InfoAmazonia Brasil Profile picture
Jornalismo de dados nos nove países da Amazônia. Follow @InfoAmazonia for updates in English. Para actualizaciones en español sigue @InfoAmazoniaESP
Jun 27, 2023 11 tweets 3 min read
O magnata Bruce Rastetter, ex-conselheiro de Trump, quer aumentar a produção de etanol de milho no Pantanal e Amazônia com incentivos fiscais e dinheiro das mudanças climáticas.

Segue o fio 🧶 Entre 2021 e 2022, os negócios de Rastetter captaram mais de R$ 2,2 bilhões em títulos e créditos vinculados ao cumprimento de metas ambientais através da FS Agrisolutions.
Jan 17, 2022 4 tweets 2 min read
Em 2000, a Reserva Extrativista Jaci-Paraná tinha grande parte da sua área coberta por floresta preservada. Ao longo dos anos, invasores expulsaram os extrativistas da região e introduziram gado ilegal. Hoje, a Resex é uma das unidades de conservação mais desmatadas da Amazônia. Um dos argumentos é de que a ocupação é feita por pequenos agricultores que lutam por terra. Mas, dados do governo de Rondônia mostram que os rebanhos são de grandes empresários e pessoas próximas de políticos locais. O MP aponta que fazendeiros se escondem atrás de laranjas.
Oct 7, 2021 7 tweets 4 min read
Exportando poluição: locais que mais queimam nem sempre são os mais poluídos na Amazônia. As micropartículas podem viajar centenas de quilômetros, seguindo a direção dos ventos - que corre de leste para oeste. Veja o impacto disso nos municípios do Acre.👇infoamazonia.org/2021/08/27/atm… Na Amazônia, a corrente de vento predominante vem do Atlântico, entrando pelo Pará. Na região mais ocidental, as correntes esbarram nos Andes - que funcionam como barreira e seguem em direção sudeste. Por isso, AC, RO e sul do AM são conhecidos como onde o vento faz a curva.
Sep 5, 2021 5 tweets 3 min read
Hoje é #DiaDaAmazônia, mas infelizmente não há muitos motivos para comemorar. A maior floresta tropical do mundo e os povos que ali habitam estão sob constante ameaça e cercados por uma cadeia de destruição. Acompanhe o fio. 🧶👇 Há 1 ano, a #COVID19 levou o Cacique Onça, liderança da TI Trincheira Bacajá. Além da perda do líder, os povos enfrentam diversas pressões. "Na década de 80, houve invasão e o cacique se mobilizou para retirar os invasores. Hoje, estão grilando a mesma área" - Bebere Xikrin.