Tabata Amaral Profile picture
📚 Ativista pela educação 🇧🇷 Deputada Federal (PDT-SP) 📢 Co-fundadora @mapaeducacao e @acreditobr.
Felipe Calegario Profile picture 1 added to My Authors
13 Jun 20
O PL contra as #FakeNews já está em sua 3ª versão na Câmara. Ainda assim, para além das mentiras que estão sendo espalhadas, vejo pessoas criticando o projeto com base nas versões anteriores ou sem nunca terem lido o PL. Por isso, decidi fazer esse fio com algumas explicações. 👇🏼
1-Estamos ouvindo a sociedade e especialistas, e é por isso que existem diferentes versões do PL. O texto atual é fruto de mais de 70 reuniões com representantes da sociedade civil e mais de 600 contribuições feitas durante a consulta pública (que ficou aberta por mais de 1 mês).
2- A última versão protocolada na Câmara por mim e pelo @rigoni_felipe é o PL 3063/2020. Nela, eliminamos os pontos sobre os quais não havia consenso, como a verificação de desinformação, e focamos em transparência e combate a robôs não identificados. Vejam o que o PL propõe:
Read 6 tweets
22 Apr 20
1) A “nova política” de Bolsonaro não tem nada de novo e nada de bom para a população. Bolsonaro descumpriu sua promessa de que não pactuaria com a velha prática de “toma-lá-dá-cá”, de oferecer cargos aos partidos em troca de apoio do Congresso.
2) Em pouco mais de 1 ano de mandato, o PR nunca sentou para negociar pautas chaves com parlamentares ou a sociedade civil. Mas não demorou muito para que ele optasse por negociatas e oferecesse, nos bastidores, cargos de seu governo ao Centrão em troca de apoio político.
3) A mídia já noticiou, inclusive, que Bolsonaro estaria cogitando recriar o Ministério do Trabalho para dar empregos aos seus novos aliados do PTB, liderado por Roberto Jefferson. Nada mais velho na política do que isso.
Read 4 tweets
15 Jul 19
O ministro da Educação, quando esteve na Câmara em maio, negou o corte nos recursos das universidades e afirmou que o foco do governo está nas creches e no ensino básico. Duas reportagens publicadas hoje mostram que nenhuma das duas coisas é verdade.
Até abril, foram pagos apenas 13% do valor executado no mesmo período de 2018 com construção de creches. O Brasil Alfabetizado, de bolsas para jovens e adultos, parou.
Universidades têm relatado dificuldades para pagar funcionários de limpeza e segurança, bolsas de iniciação científica, estágio e intercâmbio.
Read 6 tweets
3 May 19
Há dois anos estudo o tema previdenciário, ouvindo especialistas com diferentes pontos de vista, de Cesar Benjamin a Paulo Tafner, e o sistema atual não se sustenta. Há dois anos defendo que é necessária UMA reforma da Previdência.
Mas a proposta apresentada pelo governo federal desconsidera as nossas debilidades sociais e não ataca os maiores privilégios. Temos o desafio de nos distanciarmos da polarização simplista que coloca temas complexos sob o prisma da luta do bem contra o mal.
Afinal, qual é o lado do bem na discussão sobre a reforma da Previdência? O dos que se dizem contra e empurram o problema para baixo do tapete? Ou o dos que defendem um sistema privado de capitalização, ignorando a desigualdade socioeconômica?
Read 6 tweets
30 Apr 19
Gostaria de saber do ministro Abraham Weintraub qual a definição técnica de balbúrdia que justifique corte de 30% no orçamento de universidades importantes.
O ranking do CWUR (Center for World University Rankings) coloca a UNB, a UFBA e a UFF não só entre as melhores do país como entre as melhores do mundo.
Adotar um critério moralista p/ asfixiar financeiramente faculdades e desencorajar pensamento crítico e livre faz parte de uma política de governo antieducação que atrapalha o avanço de discussões importantes e emergenciais que precisamos ter, como por ex. o vencimento do Fundeb.
Read 6 tweets
23 Apr 19
A convite do governador João Doria, estive ontem no Palácio dos Bandeirantes, cumprindo o meu papel de deputada federal, que também é o de acompanhar o poder executivo do meu Estado.
Conversamos sobre o combate à violência contra a mulher e educação, especialmente técnica e profissional, que são áreas foco do meu mandato.
O governador ouviu os relatos da minha visita à E. E. Raul Brasil e se comprometeu a iniciar uma reforma completa da escola ainda no começo do próximo mês, para que todos os alunos se sintam seguros na volta às suas atividades, entre outras medidas.
Read 4 tweets
11 Apr 19
O projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar publicado hoje me preocupa. Não sou contra o ensino domiciliar, desde que ele seja regulamentado para que as crianças tenham seus direitos garantidos também nesse modelo de ensino.
No entanto, o governo ver essa medida como prioritária para a melhoria da educação é completamente equivocado. Temos quase 50 milhões de alunos matriculados na educação básica.
Qual número de mães é maior no nosso país: as que têm possibilidade de manter os filhos em casa ou as que precisam trabalhar para sustentar a família e não têm com quem deixar as crianças? Essas mães já foram ouvidas?
Read 4 tweets
2 Apr 19
Para cumprir a meta fiscal, o governo cortou R$ 5,8 bilhões da Educação, a pasta mais prejudicada. Com isso, já não corremos o risco de acreditar que educação é prioridade para o governo. Os recursos destinados à educação podem sim ser melhor investidos.
No entanto, não podemos cair na falácia de que a educação tem dinheiro sobrando. 62% dos municípios brasileiros destinam menos de R$ 400 por mês por aluno, incluindo manutenção das escolas, salários de professores, transporte e alimentação escolar.
Diante disso, me preocupa ainda mais saber que foi o Ministério da Economia, e não o de Educação, quem convocou hoje a primeira reunião para tratar sobre a reestruturação do Fundeb. Para não dizer que o MEC não foi, o ministério constava na lista de convidados. #VamosJuntos
Read 5 tweets