Jana Bianchi #NerdcastRPG⚔️🧙‍♂️👸🐲 Profile picture
Escrevo, traduzo, passeio com lobisomens e sou metade do @fantasticoguia / Brazilian writer, translator, & werewolf walker / Clarion West '21, BSFA winner
Jul 10, 2023 7 tweets 2 min read
Pra quem chegou por aqui recentemente: sou tradutora do inglês e do espanhol para o português. Já traduzi mais de 30 romances, 50 graphic novels, 30 jogos de tabuleiro e 20 outros contos, artigos, RPGs, roteiros ou jogos eletrônicos. Já preparei mais de 20 livros e jogos. Traduzi obras de autores como George R. R. Martin, Claudia Gray, Margaret Atwood, Mary Shelley, Carlos Trillo, Carlos Giménez, Paco Roca e Jose Muñoz e franquias/universos como Star Wars, Disney, DreamWorks, Blade Runner, Conan, Cobra Kai, Dungeons & Dragons e Star Wars.
Mar 4, 2021 24 tweets 5 min read
Hora do... FIO SOBRE O PREÇO DO OVO DE PÁSCOA 🥚🐰

Invejosos dirão que é uma tentativa de explicar o meme, mas em 2021 lhes digo que é uma mistura de escapismo tretístico com a tentativa de não deixar meu diploma de engenheira de alimentos mofar (feat. sou palestrinha 😬).

BORA A primeira viagem de comparar preço de barra de chocolate com ovo de Páscoa pelo peso é ignorar que a semelhança dos produtos é só a matéria-prima (chocolate). É a mesma coisa que comparar o preço de duas peças de roupa totalmente diferentes feitas com a mesma metragem de tecido.
Mar 14, 2020 49 tweets 9 min read
Como ando falando muito sobre ser tradutora, profissão que ocupa a maior parte do meu tempo/rende a maior parte da minha renda nesse momento, muita gente vem me procurando pra saber por onde começar. Tô no ônibus e resolvi fazer um fio sobre isso. Here we go! (Tradução: Boralá!) Antes, o aviso de costume: essa é a minha experiência. Não é o único caminho correto, tampouco é um caminho que vai dar certo pra absolutamente todo mundo — como tudo na vida, meu caminho envolveu acaso, sorte e privilégios. Mas vou focar mais no que está sob nosso controle.
Jan 24, 2020 17 tweets 3 min read
Bom, aqui vamos nós no fio da dita "weird food". Pra começar, vou relembrar o que disse na época da Ração do Dória™: comer é um ato político, social, cultural e econômico. E sim, é racista e xenofóbico ver a escolha alimentar de um povo como esquisita ou exótica. A maioria da dita "comida esquisita" nasceu em períodos de escassez extrema de alimentos, geralmente via processos tácitos de processamento de alimentos pra: a) transformar algo não-comestível em comestível ou b) aumentar a vida útil do alimento depois da colheita/abate/coleta.
Jul 23, 2019 8 tweets 3 min read
Ah gente cêis não vão fazer eu tirar meu argumento palavro-científico da gavetinha de conhecimentos de engenheira de alimentos pra falar de novo sobre bolacha e biscoito, né? Ok depois de literalmente três minutos de "AH PRONTO", aqui vou eu de novo rs
May 28, 2019 18 tweets 4 min read
Vamos lá, aqui vai meu fio sobre a experiência com a seleção das ficções relâmpago pra primeira temporada da @faiscamafagafo. São pensamentos esparsos sobre 1) as possibilidades do formato e 2) o que faz esse projeto tão especial pra mim (e pra @mafagaforevista). Antes de mais nada, quero agradecer a @tbs_bookworm. Foi um prazer trabalhar com alguém tão comprometida, caprichosa e pró-ativa. Na verdade, eu só ajudei a pensar em algumas coisas, selecionar e escrever os feedbacks pros textos. Toda a comunicação e bastidores são coisa da Fer.
Apr 23, 2019 6 tweets 2 min read
Nesse #DiaMundialDoLivro, minha timeline tá cheia de indicações de livros incríveis. Mas queria aproveitar o espaço pra enaltecer os amigos e colegas que trabalham com literatura. Só quem ama muito o livro e tudo o que ele significa — que é MUITO — se sujeita a essa missão. Em tempos de crise no mercado do nicho e uma situação política que enevoa o futuro da literatura (e da cultura como um todo) no país, é preciso muito amor pelo livro pra levantar da cama, vestir a armadura e encarar mais um dia de batalha desleal. Mas é o que a gente faz.
Mar 23, 2019 22 tweets 4 min read
Ninguém pediu, mas depois de ler várias coisas e conversar com um monte de gente do meio da produção de conteúdo, resolvi fazer um:

🗣️ Fio com a minha opinião sobre a treta Mauricio de Sousa/Turma da Mônica/Damares/Responsabilidade/Capitalismo 🗣️ Antes de mais nada, pra já tirar o elefante da sala: sou muito fã da Turma da Mônica. Admiro muito o Maurício, mas me decepcionei com algumas decisões que ele tomou (antes mesmo da foto com a Damares) e não tenho a menor intenção de passar pano pra qualquer comportamento dele.
Jan 10, 2019 55 tweets 10 min read
Minha dupla personalidade #JanaEngenheira assumiu e também vou fazer um fio de curiosidades sobre a coisa que tá ali empatada com escrita no top de coisas preferidas da minha vida que é: COMIDA!

1 curtida = 1 curiosidade sobre engenharia, tecnologia e ciência dos alimentos! 🍎 1. Simplificando, o engenheiro de alimentos manuseia e processa o produto da hora que ele é colhido/abatido/ordenhado até a hora que o consumidor bota o produto na boca. Antes disso tudo é agronomia, depois disso tudo é nutrição. Três coisas diferentes.
Dec 23, 2018 24 tweets 5 min read
Sabemos que histeria sobre absurdos inventados pelo governo do Bolsonaro é uma péssima ideia, e ele aponta na direção de usar — assim como o Trump — como estratégia de governo. Mas eu queria falar sobre como a histeria em cima de coisas NÃO absurdas também precisa ser combatida. Ontem saiu essa notícia e eu já vi vários posts com milhares de curtidas dizendo que pronto, que agora os frigoríficos vão ter carta branca pra vender carne podre. Como engenheira de alimentos ANTI governo Bolsonaro, queria esclarecer umas coisas:

economia.estadao.com.br/noticias/geral…
Mar 2, 2018 25 tweets 5 min read
Páscoa chegando, já começaram os memes sobre o preço dos ovos e achei que tava na hora de escrever o post anual com a minha opinião não solicitada de engenheira de alimentos. Com um PLUS — a reflexão sobre como é limitante não olhar o todo e entender como as coisas funcionam. Disclaimer: apesar de ser engenheira de alimentos (ou talvez POR ISSO), não venho defender a indústria, até porque não ganho com isso. A indústria como um setor é cruel, aproveitadora e preocupada unicamente com o lucro — ou seja, uma entidade capitalista em sua forma pura.