Pedro Henrique Tunes Profile picture
Biólogo, mestrando em Zoologia na UFMG estudando ursos extintos brasileiros - Conta pessoal @IDunes (não devo te aceitar)
Apr 17 43 tweets 12 min read
Muito em breve o ser humano será capaz de se comunicar de forma clara com organismos inteligentes. Mas, em vez de olhar para as estrelas, estamos procurando nos mares.
Descubra a ciência por trás da comunicação com baleias e como, pela primeira vez, conseguimos falar com elas! Image Obs: Embora no português o termo baleia mais comumente se refira ao cetáceos mysticeti, baleia é um nome pular, as vezes também usado para se referir a golfinhos e cachalotes. Cientificamente, esse outro grupo é chamado de odontoceti, que significa literalmente "baleias com dentes"

Apr 7 19 tweets 4 min read
Me perguntaram o que eu acho sobre essa treta de pit bulls e como ja falei aqui sobre origem de outras raças de cães resolvi fazer um mini fio 👇🏻 Image Pit bull é o nome genérico para muitas raças que surgiram a partir de misturas de cães do tipo bull e do tipo terrier. O mais comum é o American (Pit) Bull Terrier, que surgiu nos EUA em 1898 (surgiu no sentido de ser reconhecido como uma raça) e sua história é bem triste
Feb 23 22 tweets 7 min read
Você já deve ter ouvido falar que o panda "não é adaptado para comer plantas" e "tem preguiça até de se reproduzir". Mas você sabia que a culpa disso é, em parte, do ser humano?
Venha conhecer a origem do urso mais estranho do planeta nessa Thread!
O panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca) pertence a uma linhagem de ursos que se separou dos outros há cerca de 20 milhões de anos. Nesse tempo, seu grupo acumulou diferenças significativas que fizeram com que o panda fosse diferente de todos os outros ursos que conhecemos Classificação evolutiva da família Ursidae. O panda pertence à uma Subfamília própria, denominada Ailuropodinae, que se divergiu de todos os outros ursos há mais de 20 milhões de anos. Imagem: Addison Wesley Longman (1999)
Jan 5 23 tweets 10 min read
Já pararam pra pensar por que temos diferenças morfológicas e tamanhos tão diferentes entre raças de cachorros mas o mesmo não ocorre com gatos?

Existe uma explicação muito simples:

Raças de gato existem por beleza, raças de cachorro existem por utilidade

Vem entender Image Já expliquei um pouco o processo de domesticação em outra thread mas, basicamente, esse processo consiste na seleção de características de interesse ao longo de dezenas ou centenas de anos
Apr 13, 2023 16 tweets 3 min read
Migos da bio

Vc acabou de achar um indivíduo de uma espécie que era considerada extinta há anos

Vc coleta ou não? Vc pode estar matando um dos dois últimos indivíduos de uma espécie

Mas ao mesmo tempo se vc não coletar talvez aquela informação científica que poderia virar uma puta expedição para procurarem mais seja perdida pra sempre
Apr 12, 2023 6 tweets 2 min read
Fotografei esse médio querido na Serra da Canastra nesse fim de semana.

O veado-campeiro é um cervo de médio porte nativo do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Podendo ultrapassar os 40kg, atualmente é um dos maiores mamíferos herbívoros da América do Sul. Image Vive primariamente em áreas abertas do Pantanal, Patagônia, Cerrado, Pampas e Campos Rupestres e com uma pequena população na foz do Amazonas, locais onde alimenta-se de gramíneas e arbustos. Image
Jul 29, 2022 35 tweets 19 min read
Você sabia que lhamas e alpacas são animais criados pelo ser humano?
Venha conhecer os animais domesticados e semi-domesticados criados na América do Sul, a maioria deles pelos povos originários do continente!
Segue o fio🧶 A domesticação é, por definição, um processo complexo, no qual selecionamos organismos com características específicas que nos beneficiam através da seleção artificial, com diferenças marcantes (genéticas e morfológicas) entre os indivíduos naturais e domesticados
Jul 29, 2022 4 tweets 2 min read
Esse vídeo está circulando com muita gente assustada com esse suposto animal de várias cabeças e tentáculos de polvo.

Sim, é um animal real, mas muito mais simples que você imagina!

Segue o fio

Primeiramente, o vídeo mostra diversos indivíduos apertados em uma mão, o que da a ideia das várias cabeças. Os tentáculos são, nada mais nada menos, que seu longo corpo.

Conhecidos como Eel Goby, esses animais são peixes marinhos da subfamília Amblyopinae
Feb 26, 2022 25 tweets 13 min read
Em 1986, uma explosão na usina nuclear de Chernobyl contaminou a área com vapores radioativos.
Você sabia que a área de Chernobyl é hoje um refúgio para a vida selvagem?

Descubra como vivem os animais de Chernobyl nessa #biothreadbr e como a invasão russa pode impactar a área O Acidente Nuclear de Chernobyl, ocasionado por falhas humanas e agravado por uma ação governamental ineficaz lançou toneladas de material radioativo na atmosfera, cerca de 20 vezes mais que as bombas de Nagasaki e Hiroshima em conjunto.

⚠️Alerta de imagens fortes na thread
Jan 22, 2022 31 tweets 11 min read
Você já ouviu falar no Macaco-de-loys, um primata de quase 1,60 m, extremamente semelhante a um hominídeo, que vivia na floresta Amazônica até 1917?
Venha conhecer o hominídeo das Américas que nunca existiu, em uma história que reúne fraudes, colonialismo científico e racismo. Durante o século XX, a Europa e os Estados Unidos criaram um enorme interesse pelo Sul do mundo. "Regiões intocadas pelo homem" ou "pouco civilizadas" poderiam conter tesouros inimagináveis e curiosidades científicas, sendo frequentemente visitadas por "exploradores"
Jan 7, 2022 15 tweets 5 min read
Essa cena é perfeita, mas sabia que o comportamento dessa baleia (e de outros animais que eu vou citar aqui) é péssimo para sua sobrevivência em um mundo cheio de humanos?
Segue o mini fio para conhecer a ingenuidade ecológica, o conceito que explica o desaparecimento do dodô A ingenuidade ecológica (ecological naïvete) é um acontecimento evolutivo no qual animais que não possuem predadores (ou possuem predadores muito específicos) não possuem medo de um novo predador em potencial, sobretudo dos humanos
Jan 3, 2022 13 tweets 7 min read
Você sabia que a obstrução intestinal pode matar e ajudar a economia brasileira?

Se liga nessa mini thread sobre o âmbar cinza, o vômito seco de cachalotes!

#biothreadBR As cachalotes (Physeter macrocephalus) são os maiores predadores com dentes dos mares e já foram o segundo maior animal do planeta. Antes da era da caça às baleias, indivíduos podiam chegar aos 25 metros de comprimento, embora hoje os maiores não ultrapassem os 18 metros
Dec 27, 2021 17 tweets 5 min read
O Instituto Onça Pintada tinha tudo para ser uma referência em conservação, mas preferem se esforçar para transformar seus bichos em pet e garantir que nunca retornarão para a natureza.
Nunca vi tanto manejo errado em um só lugar Image O que (além de querer likes) justifica deixar esses bichos juntos? Prato cheio para comportamentos estereotipados e zoonoses…
Mas zero surpresas considerando que os donos são amigos de um certo apoiador do governo denunciado por tráfico de animais silvestres (Rasmussen)
Nov 15, 2021 27 tweets 10 min read
Você sabe como surgiu a #Caatinga? Sabia que ela é o único bioma endêmico do Brasil? Sabia que ela pode virar um deserto? Se liga nessa #BioThreadBR para conhecer um dos biomas com uma das histórias mais únicas do planeta! A Caatinga (do Tupi ka’a [mata] + tinga [branca] = mata branca) é um "bioma" encontrado no nordeste do Brasil, presente nos estados da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e ao norte do estado de Minas Gerais
Ph: Eraldo Peres
Oct 5, 2021 23 tweets 13 min read
Um fato da paleontologia que faz as pessoas pirarem é que mamutes, preguiças gigantes, tigres-dentes-de-sabre e gliptodontes não são animais pré-históricos.
A pré-história acaba há 6.000 anos. Esses animais sobreviveram até tempos históricos, alguns por milhares de anos. Já que estou atoa, vamos de mini thread
Último registro confirmado de um Megaloceros é de 6852 anos atrás, mas evidências recentes apontam que ele pode ter sobrevivido até 2521 anos atrás, no início da democracia da Grécia Antiga
Megaloceros por @JuliotheArtist
Sep 14, 2021 26 tweets 10 min read
Os mamutes estão voltando!
Embora pareça coisa de ficção-científica, nunca estivemos tão perto de ter espécies extintas andando pelo planeta, e o mamute deve ser o primeiro!
Sege o fio
Arte por @JuliotheArtist
#paleontology #paleonto #BioThreadBR A chamada desextinção consiste no processo de clonar um organismo extinto. Ao gerar um embrião viável, ele é implantado em uma espécie geneticamente próxima daquela a ser clonada, e, em teoria, isso poderia trazer uma espécie de volta.
Sep 7, 2021 24 tweets 8 min read
Vocês sabiam que já existiram ursos no Brasil?
E se eu te contar que eles já foram alguns dos predadores mais comuns por aqui?
Segue o fio para saber mais sobre meu Trabalho de Conclusão de Curso sobre a morfologia e taxonomia desses animais incríveis!

Arte pelo @JuliotheArtist Image As 8 espécies atuais de ursos se dividem em três subfamílias distintas. Com exceção do panda-gigante (da subfamília Ailuropodinae) e do urso-dos-andes (da subfamília Tremarctinae), todas as outras 6 espécies de ursos que existem atualmente são classificadas na subfamília Ursinae Urso-negro-americano (Ursus americanus), urso-pardo (Ursus arctos), panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca), urso-negro-asiático (Ursus thibetanus), urso-preguiça (Melursus ursinus),  urso-dos-andes (Tremarctos ornatus), urso-malaio (Helarctos malayanus) e urso-polar (Ursus maritimus)  Fonte: Math Knight, Creative Commons - Imagem de uso livre.
Feb 5, 2021 18 tweets 6 min read
O que perdemos em 12 mil anos?
#BioThreadBR sobre a megafauna de Lagoa Santa - MG.

Lagoa Santa é considerada o berço da paleontologia Neotropical, tendo uma importância incrível no cenário científico mundial. Image O famoso cientista dinamarquês Peter Lund alterou completamente o mundo que conhecíamos após se mudar para o Brasil em 1833. Image