Leider 🇧🇷 🇨🇳 🇨🇺 🇻🇦 🇧🇴 🇵🇸🏴 Profile picture
5 Jul
O FUTURO SEM NETOS
A discussão sobre ter ou não ter filhos é muito comum, sobretudo nos tempos modernos. No entanto caso você tenha menos de 25 anos a discussão sobre ter netos é estéril: não haverá mundo para eles. Essa imagem mostra basicamente queimadas. Preste atenção nela.
Você deve estar pensando no Canadá, onde as temperaturas chegaram a quase 50 graus, cidades inteiras tiveram que ser evacuadas, centenas de pessoas morreram de calor e Lytton em plena Columbia Britânica, foi reduzido à cinzas. Mas esse não é o problema.
metsul.com/cidade-pega-fo…
De fato o que você deve estar vendo na mídia é o chamado novo normal. Nos próximos anos será pior, e desmatar a Amazônia e os errados não vai ajudar. Muita gente pensa que ela é o pulmão do mundo mas isso está longe de ser verdade.
tempo.com/noticias/actua…
Read 28 tweets
5 Jul
OS HAUÇÁ
De um ponto de vista étnico os Hauçá são um povo afro-asiático que vive entre África ocidental e o Saara, adota a religião muçulmana e corresponde a cerca de 80 milhões de pessoas, embora o número de falantes do idioma oscile entre 100 e 150 milhões de pessoas.
As origens Hauçá são mais complexas do que as Yorubás. Primeiro porque metade do Y-DNA deles é do famoso haplogrupo R1b, da Ásia Ocidental. O restante pertence a diversas linhagens genéticas exclusivamente africanas, como os haplogrupos A, B e E1b1a, nativa do Chifre Africano.
A herança autossômica mtDNA (materna) mostra que os Hauçá estão mais estreitamente relacionados com a populações Nilo-Saarianas do Chade e Sudão do Sul, o que sugere originalmente eles falavam alguma língua ancestral Nilo-Saariana, antes de adotarem um idioma Afroasiático.
Read 27 tweets
4 Jul
EVITANDO A HIPOTERMIA

Em muitos momentos da minha vida eu tive mais coragem do que prudência, de modo que eu tive duas hipotermias (Lapataia e Morro da Bandeira) e gostaria de usar a minha experiência para ensinar o que você pode fazer para ajudar a população de rua a não morrer
Você precisa entender algumas coisas:
* Nenhuma roupa esquenta, a ideia é que ela retenha o calor corporal
* O que me salvou em Lapataia foi entender que no frio, estar molhado é uma sentença de morte.
* É muito importante também compreender que a gente perde calor pelo chão.
* Isso implica que suar pode ter consequências dramáticas
* Normalmente as pessoas que morrem de frio, perecem mais de ataque cardíaco do que de hipotermia, então estar hidratado é muito importante para reduzir o risco.
* É importante proteger as extremidades
Read 8 tweets
4 Jul
CITAÇÃO CLICHÊ, FOTO ALEATÓRIA
Como a internet ofereceu muita informação de graça a qualquer um que saiba ler, o uso de clichês em conversas se torna cada vez mais comum. Resolvi passear por esse assunto.
“Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”
Evelyn Beatrice Hall

Ou você acredita na importância de Voltaire para o Iluminismo ou acredita que ele teria dito uma besteira dessas.
"O essencial é invisível para os olhos"

O que é especialmente verdadeiro quando falamos do oxigênio, da gravidade, das forças nucleares fraca e forte e de um mínimo de dignidade.
Read 8 tweets
4 Jul
A ESTÉTICA DA DOR
A tristeza mais profunda e dolorida sempre canta em soprano e é verde claro.
Suba vários tons, chegue ao contralto de, por exemplo, Deep River na voz de Marian Anderson, e você não fica menos triste, apenas a dor sai da alma para morar no coração.
Se verde é o mar, o sol se vai e há uma solidão ao menos presumida ouvindo Marisa Monte, bom, seu coração padece. Pode admitir.
Read 10 tweets
3 Jul
À MODA CALIFORNIANA
Hoje de manhã parece que viralizam vestido horrível da francesa Lacoste. Honestamente, cheguei a pensar que era mínimo porque o troço era realmente horroroso. Mas descobri que não era, o terror é real! Daí uma filhota me pediu informações sobre a Califórnia... ImageImage
Como eu também gosto de jogo de palavras, e provavelmente pagarei muito caro por ter comido duas mangas verdes, quero falar um pouco mais sobre esse estado da Costa Oeste dos Estados Unidos... Quero começar mostrando a moda de quando ela pertencia à Espanha: Image
O vestido é um monumento horror mas o tipo de modelo também não ajuda. A cidade é um palito, e parece que foi colocada dentro de uma caixa da cintura para cima... Escolher um modelo certa para ressaltar a feiura da peça, enfim.
Read 25 tweets
3 Jul
AMPLITUDE TÉRMICA
Observe a variação dos extremos de temperatura em alguns países, em° C:
EUA -62.2 e 56.4
Rússia -67.8 e 45.4
Canadá -63 e 49.6
Índia -60 e 51
Tadjiquistao -63 e 48
China -58 e 50.3
Argentina -32.8 e 48.9
Austrália -23 e 50.7
Brasil -14 e 44.8 Image
Porque essa diferença brutal? Basicamente por três razões:
1) As temperaturas extremas negativas são maiores do que as positivas
2) As temperaturas negativas podem ser extremas tanto em altas altitudes quanto em altas latitudes
3) Ambiente secos são mais extremos do que os úmidos
Como aqui não é vídeo do YouTube, em as pessoas ficam enrolando para que você assista até o final, apesar da diferença de tamanho entre o Brasil e os Estados Unidos ser pequena, os Estados Unidos estão perto dos polos, onde a temperatura varia muito, e o Brasil perto do Equador.
Read 7 tweets
3 Jul
O MUNDO YORUBÁ
Meu ponto de vista étnico considerando a Nigéria e países vizinhos como Togo e Benin, os Yorubá são cerca de 35 milhões de pessoas; considerando a diáspora no Caribe, Bahia, Pernambuco, Flórida e Louisiana, eles são mais de 50.000.000. Três homens jovens com traj...Jovens Yorubás confraterniz...Negros africanos  trocando ...
A primeira coisa que quero deixar claro é que a influência deles sobre a língua brasileira é muito menor do que se pensa. Essencialmente, o português brasileiro foi influenciado por falantes do Ewe-Congo, de pessoas que vieram de Angola e Moçambique; os Yorubá vieram bem depois. ImageImage
Quem explica muito bem isso é a professora e etnonguista Yeda Castro. Eu realmente recomendo muito que você leia essa entrevista, porque ela é muito esclarecedora sobre o processo de formação do nosso idioma e do nosso povo. E também sobre a África.
geledes.org.br/nossa-lingua-a…
Read 28 tweets
10 Jun
GALES
Gales é um pouco menor do que Sergipe e tem 3,15 milhões de habitantes, estando situado no sudoeste da ilha da Grã-Bretanha. País foi unificado no começo do século XI e foi conquistado pela Inglaterra no fim do século XIII. A história do país e do povo porém bem mais antiga
Até cerca de 22 mil anos atrás, quase todo o território de Gales, excetuando-se algumas pequenas porções ao sul e ao leste, estava debaixo de uma capa de gelo. Somente perto do fim do pleistoceno essa camada de gelo derreteu e permitiu a chegada de humanos
researchgate.net/figure/Palaeog…
Outras espécies de seres humanos, mais especificamente o Homo antecessor, habitaram a ilha há mais de 1 milhão de anos, mas posteriormente a mesma foi despovoada em função dos frequentes avanços das calotas polares lindas da Noruega.
bbc.com/news/10531419
Read 27 tweets
10 Jun
Pensa que a gente pode arriscar mais. Que tal escolher um lugar inusitado para falar? Vote aqui, é secreto, rápido gratuito e fácil!
Gales
Mongolia
Read 5 tweets
9 Jun
SICÍLIA
Pouco menor do que Alagoas e com 5 milhões de habitantes, a Sicília, no extremo sul mais caloroso da Itália, é uma das regiões mais bonitas do país e uma ilha que vai bem além do Etna e das cidades fundadas pelos gregos.
A ilha é essencialmente vulcânica, na medida em que se encontra, sobretudo a sua borda oriental, na área de contato entre as placas tectônicas euro-asiática e africana. Por conta disso, além do Etna e do Stromboli, é frequentemente atingida por terremotos.
researchgate.net/figure/Geologi…
O Stromboli é, evidentemente, um vulcão do tipo estromboliano, qual seja explosivo e com grande quantidade de fluxo piroclástico. Localiza-se numa ilha ao largo da costa Siciliana.
Read 24 tweets
9 Jun
Os animais de estimação vão para o céu? Uma resposta eu originalmente vi pela primeira vez em um artigo traduzido e colocado aqui pelo @SexocraticEthan, salvo engano um assírio e cristão ortodoxo da Igreja de Antioquia.
oca.org/reflections/fr…
Suspeito que essa pergunta já foi feita a todos os clérigos uma vez ou outra, e geralmente vem de alguns dos membros mais jovens da congregação que acabou de perder seu amado gato ou cachorro (a perda de peixes dourados parece não provocar o mesmo nível de curiosidade teológica).
É importante que os clérigos percebam que a criança que faz a pergunta, às vezes chorosa, não está em busca de teologia, mas de conforto; ela não quer um discurso detalhado sobre o que a Bíblia diz, mas a garantia de que a dor que estão sentindo agora irá embora de alguma forma.
Read 29 tweets
9 Jun
Preparar o almoço e, como o feijão já está arrumadinho dentro dos sacos, fazer mais um fio. Basta escolher o ente federado: é gratuito, secreto, rápido e fácil, se quiser, vote!
Cáucaso Norte
Flórida
Read 5 tweets
9 Jun
ALASCA
Localizado no noroeste da América do Norte, entre a Rússia e o Canadá e entre os oceanos Ártico e Pacífico, o Alasca é maior do que a soma dos estados do Sul, Sudeste e Goiás, embora a sua população seja de menos de 750 mil habitantes. É um lugar bonito, frio e selvagem.
No passado a América do Norte esteve conectada com a Eurásia formando uma grande massa de terra chamada Beríngia, uma espécie de ponte natural que unia os dois continentes mas separava o Ártico do Pacífico, e que permitiu às faunas asiática e norte-americana se misturarem.
O Alasca não é só um picolé de terra e rochas, como se pode imaginar; em algumas áreas do estado, o clima é inclusive parecido com o que se encontra no Paraná ou nas serras do Rio de Janeiro e São Paulo. Nos próximos posts vamos mostrar isso.
Read 27 tweets
8 Jun
O BODY EXISTENCIAL
Antes de tudo, que me explique: imagens dão suavidade ao texto e hoje escolho Van Gogh. Poeta sabe mais do que filósofo, por isso o curitibano Paulo Leminski e o sul mato-grossense Manoel de Barros. É um fio, mas demorado, pois nenhuma tristeza é ligeira.
Tenho em mim um atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios:
Amo os restos
como as boas moscas.
Queria que a minha voz tivesse um formato
de canto.
As duas pontes desenhadas por Van Gogh ainda estão em Paris. A poesia é de Manoel de Barros, cuja alma mora entre o céu e Mato Grosso do Sul, viva até na comida japonesa que servem lá, em tigelas. Também já estive em Paris, minha alma nunca esteve, só agora, quando estou aqui.
Read 26 tweets
8 Jun
Finalmente terminei meus afazeres. Para acalmar minha mente, bora fazer o último fio do dia que já é noite. Basta que você escolha o estado americano: é gratuito, rápido, fácil, secreto e seguro!
Montana/Wyoming/Idaho
Nevada
Read 6 tweets
8 Jun
LOUSIANA
A Lousiana tem o tamanho da soma dos Estados de Pernambuco e Alagoas e uma população de cerca de 4,7 milhões de habitantes. Foi colônia francesa até 1763 e espanhola até 1803 quando foi vendida aos Estados Unidos. A história da região, porém, é muito mais antiga. ImageImageImage
A primeira civilização não-nômade da Luciana foi a da cultura que ergueu Watson Brake, no centro-norte do estado, pouco mais de 5400 anos atrás. Parece ter sido erguido por uma sociedade de caçadores-coletores de base local, o que é inusual para uma população sedentária. ImageImage
Poverty Point foi construído por uma cultura bem mais avançada, cerca de 3.400 anos atrás; a cidade tinha cerca de 5000 habitantes E era uma entre várias outras da cultura pré-agrícola do baixo Mississipi.
louisianatravel.com/articles/secre… ImageImageImage
Read 26 tweets
8 Jun
Cara dos Estados Unidos vou fazer como estou fazendo com a China, um fio por estado. Então temos que começar pelos mais bonitinhos. Qual você prefere? O voto é secreto, gratuito rápido e fácil!
Read 7 tweets
8 Jun
Canadá, Estados Unidos e Ucrânia são CONTRÁRIOS À PUNIÇÃO DE QUEM GLORIFICAR O NAZISMO? Uau, estou zero surpreso...
O ucranianos fizeram parte disso, os canadenses até homenagearam e formalmente os Estados Unidos lutaram contra. Mas é sempre bom lembrar!
Sempre bom nos lembrarmos também dos "honrados" japoneses:
Read 5 tweets
7 Jun
Madagascar é a maior ilha da África e a quarta maior do mundo, com 587 041 km² de area, mais de 26 milhões de habitantes e fauna e flora com notável grau de endemismo. Geologicamente, a ilha assemelha-se mais a Índia do que à África; também é conhecida por seus baobás... ImageImageImage
Do ponto de vista geológico a ilha fazia a parte de Gondwana, depois da massa de terra onde estavam Índia e Antártica/Austrália; quando essas duas últimas se separaram, Madagascar permaneceu com a Índia até cerca de 90 milhões de anos atrás, quando a mesma se dirigiu até a Ásia. Image
A ilha, embora esteja ao lado da África, está separada dela há mais de 130 milhões de anos. Sua fauna altamente endêmica reflete essa circunstância. ImageImage
Read 28 tweets
30 May
EGITO
Com cerca de 106,4 milhões de habitantes, um milhão de quilômetros quadrados de área e PIB de 1,2 trilhões de dólares o Egito é a maior economia africana, 2° maior do mundo árabe, 3° do Oriente Médio e 4° do mundo islâmico; é o terceiro mais populoso país da África.
A primeira grande civilização africana e uma das mais antigas do mundo é a egípcia. Esse povo africano foi a primeira a desenvolver a escrita, uns 6000 anos atrás, mas sua história começou muito antes. Mudaram de religião e não falam mais a antiga língua, mas são o mesmo povo.
Neste pequeno fio abaixo eu discuto a origem da agricultura. No caso específico do Egito, começou ainda no Pleistoceno, antes mesmo da mudança climática que tornaria o Saara um deserto. Os egípcios então não eram filhos da necessidade, mas da oportunidade
Read 29 tweets