Ricardo Amorim Profile picture
Economista sem economês e com bom humor. Ganhador do Prêmio iBest e maior influenciador latino-americano no LinkedIn. https://t.co/lmqTP55Tfq
Vinicius Barros Profile picture 1 added to My Authors
14 Sep
Quem assistiu a uma das minhas palestras, já sabia que o Open Everything vai chegar com tudo. Depois do Open Banking, hoje foi dia do lançamento do Open Delivery, google.com/amp/s/br.finan…
Uma plataforma única para cadastrar estabelecimentos e cardápios em aplicativos e troca de informações sobre pedidos.
O conceito é uma das consequências da ideia de que os dados que geramos em nossas transações comerciais com empresas são nossos - dos clientes. Portanto, devemos ter o direito de exigir que a empresa que os coletou os divida com quem nós autorizarmos.
Read 7 tweets
14 Sep
A Avenida Paulista, em São Paulo, na sua inauguração e hoje.
Espaçosa, para poder comportar carroças e bondes, era uma rua residencial para a elite, a cerca de 2km do centro.
Em 1894, recebeu saneamento e em 1900, pavimentação.
Ficou conhecida como “corredor dos barões do café”, alguns condecorados com o título de barão por Dom Pedro II, como o fazendeiro José Lacerda Guimarães e sua esposa Maria Dalmácia.
As mansões eram de arquitetura eclética, não seguindo um estilo específico.
Em 1909, a Paulista tornou-se a primeira via pública asfaltada de São Paulo, com material importado da Alemanha.
Em 1916, a avenida recebeu o mirante Belvedere Trianon, destruído em 1947 para a construção do atual MASP.
Read 8 tweets
21 Apr
População sempre paga conta da corrupção e gastança dos governos. Quando governos gastam mais que arrecadam, 4 coisas podem acontecer:
1. impostos aumentam imediatamente para bancar a conta;
2. dívida pública aumenta, financiando gastos inicialmente. Em algum momento, impostos aumentam para pagar dívida;
3. dívida aumenta e solução para cobrir dívida maior é o imposto inflacionário. Inflação corrói o valor real da dívida;
4. dívida cresce tanto que governo dá um calote, causando crise econômica.
Read 7 tweets
19 Apr
Quem ganha e quem perde com a Superliga Europeia de futebol?
Ganhariam clubes que querem criá-la, que receberiam mais atenção, recursos de mídia, ingressos, venda de camisetas, etc...
Perderiam os demais clubes, FIFA e UEFA, que teriam seus torneios rebaixados a uma “2a Divisão”.
FIFA e UEFA farão o que puderem para impedir a criação da Superliga, proibindo clubes e jogadores que participem dela de participarem de seus torneios, em particular da Copa do Mundo, na esperança que jogadores não queiram ficar de fora da Copa e esvaziem a Superliga.
O risco desta estratégia é pressionar a Superliga a expandir o n° de clubes e organizar todo um calendário paralelo, até com sua própria Copa do Mundo de seleções.
E os jogadores? Financeiramente, jogadores dos clubes da Superliga sairiam ganhando e os outros perdendo.
Read 5 tweets
31 Jan
#destaquesjaneiro “O famoso mergulhador italiano, Enzo Maiorca, estava mergulhando no mar quente de Siracusa e conversava com sua filha Rossana que estava no barco. Pronto para submergir, sentiu algo bater ligeiramente nas costas. Virou-se e viu um golfinho...
Percebeu então que ele não queria brincar, mas expressar alguma coisa.
O animal mergulhou e Enzo o seguiu.
A cerca de 12 metros de profundidade, preso em uma rede abandonada, havia outro golfinho.
Maiorca rapidamente pediu à filha que apanhasse suas facas de mergulho.
Em poucos minutos os dois conseguiram libertar o golfinho que, no limite das forças conseguiu emergir, emitindo um "grito quase humano" (assim descreveu Maiorca).
Um golfinho pode resistir debaixo d’água até 10 minutos, depois afoga-se.
Read 5 tweets
30 Jan
Imagine que você tivesse que escolher entre uma mutação de um vírus que fosse mais letal ou outra que fosse mais contagiosa? O que você escolheria? Imagino que a maioria optaria pelo vírus mais contagioso. Image
A questão é que a melhor escolha depende de que níveis iniciais de letalidade e contágio/transmissibilidade estamos falando.
Considerando o coronavírus, um aumento de transmissibilidade de 50% do vírus acabaria resultando, ao longo do tempo, em um aumento muito mais substancial do número de mortes do que um aumento de 50% da letalidade do vírus.
Read 6 tweets
7 Nov 20
Com vitória na Pensilvânia, Biden é declarado próximo Presidente dos EUA.
Mesmo q ganhasse na Carolina do Norte, Geórgia e Nevada, Trump ñ teria votos suficientes p reverter derrota.
Ele tenta suspender resultado nas Cortes. É 1° Presidente a fazer isso.
google.com/amp/s/g1.globo…
Não foi Biden que ganhou, foi Trump que perdeu. É muito raro um Presidente americano não conseguir se reeleger.
Biden não empolgou. O país saiu rachado das eleições. Biden teve apenas 3% mais votos que Trump no país e os Democratas não conseguiram maioria no Senado.
Por que americanos rejeitaram Trump? Mentiras sistemáticas, discurso divisivo e polarizante, culto pessoal, uso do Estado em benefício dos próprios negócios e para perseguir adversários, constantes tentativas de enfraquecer as instituições, populismo extremado...
Read 7 tweets
6 Nov 20
Jeanne Baptista Barbosa, uma atleta de 10 anos do Rio faz e vende doces para pagar a viagem ao Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística de 2021.
g1.globo.com/rj/rio-de-jane…
“No início, a gente não esperava essa repercussão. A ideia era vender aqui no prédio para os vizinhos, porque todo mundo conhece a Jeanne, só que começaram a surgir muitas encomendas, de pessoas querendo caixa fechada com cem, duzentos doces” Estela Baptista Borges,mãe da Jeanne.
Ela está no quarto ano do ensino fundamental e treina há um ano e meio na Vila Olímpica da Penha. No ano passado, ficou em primeiro lugar no campeonato estadual.
Read 5 tweets
4 Nov 20
A pesquisadora @FasciottiMaira, do Inmetro, foi indicada para a lista dos 60 cientistas mais influentes da Química Analítica do mundo pela revista “Analytical Scientist”, deste ano. bit.ly/Pesquisa-inmet… #ciencia
A revista científica, especializada na área de química analítica, tem cerca de 130 mil leitores e publica anualmente sua “Power List” desde em 2013.
A publicação destaca pessoas de talento, engenhosidade e liderança em todos os campos das ciências analíticas - voltadas para a medição da composição química de substância naturais e artificiais - em escala global.
Read 4 tweets
4 Nov 20
A professora de ensino bilíngue em libras e português Doani Emanuela Bertan está entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize. #gentequefaz g1.globo.com/educacao/notic…
Ela dá aulas no ensino fundamental em uma escola municipal de Campinas para turmas mistas de alunos surdos e ouvintes e foi selecionada entre 12 mil inscritos, de mais de 140 países.
Sua estratégia foi gravar vídeos em Libras sobre para responder às dúvidas dos alunos.
Read 6 tweets
7 Aug 20
Afinal, como as reformas ajudam a economia brasileira? A evolução nos últimos anos da taxa Selic, que define o custo da dívida pública e baliza todas as taxas de juros no país, ajuda a entender. #ricardoamorim #ricam #mentoriaricardoamorim
Reformas como o teto de gastos públicos, a Reforma da Previdência, a Reforma Administrativa e o programa de privatizações diminuem os gastos e a dívida pública.
Com menos gastos e dívida pública, cai o risco que governo não consiga pagar a dívida e/ou deixe a inflação subir para aumentar a arrecadação e corroer o valor real da dívida. Com menos risco de inflação e calote, a taxa Selic cai, como o gráfico mostra.
Read 9 tweets
23 Jul 20
Servidores civis federais têm remunerações que, na média, são quase o dobro da dos trabalhadores da iniciativa privada que exercem as mesmas funções. Solução do governo para corrigir a disparidade? istoe.com.br/governo-prope-…
Fazer uma Reforma Administrativa e adequar a remuneração dos servidores civis? Não. Criar penduricalhos para aproximar aproximar a remuneração dos servidores militares da dos servidores civis.
Como bancar os aumentos de gastos? Aumentando a carga tributária que todos os brasileiros pagarão na proposta de Reforma Tributária.
Read 4 tweets
12 Jul 20
Segundo reportagem do portal Vortex, o atual presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, foi beneficiado financeiramente por empreiteiras em 2013, quando já era ministro da Corte, e entre 2007 e 2009, quando era Advogado-Geral da União (AGU). google.com/amp/s/www.gaze…
Segundo a reportagem, documentos secretos do departamento de propinas da OAS indicam que a empreiteira bancou uma reforma na casa de Dias Toffoli em 2013. Nos documentos, de acordo com o site, há o lançamento de “15 mil – reforma casa dias toffoli em 2013”.
Documento está entre os 8.916 arquivos anexados pela PGR no STF nos autos da PET 7254, que tramita em sigilo segundo o Vortex.
Além da relação com a OAS, ele teria recebido pagamentos da Odebrecht quando era Advogado-Geral da União (AGU) do governo Lula.
Read 5 tweets