Leonardo Attuch Profile picture
Jornalista, youtuber, editor do Brasil 247 e da TV 247 e membro da Comissão de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa
Jul 1 6 tweets 1 min read
Vamos desenhar o que Campos Neto está fazendo. Ao sinalizar para o mercado que o Banco Central não vai intervir no câmbio, utilizando as reservas acumuladas nos governos Lula e Dilma, ele diz aos especuladores que a porteira está aberta 👇 Como os agentes percebem que não haverá leilões de swap, a alta do dólar se torna uma profecia auto realizável porque aquele que poderia agir, que é Campos Neto, decidiu dormir no ponto 👇
Apr 6, 2022 6 tweets 2 min read
Como o jornalista Milton Blay se manifestou publicamente sobre sua saída do @brasil247, dizendo-se vítima de antissemitismo, é preciso esclarecer alguns pontos. O episódio começou quando Blay me mandou uma mensagem exigindo que eu cobrasse uma retratação pública (segue abaixo) do nosso editor @ZereinaldoJos em razão de críticas genéricas feitas por ele ao sionismo. Respondi que a cobrança era indevida e que poderia publicar uma carta de seu movimento (Judias e Judeus Sionistas de Esquerda) dando direito de resposta ao jornalista…
Apr 6, 2022 9 tweets 2 min read
Como fundador e editor de um dos mais importantes sites independentes de notícias do País, o @brasil247, com 11 anos de atuação no mercado, e da TV 247, discordo frontalmente do tom e do conteúdo da posição adotada pelo deputado Orlando no debate sobre fake news. (segue abaixo) O PL das Fake News, que deveria evitar a desinformação nas eleições de 2022, acabou se convertendo também num projeto de regulação das big techs – o que é necessário. Mas um do seus pontos, que trata da remuneração do conteúdo jornalístico, precisa ser melhor debatido.
Jan 24, 2021 6 tweets 2 min read
Eis aqui dez motivos pelos quais @dilmabr foi golpeada em 2016 (não necessariamente por ordem de importância): (1) para FHC e o PSDB retomarem o projeto “Petrobrax” de fatiar e vender a Petrobrás aos pedaços; 👇 (2) para fazer cessar a política externa de um Brasil soberano e recolocar o país como quintal; (3) para a bandidagem parlamentar tentar “estancar a sangria” das investigações de Curitiba; (4) para reduzir salários e aposentadorias; 👇
Jul 3, 2020 4 tweets 1 min read
Roteiro para entender o caso Serra: (1) José Amaro Pinto Ramos, operador do PSDB, é o maior lobista da história do Brasil. Atuou no Sivam, na Alstom e tentou entrar na trama dos caças, representando os franceses👇 (2) Ronaldo Cezar Coelho era dono do Multiplic e se tornou tesoureiro e operador de campanhas políticas do PSDB. Era o titular de uma conta com US$ 23 milhões na Suíça. Repatriou o dinheiro e investiu na Light 👇
Jun 12, 2020 4 tweets 1 min read
A recriação do Ministério das Comunicações não teve apenas a finalidade de comprar o centrão com cargos e concessões de rádio ou de fortalecer o esquema de propaganda e atuação digital do governo. O foco principal será a licitação do 5G, a internet de altíssima velocidade 👇 Em sua live, Bolsonaro disse que o Brasil não vai comprar necessariamente os equipamentos mais baratos (provavelmente os chineses, da Huawei) e que a licitação levará em conta aspectos de política externa, ou seja, os interesses de Washington 👇
Jun 6, 2020 4 tweets 1 min read
Nunca imaginei que um empresário pudesse ser tão inconsequente como esse tal de Carlos Wizard, que nem foi nomeado e já produziu a maior lambança (o que já é um feito) do governo Bolsonaro. Sua “mágica” de esconder números fará o Brasil ser finalmente apontado como uma ditadura. Alguns podem dizer: pô, o cara é bilionário, deve saber o que fala. Já conheci muitos empresários e garanto que a habilidade para ganhar dinheiro não tem nada a ver com inteligência. E muito menos com a capacidade de entender a lógica e a dinâmica do serviço público.
Apr 25, 2020 7 tweets 2 min read
Não vi o Jornal Nacional. Apenas li as mensagens, que, obviamente, foram vazadas pelo Moro. Mais cedo, escutei sua fala na demissão, em que ele disse que, depois de descansar, procuraria emprego. 👇 A primeira coisa que me ocorreu foi: se você fosse um headhunter contrataria alguém que grava os e-mails do chefe para usar como prova e depois sai correndo para vazar parar o Bonner? (Cuidado, Doria, Witzel, Mourão... qualquer um que seja o contratante).👇
Apr 2, 2020 9 tweets 4 min read
Na hora em que o Brasil enfrenta pandemia, recessão e desgoverno, algumas pessoas se perdem numa falsa polêmica em torno de um retuíte do governador @jdoriajr ao ex-presidente @LulaOficial. O caso mais emblemático é o da jornalista @veramagalhaes, que merece ser debatido. Basicamente, @LulaOficial elogiou a ação dos governadores contra o #Corona e ganhou um RT de @jdoriajr, que disse que o momento é de união. Alguns enxergaram no gesto o nascimento da frente antifascista. Os bolsonaristas apontam uma suposta conspiração golpista contra o “mito”.
Mar 27, 2020 6 tweets 1 min read
A economia brasileira está prestes a entrar em colapso. Recebi vídeos de caminhoneiros bolsonaristas, que ameaçam fechar estradas se o comércio não reabrir suas portas. Dizem eles que a classe média sairá às ruas por falta de alimentos e de produtos essenciais nas prateleiras. Os caminhoneiros também alegam que estão trabalhando em condições precárias e que nos postos de gasolina não há banheiros limpos nem restaurantes funcionando adequadamente. Dizem que, se é para parar, eles também farão o mesmo e fecharão as estradas.
Mar 21, 2020 7 tweets 2 min read
Partindo da premissa do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, de que o Brasil terá o pico de casos de coronavírus em abril, mês em que o sistema de saúde entraria em colapso, é razoável supor que a atividade econômica permanecerá parada por no mínimo 30 dias, 60 ou até mais. Como os pequenos e médios empresários, donos de bares, cafés, lojas e restaurantes, não têm capital de giro, é também razoável supor que haverá uma quebradeira sem precedentes na economia brasileira, o que provocará demissões em massa de trabalhadores e prestadores de serviço.
Jan 18, 2020 5 tweets 1 min read
Pode parecer estranho o que vou dizer agora, mas a origem do mal foi Reinaldo Azevedo ter criado a palavra “petralha”. Ao fazer isso, ele nomeou o inimigo, o novo judeu. O nazismo brasileiro, que degenerou em Roberto Alvim, nasceu ali (segue abaixo) É também importante recordar o contexto. O neologismo surgiu quando José Serra se preparava para disputar a sua segunda eleição presidencial e os tucanos intuíam que teriam que recorrer ao discurso de ódio para derrotar o PT e retomar o poder.
Dec 29, 2019 6 tweets 1 min read
A morte do jornal impresso é inexorável. Neste domingo, a ombudsman da Folha revela que o jornal perdeu 80% de seus assinantes em papel desde 2000, quando a internet começou a se tornar mais popular. Nada menos que 350 mil pessoas deram adeus. A Folha tem hoje 235 mil assinantes digitais e 86 mil em papel, mas a curva de declínio do impresso continua acelerada. Neste ano, a base de assinantes impressos encolheu mais 13,3%.
Oct 6, 2019 7 tweets 2 min read
Sergio Moro e Jair Bolsonaro estão em guerra. Uma guerra fria, não declarada, mas que só terá um vencedor ou, talvez, dois perdedores. Na sexta-feira, comandada por Moro, a Polícia Federal indicia o ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antonio, pelo laranjal do PSL (segue abaixo) No mesmo dia, começa a circular a revista Veja, com Moro na capa, em que ele afirma que não disputará eleições e que Jair Bolsonaro é seu candidado a presidente em 2022. Ou seja: Moro vestiu óculos escuros para ver se enganava Bolsonaro.
Sep 11, 2019 6 tweets 2 min read
A Globo descobriu hoje que o Brasil vive sob um regime neofascista. Miriam Leitão diz que é insensatez ignorar o golpismo do clã Bolsonaro brasil247.com/midia/e-insens… Bernardo Mello Franco diz que Carluxo diz exatamente o que o pai pensa quando ataca a democracia brasil247.com/midia/carluxo-…
Aug 15, 2019 7 tweets 2 min read
O projeto contra abuso de autoridade aprovado ontem representa um tiro de bazuca contra a justiça do espetáculo, que não merece ser chamada de Justiça e se tornou padrão no Brasil. É também o fim do “trial by media”, ou seja, dos processos que se desenrolam em páginas de jornais. Ficam proibidas conduções coercitivas sem intimação previa, exposições de presos provisórios a situação vexatória, grampo de advogados e divulgação de áudios não relacionados aos processos — tudo que se fez na Lava Jato. E quem abusar de seu poder fica sujeito à perda do cargo.
Jul 23, 2019 4 tweets 2 min read
Minha visão sobre o caso dos hackers é simples: Bolsonaro tentará fazer com @ggreenwald exatamente o que Trump fez com Julian Assange, do Wikileaks. E a discussão não terá nada a ver com a autenticidade ou não das mensagens. Ao caracterizar o editor do Intercept como mandante da invasão de celulares de autoridades, mesmo sem qualquer evidência que vá além de eventuais delações forçadas de “hackers”, o governo brasileiro retirará de @ggreenwald as prerrogativas que protegem os jornalistas.
Jul 14, 2019 6 tweets 1 min read
O novo capitulo da Vaza Jato é devastador para o procurador Deltan Dallagnol, coordenador de uma operação que prendeu o ex-presidente Lula sem provas, quebrou as construtoras brasileiras e desempregou milhões de pessoas. Enquanto tudo isso acontecia, Deltan contava dinheiro. “Se tudo der certo nas palestras, vai entrar ainda uns 100k limpos até o fim do ano. Total líquido das palestras e livros daria uns 400k. Total de 40 aulas/palestras. Média de 10k limpo”, disse ele, num dos diálogos. Em outro, com a esposa, ele dizia: “vamos lucrar, ok?”
Jun 22, 2019 8 tweets 2 min read
Assisti ontem ao documentário ‘Democracia em Vertigem’ e recomendo sob todos os aspectos: artístico, histórico e cinematográfico. Mas um outro ponto me chamou mais atenção: o autobiográfico (explico na sequência abaixo). A cineasta Petra Costa é filha de Marília Andrade, herdeira da construtora Andrade Gutierrez, uma das maiores do País. Atacada por sites de extrema-direita pelo pecado do “berço de ouro”, Petra transformou seu lugar de fala em algo extremamente poderoso na narrativa.
Jun 17, 2019 6 tweets 1 min read
Esta segunda-feira, 17 de junho, é um dia de luto para a engenharia nacional. A Odebrecht, que no seu ápice chegou a empregar 200 mil pessoas, ingressou com um pedido de recuperação judicial que resultará num calote de R$ 51 bilhões nos bancos, o maior da história do Brasil. Coincidência ou não, a quebra da Odebrecht acontece no mesmo momento em que o ex-juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol são acusados de fraudar um processo judicial contra o ex-presidente Lula, com a finalidade de retirá-lo da disputa presidencial de 2018.
Jun 16, 2019 7 tweets 2 min read
A direita brasileira tenta, neste exato momento, construir uma nova narrativa: a de que o ex-juiz Sérgio Moro extrapolou na Lava Jato, mas, mesmo assim, o ex-presidente Lula é culpado. Afinal, a sua condenação foi mantida na segunda instância e também no STJ. Nada mais falso. Se o juiz de primeiro grau cometeu fraude processual, ao instruir a acusação e abrir mão da imparcialidade, princípio básico do conceito de justiça, o processo contra Lula deve ser anulado e recomeçar do zero. A denúncia poderá até ser recusada pelo novo juiz.