Carlos Rittl Profile picture
Climate, environment, human rights, economy, football. And a livable and respectful world for my and everyone’s children.
Feb 17 8 tweets 2 min read
Tragédia em Petrópolis tem digital de mudanças climáticas. Mas volume absurdo de chuvas ñ explica sozinho a dimensão dos impactos. Outros fatores importantes são ocupação de áreas de risco e redução da proteção de florestas nestas áreas, promovida principalmente pelos ruralistas. Parte das áreas atingidas em Petrópolis são áreas de preservação permanente (APPs) em encostas de morros e margens de rios que deveriam ser protegidas (justamente pelo risco de enchentes e deslizamentos, com solos expostos encharcados), mas que estão cada vez mais desprotegidas.
Sep 27, 2021 5 tweets 2 min read
Minha opinião sobre esta carta de CEOs brasileiros ao presidente da #COP26:
. iniciativa empresarial bacana (mais uma!)
. cheia de boas intenções (mais uma!!): "acreditamos", "apoiamos", "devemos"...
. mas tem ZERO compromisso/ZERO meta (mais uma!!!)
economia.uol.com.br/noticias/redac… Esse mínimo denominador comum que foi negociado entre os CEOs que assinaram tá mínimo demais. Não mexe em nada no status quo de nenhuma das suas empresas. E, portanto, não ajuda em nada ao combate às mudanças climáticas. Muito pelo contrário!
Nov 17, 2020 11 tweets 3 min read
A “denúncia” do presidente Bolsonaro sobre Alemanha e França comprando madeira ilegal do Brasil parece notícia do Sensacionalista: ele passa a foice no Ibama, não prende ninguém, afrouxa regras de exportação, dá o carimbo atestando legalidade e joga responsa no ombro dos gringos? Se ele admite que o Brasil exporta madeira ilegal, e se sabe quem compra, também sabe quem vende e de onde vem a madeira ilegal. E então or que não prende os bandidos daqui, que assaltam a Amazônia, as áreas protegidas e terras indígenas todos os dias?
Jun 26, 2020 21 tweets 12 min read
In 2018, I said "If Brazil becomes a pariah on the global climate agenda, it would be extremely bad for our business, especially agribusiness" to @jonathanwatts. Bolsonaro's Brazil is already a global pariah. But will this stop Bolsonaro? Follow the thread theguardian.com/world/2018/nov… In April 2019, more than 600 scientists signed an open letter urging European Union to condition its trade with Brazil to transparency on commodities x deforestation and the respect to indigenous people's rights. science.sciencemag.org/content/364/64…
Apr 16, 2020 17 tweets 8 min read
Fio sobre #desmatamento na #Amazônia 2020. Desastre da gestão Bolsonaro/Salles não dá trégua nem na quarentena. Aumento em 2020 em relação a 2019 pode ser maior do que o de 2019 em relação a 2018, que foi de absurdos 30%, batendo quase 10 mil km2 (9.762 km2). Este gráfico mostra a área de alertas de desmatamento do #DeterB, da @dsrinpe, para 2 períodos: ago/18-mar/19 e ago/19-mar/20. Em cada mês entre ago/2019 e mar/2020 a área registrada pelo #DeterB foi maior que nos meses correspondentes de ago/18 a mar/19.
Apr 11, 2020 9 tweets 3 min read
Alguns gráficos e dados para aqueles que acham que os médicos, a OMS, chefes de estado, os governadores etc estão errados sobre o isolamento social para todos e para aqueles que acham que ajoelhar na calçada e orar para os céus irá nos livrar do coronavírus/da Covid 19 A subnotificação de casos de coronavírus no Brasil não é igual a de outros países. É muito pior. Realizamos só 296 testes por milhão de pessoas. Os Estados Unidos, que têm um 1/3 dos casos globais, realizaram 7.729 testes por milhão de pessoas. A Itália, 14.999. A Espanha, 7.593
Nov 22, 2019 10 tweets 3 min read
Se o desmatamento explodisse sob sua gestão, o que você faria? Seria implacável com o crime, reforçaria equipes de fiscalização e iria pessoalmente a campo prender madeireiros e garimpeiros ilegais e grileiros? Não se você for Ricardo Salles oglobo.globo.com/sociedade/ibam… Para que se tenha uma ideia do impacto que terá essa medida que torna mais difícil multar serrarias que processam produto de crime ambiental, vamos olhar alguns números.
Jul 20, 2019 19 tweets 8 min read
Qual o tamanho da #Amazônia? Como o @dsrinpe monitora o #desmatamento? Quanto já foi desmatado? O quanto de floresta está sendo destruído neste momento? Os satélites que monitoram o desmatamento mentem/o Inpe manipula os dados? Se tiver interesse, segue o fio. @dsrinpe A Amazônia Brasileira é o maior bioma (o correto seria domínio biogeográfico, mas vamos de bioma para simplificar) brasileiro. Ocupa uma área de 4.196.943 km2. Isso equivale a 49,3% do território brasileiro.