Lito Sousa Profile picture
Descomplica a Aviação e tira o medo de voar Academia: https://t.co/EQZvVWukJX Publis: comercial@avioesemusicas.com Comercial: (11) 96920-3129
Aug 31, 2025 8 tweets 2 min read
Triste com a morte do Luis Fernando Veríssimo. Vou contar uma historinha que nunca contei, então senta que lá vem fio. Eu vim morar em SP em 1986, logo após entrar na Varig. Antes morava em Vicente de Carvalho, um substrito do Guarujá. Com apenas 19 anos, aproveitei um pouco. Nesta época, até início dos anos 90, eu tinha algumas "ídalas", Luisa Brunet, Magda Cotrofe, @ednavelho... se é que me entendem. E então, eis que um dia em 1988 me deparo com a peça "O analista de bagé", do Veríssimo, sendo encenada em São Paulo.
Jun 13, 2025 11 tweets 2 min read
Sobre a segunda lambança do voo da Azul de Recife para Madri, senta que lá vem fio.
Não entendi e não vou entrar no mérito de fazer um "wet lease" com a Euroatlantic, com um Boeing 767. Mas vou entrar no mérito da sensação dos passageiros. Image A matéria da folha de Pernanbuco mostra bem o que a falha de comunicação e falta de conhecimento causam. Estes dois estão atados. Para os pilotos, que estão trabalhando e sabem que a situação não é de perigo, não informam aos passageiros.
Jan 25, 2025 7 tweets 2 min read
Olha que maneiro esse raio atingindo a cauda do Airbus A350 da British em Guarulhos. O voo acabou atrasando para fazer a inspeção. Mas quais foram os danos? Siga o fio 🧵 (1) Raios em geral não danificam muito os aviões, porque a fuselagem é feita de alumínio. MAS, o interessante dessa captura é que o Airbus A350 é feito de plástico reforçado, e um raio destruiria os painéis, justamente por serem de plástico e não condutivos de eletricidade. (2)
Aug 24, 2023 8 tweets 2 min read
Bem, TEM gente investigando isso sim. Segue o fio 🧶Existe uma métrica operacional importante em empresa aérea (e órgão regulador), que é a razão de corte de motor em voo (desligamento em voo). A métrica tem a sigla IFSD (In Flight Shut Down). (1) Image A depender do tipo de operação aérea, existe uma razão aceitável de IFSD por um X número de horas de voo. Ao atingir determinados valores, entra em ação o órgão regulador (no nosso caso a @oficial_Anac), já que TODOS os eventos de IFSD são informados para o regulador. (2)
Mar 23, 2022 9 tweets 2 min read
Este Fio será atualizado com as informações do #MU5375 que chegarem de fonte oficial da China.

1) O CAAC (a ANAC deles) falou que a tripulação não fez qualquer chamado nem reportou nenhuma dificuldade até o momento da perda de altitude. O CAAC não falou nada sobre falha de motor 2) O comandante tinha 6.709 horas de voo e o primeiro oficial 31.769. Havia um segundo oficial com 556 horas. O CAAC termina dizendo que todos tinham boas relações familiares. O 737 estava em condição aeronavegável e com a manutenção em dia, seguindo protocolos estritos.
May 8, 2021 7 tweets 2 min read
Fio: Com a mudança de estúdio do AeM, muita coisa acabou ficando encaixotada. Daí, ontem, o pessoal da produção encontrou um envelope fechado. Ao abrirem, tinha uma carta de um senhor de 72 anos e R$ 100,00 dentro, pra enviar um livro autografado.(carta no final do fio) (1 de 7) Na carta não havia menção a nenhuma rede social ou outra forma de contato. E eu me sensibilizei, porque imagine colocar R$ 100 dentro de uma carta e nunca ter uma resposta! A carta foi enviada em Novembro do ano passado. Daí fui pro Stories do Insta (2 de 7)
Feb 20, 2021 6 tweets 2 min read
Somente alguns detalhes:
A) Isto se chama "falha incontida" de motor.
B) O combustível neste momento já está isolado entre a asa e o motor.
C) O fogo aparente é causado por atrito de partes móveis e óleo do sistema de lubrificação.
(1 de 6) D) A vibração é causada pelo desbalanceamento dos eixos motor.
E) Conforme projetado, o avião continua subindo mesmo com um motor e retorna ao aeroporto.
F) Denver é um aeroporto tão alto, que por volta de 1999, os motores do 777 tiveram uma modificação chamada Denver-bump.
(2)
Jan 20, 2021 7 tweets 2 min read
Se esse incidente tivesse ocorrido nos anos 70, antes do advento do TCAS (Traffic Collision Avoidance System) o risco de colisão teria sido infinitamente maior, pois a resolução do conflito ficaria a cargo apenas do controlador de tráfego aéreo. Segue o fio pra entender. (1) Ainda não se sabe o porquê do Caravan ter efetuado a saída errada, mas isso será investigado pelo Cenipa porque no áudio da torre é possível ouvir o comandante do avião da GOL informando que teve um [alarme] de R/A. (2)
Jan 9, 2021 8 tweets 3 min read
Fio: É dureza acordar com notícias de acidente aéreo. Um Boeing 737-500 da Sriwijaya Air caiu 4 minutos após a decolagem de Jakarta. É muito cedo para falar qualquer coisa, muito menos para ter vídeo no canal. Os dados do @FlightRadar24 indicam uma rápida perda de altitude (1) Caso os dados de ADS-B estejam confiáveis, é preciso haver uma falha catastrófica para um avião vir ao chão tão rápido. Entre os fatores que poderiam causar isso temos: Bomba a bordo, falha de elemento estrutural primário (PSE), míssil ou colisão no ar. (2)
Mar 14, 2020 5 tweets 1 min read
(1) Quem trabalha na linha de frente da aviação sabe o quanto tudo é planejado com antecedência. Mas quando vem uma crise assim em que há grande incerteza sobre o próximo passo, o planejamento fica bem comprometido. Geralmente sabemos em Janeiro o que vai acontecer em Novembro -> (2) do mesmo ano e já está tudo planejado. Mas com o coronga, as disrupções nos levam a não ter planos para daqui a 3 semanas. Voos sendo mudados da noite pro dia, planejamentos de manutenção, horários - tudo bem dinâmico numa área em que planejamento é essencial para ->
Feb 22, 2020 7 tweets 2 min read
(1) Segue o fio - O Pouso com vento cruzado visto do cockpit de um A380. Neste vídeo o toque também ocorre em "crab" e é corrigido depois- motivo de críticas aos pilotos daquele vídeo viral. Assim como aquele video, neste ocorre a flutuação após o "retard" e o "flare [+] (2) mas o piloto não pode fazer sideslip na baleia, porque o sideslip pode fazer com que o motor toque na pista antes do trem de pouso, que no A380 são mais próximos ao corpo central da fuselagem. É nítido que após o "retard" a baleia flutua a 7 pés e não desce. [+]