento da história”, com o Batman do STF (Joaquim Barbosa) distorcendo uma tese acadêmica alemã para condenar sem provas uma série de políticos como José Dirceu, que teria sido o sucessor natural de Lula em 2010. Em paralelo a isso, Eduardo Cunha...
+
🇦🇷🇦🇷
No intervalo de apenas três dias, ficou escancarada a incompetência, a crueldade, a falta de responsabilidade de Javier Milei com a Argentina e a picaretagem do superávit forjado. Dois fatos expuseram a realidade do “governo” da extrema direita instalado na Casa Rosada:
⚖️ Justiça determinou a distribuição IMEDIATA de 5 mil toneladas de alimentos estocados e em via de apodrecer nos armazéns do Estado
⛽ Por falta de planejamento, faltou gás para uso veicular, doméstico e industrial NO PAÍS INTEIRO, o que não ocorria desde 2007, quando NEVOU em Buenos Aires depois de quase 100 anos.
Começo com a crise do gás. Quem salvou a Argentina do colapso total? O “comunista” Lula. 😆😆😆
Após 24 horas de ligações desesperadas do governo argentino, foi acertada o envio de navios-tanque da Petrobras com gás que a estatal brasileira possui. Detalhe: o primeiro navio chegou a ficar parado no porto sem entregar o gás porque o governo argentino tentou dar um calote no pagamento.
+
Cobertura do Clarín (direita, apoia Milei) mostra que a Argentina quase deu calote:
- “Telefonemas desesperados do Governo para Brasília e negociações reservadas para aliviar a crise do gás”
- “Foram 24 horas de chamadas frenéticas entre o primeiro contato da Enarsa [estatal do gás] com o embaixador do Brasil e a intervenção dos chanceleres Diana Mondino e Mauro Vieira. A tensão Lula-Milei complicou o panorama”
- Crise energética: se comprou gás do Brasil...
- “Mas houve um problema com o pagamento e o navio não descarregou o combustível”
E a cobertura do @pagina12 (esquerda, oposição), muito mais transparente e detalhada sobre a gravidade da crise:
- Falta de gás: fecham postos de combustível e cortam abastecimento às indústrias
- Começaram a cortar gás das indústrias
- Desabastecimento de gás: “É uma das consequências de parar as obras públicas”
- Faltou gás evo governo atribuiu a culpa ao frio
A extrema direita está repetindo o método da pandemia (e de absolutamente todos os temas que eles querem disputar na sociedade) no caso das enchentes do Rio Grande do Sul:
1️⃣ Criam uma realidade paralela e a defendem à exaustão, sem se preocupar com as suas mentiras desmascaradas.
2️⃣ Desqualificam todas as ações e falas do “inimigo”.
3️⃣ Demonizam (e tentam furar) a cobertura da imprensa para aparecer para o grande público ou para suas bolhas.
4️⃣ Espalham teses sem qualquer evidência científica, baseadas apenas no achismo e criadas a partir de histórias com meias verdades e técnicas de storytelling (com princípio, meio e fim) para terem consistência e apelo.
A seguir, exemplos de cada uma dessas táticas. 🧶
1. A tese desse episódio é que o Estado não está fazendo nada e que o que está sendo feito parte exclusivamente de voluntários, que ainda por cima estão sendo impedidos de fazer seu trabalho por conta de ações depressivas do Estado. A quantidade de “relatos” e “testemunhas” disso é ínfima no universo da tragédia, mas a sua difusão é absurdamente massiva, quase como a ordem de “o que importa é matar alemão” na Batalha de Stalingrado.
2. O contraste entre o que Lula e seus ministros fazem agora e o que Bolsonaro e seus ministros fizeram nas enchentes da Bahia é gritante, mas a extrema direita finge que isso não existiu, por mais que todos os vídeos, notícias e outros registros estejam aí para provar. O que interessa é desqualificar ao máximo o que o inimigo faz. E vejam bem: se trata de INIMIGO mesmo, diferente do que o PT faz com Eduardo Leite, que é ADVERSÁRIO político e tem sido criticado pontualmente pelos erros e omissões de sua gestão, mas não tem sido tratado como o mal na Terra, como bolsonaristas fazem com Lula e o PT.
+
CAGÃO 1:
Tércio Arnaud, um dos cabeças do gabinete do ódio, criador de páginas que se dedicam a espalhar as #fakenews e teorias da conspiração difundidas por bolsonaristas, perguntado no depoimento à Polícia Federal se concordava com a tese de que houve fraude nas urnas eletrônicas, preferiu NÃO responder a essa pergunta.
#BolsonaristasCagões
CAGÃO 2:
Outra do Tércio Arnaud: teve surto de amnésia no depoimento à Polícia Federal e não se lembrava de nada.
#BolsonaristasCagões
CAGÃO 3:
Filipe Martins, supremacista, articulador do golpe e apontado como um dos autores da minuta de decreto para impor Estado de Sítio, diz que DESCONHECE qualquer elemento relacionado à tentativa de golpe da qual ele participou. Canalha e covarde.
#BolsonaristasCagões
Não, gente. A rejeição ao governo Lula não é “única e exclusivamente por deficiência em comunicação”, como disse um especialista em comunicação que até 2017 disseminava ódio e mentiras em escala industrial contra Lula, Dilma e o PT.
Quem dera se a dinâmica política se explicasse apenas pela disputa na comunicação. Quem fala isso, aliás, tem seríssimas limitações para compreender a realidade.
Segue um pequeno trecho de “Os engenheiros do caos”, de Giuliano da Empoli, que desmonta essa falácia:
“Qualquer um pode crer na verdade, enquanto acreditar no absurdo é uma real demonstração de lealdade – e que possui um uniforme, e um exército”.
+🧶
“o jogo não consiste mais em unir as pessoas em torno de um denominador comum, mas, ao contrário, em inflamar as paixões do maior número possível de grupelhos para, em seguida, adicioná-los, mesmo à revelia. Para conquistar uma maioria, eles não vão convergir para o centro, e sim unir-se aos extremos”. (Os engenheiros do caos)
+
Nós vivemos no país cujas classes dominantes criaram uma a Lava Jato em plena “era da informação” e até hoje, com toneladas de evidências e provas da natureza mafiosa dessa operação, acreditam na honestidade do juiz corrupto e do procurador fanático. Como bem sintetizou Jessé Souza:
“O conluio entre Rede Globo, à frente da mídia venal, e a Operação Lava Jato conseguiu solapar as bases normativas da vida democrática, banalizando vazamentos ilegais e agredindo criminosamente a presunção de inocência. Quando se ataca o núcleo normativo da democracia e do direito, o que resta é a violência aberta. O êxito deste ataque pode ser medido na atual preferência de muitos, na massa da classe média e nas classes populares, pelo candidato fascista e antidemocrático”. (A classe média no espelho)
+