luciano pires Profile picture
cartunista, escritor, podcaster, palestrante e inquieto. Teima que é possível desasnar o Brasil. Mais em https://t.co/yUvjOyIVyk
Samej Spenser Profile picture Ruy Giraldes Profile picture fraelmachado Profile picture Luis Pedro Ferreira Profile picture 4 added to My Authors
12 Apr
1/ Quando digo que amizades verdadeiras não deveriam ser desfeitas por desavenças políticas, não nego a importância dessas desavenças. Nossas vidas serão dramaticamente afetadas pelas pessoas que escolhermos para exercer o poder.
2/ Quem nega suas convicções para não magoar os outros, submete-se às convicções desses outros.
É muito raro encontrar alguém que concorde 100% com nossas opiniões. A regra é que surjam sempre discordâncias, mas é preciso lembrar que ideias têm consequências.
3/ Existem certos valores íntimos que, se não forem compartilhados, impedem que uma amizade verdadeira permaneça. Ficam amizades supérfluas.
Me afastei de um amigo quando descobri que ele agia como um cavalo com a esposa.
Read 8 tweets
18 Mar
1/ O Caso da Churrascaria Fogo De Chão, que está com as lojas fechadas em função da pandemia e decidiu demitir cerca de 100 funcionários, provocando uma reação de uma juíza da Justiça do trabalho, que a condenou a readmitir todos eles e pagar multa de 17 milhões de reais como…
2/ …indenização por danos morais, é bizarro. Mostra o tamanho do poço no qual fomos jogados pela insegurança jurídica que toma conta do país.
3/ A sentença da juíza que condenou a churrascaria, diz que a empresa tem todo o direito de demitir os funcionários sem perguntar para o Sindicato, mas que deveria ter conversado com o Sindicato. Como não conversou, tome 17 milhões na cabeça.
Read 9 tweets
15 Mar
1/ Integridade vem do latim integritate, significa a qualidade de alguém ou algo ser íntegro, de conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, brioso, pundonoroso, cuja natureza de ação nos dá uma imagem de inocência, pureza ou castidade.
2/ O que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito. Um ser humano íntegro não se vende por situações momentâneas, infringindo as normas e leis, prejudicando alguém por um motivo fútil e incoerente. A moral de uma pessoa não tem preço e é indiscutível.
3/ Bem, isso é o que diz a Wikipedia. Lendo aqui, parece que integridade tem a ver com quem é... assim... um bocó-de-mola. Putz... bocó-de-mola? É. Essa é dos meus tempos de garoto em Bauru.
Read 9 tweets
22 Feb
1/ Ainda vão cancelar o Caco e a Miss Piggy... Em seguida vem Vila Sésamo, depois Chaves...
A Disney decidiu que “The Muppet Show” - apresentando Caco, o Sapo, Urso Fozzie e Miss Piggy - contém “conteúdo ofensivo” e agora pode ser visto apenas em uma conta adulta.
2/ Quando os telespectadores abrem o serviço de streaming, que disponibilizou cinco séries na última sexta-feira, os telespectadores são recebidos com o aviso: “Este programa inclui representações negativas e / ou maus-tratos a pessoas ou culturas.
3/ Esses estereótipos estavam errados na época e estão errados agora ”, relatou o Daily Mail.
“Em vez de remover esse conteúdo, queremos reconhecer seu impacto prejudicial, aprender com ele e iniciar conversas para criarmos juntos um futuro mais inclusivo.
Read 4 tweets
22 Feb
1/ “Maomé não é sagrado para mim. Eu vivo sob a lei francesa e não sob a lei do Corão”, afirmou o cartunista e editor-chefe do Charlie Hebdo, Stéphane Charbonnie, em 2011 após reação violenta de fanáticos à publicação de charges consideradas ofensivas ao islamismo.
2/ Quatro anos depois, ao que consta, ele foi o primeiro a ser morto no atentado de 7 de janeiro de 2015. Na ocasião, escrevi assim:
3/ “Segurar um cartaz, usar um botão ou publicar um post dizendo ´Je Suis Charlie´ não quer dizer que você concorda com o posicionamento político ou ideológico do jornal Charlie Hebdo. Não quer dizer que você aprecia as charges que eles publicavam.
Read 10 tweets
21 Feb
1/ A edição 21 do Big Brother Brasil parece recuperar os índices de audiência e de popularidade das edições mais antigas, com o povo gritando nas janelas a cada eliminação de um vilão. O BBB é um fenômeno POP impressionante.
2/ O músico Mauricio Pereira, disse assim no LíderCast: “o pop, ao mesmo tempo em que é muito comercializável, ao mesmo tempo que é vendável, ao mesmo tempo que é burro, idiótico, traz em si o sagrado.
3/ Porque tudo o que é possível e passível de ser tornado coletivo em grande escala, eu acho que traz o sagrado dentro de si.
Read 9 tweets
2 Feb
1/ Dan Ariely é professor de psicologia e Economia Comportamental na Duke University, nos Estados Unidos. Em seu livro “A mais pura verdade sobre a desonestidade”, conta uma história que ilustra muito bem nosso esforços equivocados para diminuir a desonestidade.
2/ Um dia, Pedro, um de seus alunos, ficou trancado para fora de casa. Então percorreu as redondezas para encontrar um chaveiro. Ele precisou de algum tempo para encontrar um que tivesse autorização municipal para destrancar portas.
3/ O chaveiro finalmente estacionou o caminhão e, em cerca de um minuto, destrancou a fechadura.
Pedro ficou impressionado com a rapidez e facilidade com que essa pessoa conseguiu abrir a porta.
Read 7 tweets
2 Feb
1/ De tempos em tempos alguns de meus artigos voltam a circular pela internet com autoria atribuída a terceiros. Mas o que me deixa realmente fulo é quando alguns estúpidos mexem no texto para "melhorar" e destroem o que escrevi. Um estupro literário, se me permitem a licença.
2/ E deixam meu nome ali! É como se mexessem com meus filhos!
Por isso estou republicando meu artigo mais violado, voltou a circular com força depois de ser desfigurado por algum idiota, que transformou uma reflexão necessária numa bobajada xenófoba. E deixou meu nome lá.
3/ O artigo original é de 2006 e pode ser encontrado aqui: portalcafebrasil.com.br/artigos/os-pre…
Read 15 tweets
1 Feb
1/ O termo hipocrisia deriva do grego hypo, que quer dizer sob, e krinein, que significa mudar, decidir. Daí nasceu o termo hypokrinesthai, eu sei lá como é que fala isso aqui em grego, cara, que significa fingir, representar um papel, responder.
2/ Enttão veio o latim Hypocrisis, que significa imitar os gestos ou a fala de uma pessoa. Lá pelo ano 1200, mudou para ipocrisie, o pecado de fingir virtudes ou bondades. E chegou no hipocrisia que conhecemos hoje.
Sacou?
3/ Hipocrisia é a arte de aparentar qualidades com o propósito de parecer virtuoso. Tem tudo a ver com o Café Brasil 744 – Sinalização de virtude.
Mas vai mais longe, sabe? Hipocrisia é mais do que só querer parecer virtuoso.
Você quer um exemplo recente?
Read 8 tweets
1 Feb
1/ Algum tempo atrás circulou uma pesquisa que perguntava se o Brasil é um país racista. A maioria respondeu “sim”. Mas quando a pergunta era “você é racista?”, a resposta era “não”. Racistas são os outros.
2/ Se em vez de racismo a pergunta fosse sobre preguiça, ignorância, desonestidade e outros atributos nada elogiosos, tenho certeza que a resposta seria a mesma: o problema são os outros. Isso leva a uma reflexão sobre a esperteza individual contra a estupidez coletiva.
3/ Como indivíduos somos ótimos. Honestos, estudiosos, aplicados, respeitosos, competentes... mas como um coletivo somos um desastre! Mas se o coletivo é a soma dos indivíduos, como é que 200 milhões de pessoas honestas formam um país corrupto? O problema são os outros.
Read 7 tweets
15 Jan
O mundo está ficando estranho. As pessoas perderam completamente o bom-senso e já há gente pregando autoritarismo do bem na imprensa. Fiz uma rápida pesquisa sobre o que podemos esperar de alguém autoritário:
1. Ódio. A pedra fundamental do autoritarismo. O ódio contra quem pensa ou age diferente do que ele acha certo.
2. Punição e crueldade. O ódio leva à necessidade de punir quem age errado. Evidentemente, o juiz do erro é ele, o autoritário.
3. Violência. Física ou psicológica.
4. Ameaças e amedrontamento. Autoritários precisam incutir o medo nos outros.
5. Regras confusas. O autoritário precisa que a regra seja quebrada para se sentir poderoso... punindo.
Read 7 tweets
11 Dec 20
1/ O abismo existente entre o que você quer ser e o que você realmente é, chama-se hiato da aspiração.
A aspiração dos chineses, indianos e coreanos provavelmente é conquistar o mundo, exatamente como queriam os brasileiros de sessenta anos atrás.
2/ Mas qual será a expectativa, a aspiração média dos brasileiros de 2020? Talvez ter um dinheirinho pra comprar um carrinho chinês, que é mais baratinho? É?
3/ Essa é a aspiração de quem vive na média, acostumado com o que é meio-bom, meio-competente, meio-confortável, meio-saudável. De quem não percebe que meio-bom também é meio-ruim. Meio-honesto é meio-desonesto. Meio-competente é meio-incompetente. Com qual metade você fica?
Read 7 tweets
8 Dec 20
1/ "Você viu que loucura as eleições presidenciais nos EUA? São toneladas de evidências de que houve fraude, o que colocaria o resultado da eleição em risco, e a imprensa já decidiu que o Biden tá eleito.
2/ Pode até ter vencido a eleição, mas eleito, não está, porque enquanto o resultado oficial não for anunciado, não dá pra apostar.
3/ E o que me chama a atenção é a quantidade de jornalistas dizendo o tempo todo “o presidente eleito Biden”, “o presidente eleito Biden”, com uma certeza olímpica que me intriga.
E o debate em torno da Covid então?
Read 5 tweets
25 Oct 20
1/ Estes dias de embates políticos têm sido um aprendizado só. As mídias sociais estão se revelando verdadeiros laboratórios do comportamento humano diante de quem pensa diferente.
2/ Desde que forcei a mão nas questões político-ideológicas, assumindo a defesa dos ideais liberais-conservadores em minhas páginas e em meu Podcast, tenho experimentado situações inusitadas.
3/ Perdi milhares de leitores e ouvintes que antes admiravam minha suposta imparcialidade e se decepcionaram quando descobriram que tenho uma visão de mundo diferente da deles.
Read 18 tweets
23 Oct 20
1/ O psicólogo e economista Daniel Khaneman, em seu livro Rápido e Devagar, descreve como funciona a Cascada da Disponibilidade:
2/ “… é uma cadeia de eventos auto sustentável, que pode se iniciar com matérias na imprensa sobre um evento de pequena importância, até provocar pânico e ações governamentais em alta escala.
3/ Em algumas ocasiões, uma matéria na imprensa sobre algum risco, captura a atenção de um segmento do público, que se torna atento e preocupado.
Read 10 tweets
7 Oct 20
1/ Almocei num restaurante que passava nas telas o show Kaia na gandaia de Gilberto Gil. O show é uma homenagem ao reggae de Bob Marley. Gil canta e encanta, dança e ilumina. Uma delícia. Mas...
2/ Tinha gente com cara feia na mesa.
- Odeio o Gil.
Gil era então ministro aliado ao governo do PT, portanto tudo que fizesse devia ser execrado. Não interessa sua história como artista, seu valor como poeta, sua capacidade como músico e intérprete.
3/ Até quem não gosta dele reconhece sua importância na história da Musica Popular Brasileira.
Mas Gil estava contaminado. Por uma "ideologia". E uso a palavra "ideologia" entre aspas, pois não sei se o circo político brasileiro tem algo que se possa chamar de ideologia.
Read 16 tweets
6 Oct 20
1/ Sou da geração de 1956, uma molecada que nasceu e cresceu meio que num hiato. Quando surgiu o amor livre eu era jovem demais. Quando fiquei maduro, apareceu a AIDS... Sou da geração que era jovem demais para curtir compreender Woodstock.
2/ E 1968, o ano das grandes mobilizações, eu tinha 12 anos de idade e morava numa cidade do interior. Quando vim para São Paulo, em 1975, uma parte importante dos acontecimentos que mobilizaram o país já havia sido deixada para trás.
3/ Mas começava uma nova fase de ebulição e acabei tomando parte em manifestações que provocaram mudanças no país.
Aos 20 anos de idade, recém chegado do interior, eu era como aquele sujeito descrito por Álvaro de Campos: eu era nada, nunca seria nada, não podia querer nada.
Read 12 tweets
5 Oct 20
1/ Cafezinho 322 – O deleite
Fiz uma Live esta semana e algumas pessoas me disseram: “Luciano, dava pra perceber que você estava se divertindo!”
Você já vivenciou isso, hein? Lidou com alguém que parece estar se divertindo com o que faz?
2/ Até algum tempo atrás eu usava essa expressão “divertindo-se”, até que eu procurei num dicionário e vi que “diversão” quer dizer recreação, distração, entretenimento. O que não era bem a definição do que eu estava sentindo.
3/ Parti em busca da palavra perfeita e achei “deleite”, que quer dizer gozo íntimo e suave, prazer inteiro, pleno. Delicia.
Agora, sim!
Read 8 tweets
19 Sep 20
1/ Mulheres gostosas fazem sexo e morrem no Everest.
2/ Vira e mexe recebo comentários de ouvintes que não se conformam com a pouca quantidade de acessos a meus canais e ao conteúdo que distribuo.
3/ Ficam indignados com certos canais que têm centenas de milhares, até milhões de seguidores, e que distribuem irrelevância, desinformação e treta.

Assim como dinheiro atrai dinheiro, popularidade atrai popularidade.
Read 12 tweets
25 Jul 20
1/ Na primeira semana de Julho de 2020, um grupo composto por dezenas de escritores, artistas, jornalistas e profissionais em diversas áreas publicou uma Carta aberta sobre justiça e debate nos Estados Unidos.
2/ Eles perceberam que o clima de confronto na sociedade está fazendo com que ideias não sejam mais discutidas, mas aniquiladas. Num trecho, eles escrevem assim:
“Os editores são demitidos por publicar peças controversas; livros são retirados por alegada falta de autenticidade;…
3/ …jornalistas são impedidos de escrever sobre certos tópicos; os professores são investigados por citar obras de literatura em sala de aula; um pesquisador é demitido por circular um estudo acadêmico revisado por pares; e os chefes das organizações são demitidos pelo que às…
Read 6 tweets
14 Jul 20
1/ O jornalista J.R.Guzzo escreveu que “Está crescendo rapidamente no Brasil um novo totalitarismo. Uma de suas taras é a seguinte: temos de salvar a democracia proibindo a manifestação das opiniões que achamos antidemocráticas.
2/ Resumo da ópera: ou você pensa o que a gente aprova ou então fica em casa e cala a boca.”
3/ Guilherme Fiúza escreveu que “Essa democracia que já sobreviveu a prepotentes e larápios tem agora uma novidade quente: personagens que sempre se disseram liberais aparecem dizendo que a manifestação A pode, mas a manifestação B não pode.
Read 10 tweets