Matheus G. (@matheusgallina.bsky.social) Profile picture
Advogado (Direito/UFSC, Adm/UDESC). FFC! Cisma política, jurídica, científica, histórica, esportiva. Bandeira, não lado/dicotomia. Maiêuta: superar doxa! Areté!
Aug 16 24 tweets 10 min read
TOP 26 MAIORES FEITOS DE PARIS 2024.
Sofri, mas consegui montar uma lista.
Considerando apenas conquistas esportivas, seja o ineditismo, o destaque em relação a toda história das Olimpíadas, a demonstração de dominância ou a concretização como maior.
Vamos por ordem decrescente! Image 26. 🇸🇪 Armand Duplantis
🦘 Salto com Vara

"Mondo" quebrou recorde mundial pela 8ª vez e atingiu o máximo que saltadores com vara alcançaram: bicampeonato olímpico - terceiro a conseguir, entre os 2 gêneros. Diferente da outra lenda multirecordista Bubka, foi totalmente dominante Image
Sep 10, 2021 18 tweets 4 min read
“Vieses cognitivos são os maiores inimigos do séquito, especialmente para convencê-los a abandonarem a seita em que estão e todos encontram ligação com a abordagem de alhures. Três deles valem a abordagem: o Efeito Backfire, o Investimento Emocional e a Falácia do Concorde”. “O efeito backfire consiste em, diante de evidências claras contrárias às crenças estabelecidas, tender a não reconsiderar nossa opinião e, na realidade, acreditar ainda mais firmemente nela. O motivo? Ninguém quer ser exposto com o idiota do debate, o equivocado, o desinformado”
Jul 25, 2019 9 tweets 4 min read
Contribuição sensacional de (@madeiradez): no séc. XVII, auge da Santa Inquisição, a bruxaria era o grande fantasma, a maior preocupação da sociedade europeia - os inquisidores mais abusivos eram direcionados para “combatê-la”, com métodos ainda mais agressivos e arbitrários. Nesse sentido, a primeira pessoa a trazer racionalidade ao assunto foi um filósofo e padre jesuíta, Friedrich Spee. Um livro com seus textos, Cautio Criminalis ("Precaução para promotores"), de 1631, argumentava que a "verdade" obtida por método inquisitorial penoso era falha.
Jun 9, 2019 35 tweets 9 min read
As conversas vazadas (foi confirmado pelo MPF) deixam incontestáveis a parcialidade de Moro e sua suspeição na condução dos processos da Lava-Jato, fora inúmeras infrações disciplinares, éticas e ilegalidades na atuação jurisdicional. Chocante! #VazaJato

theintercept.com/series/mensage… 1- Moro se intrometeu diretamente no planejamento do MPF: “Olá Diante dos últimos desdobramentos talvez fosse o caso de inverter a ordem da duas planejadas”.
Sugestões às fases seguintes da Lava-Jato - "aconselhar uma das partes acerca do objeto da causa" gera suspeição pelo CPC.
Mar 9, 2019 14 tweets 7 min read
Lendo sobre História negra feminina no Brasil, uma descoberta me emocionou. Deparei-me com uma das histórias de vida mais inacreditáveis e impressionantes que já ouvi, a de Ná Agontimé, a rainha de 2 mundos, nascida no séc XVIII. O desfecho é no Brasil. Trágico e recentíssimo👇 Agontimé foi rainha do reino de Daomé, atual Benin. A história do reino já dá thread. Sabe Dora Milaje, exército feminino de Wakanda (Pantera Negra)? Inspiradas nas únicas amazonas e exército feminino da história: as “nossas mães” de Daomé! Superavam homens em eficácia e bravura.
Mar 8, 2019 20 tweets 4 min read
No genocídio indígena, a política indigenista oscilou dependendo dos interesses lusitanos. Coroa, colonos, jesuítas. Após bugreiros, escravidão, extermínio e catequização, veio ação governamental inspirada no positivismo dominante da época: a assimilação do índio à sociedade. Portugueses pautavam-se em falsa concepção nobre, humanista e evolucionista social, pregando aculturação “superior” forçada. Igual Bolsonaro, 4 séc depois. Essa lei pombalina, séc XVII, era “farsa libertária, só representou o direito de ser explorado sem ter para quem apelar”.
Feb 4, 2019 11 tweets 2 min read
“Fazemos lei pra ter efeito prático e não para agradar professores de processo penal”, disse Moro sobre o pacote.
O anti-intelectualismo segue à toda. Por que agradar quem dedica a vida ao estuda do assunto, né? Até na ditadura reformas eram antecedidas de comissões de juristas. A proposta é recheada de inconstitucionalidades e absurdos lógicos e jurídicos. Não à toa, não é pra agradar juristas e ignorou comissão prévia de especialistas - apontariam falhas. De início, regime inicial obrigatório fere o princípio da individualização da pena. STF já decidiu
Dec 19, 2018 14 tweets 3 min read
Segue uma análise jurídica da polêmica decisão do Marco Aurélio. Farei fugindo dessa polarização burra que resume a importantíssima questão, que tem reflexos no mundo jurídico como um todo, a “Lula preso” ou “Lula livre”.
De início, é a conta sendo cobrada do casuísmo judicial. Carmen Lúcia pessoalizou, jogando institucionalmente p/ o público, todo o importante julgamento objetivo da execução provisória da pena em 2ª instância (constitucionalidade do art. 283 do CPP, maior entrave da tese), jogando o HC do Lula à frente dos ADCs, que pacificariam o tema
Oct 28, 2018 28 tweets 8 min read
Thread das opiniões da mídia internacional sobre a candidatura Bolsonaro. Apenas veículos midiáticos de renome, com tradição. Críticas contumazes, repúdio, temor pela democracia, demonstração da completo autoritarismo, preconceito e ignorância. Vamos um a um: @washingtonpost Washington Post: "Como Bolsonaro ameaça o planeta".
washingtonpost.com/world/2018/10/…
Oct 27, 2018 7 tweets 2 min read
“Quando ouço alguém falar em cultura, saco o meu revólver”. Frase de um personagem de peça nazista que “rechaçava todos os conceitos e ideias culturais e intelectuais, argumentando que deveriam ser substituídas por sangue, raça e sacrifício". Difundiu-se, usada ate por Göring. A peça estreou no aniversário de Hitler, em 1933, ano em que assumiu o poder, escrita pelo dramaturgo Hanns Johst, apoiador do NSDAP. Foi utilizada como propaganda ideológica do partido e do regime nazista como um todo. Repúdio ao intelectual e à cultura. A arma como resposta.