Aproveitar o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, para explicar como o uso de algumas expressões para demonstrar que a pessoa não é racista, só reafirma uma postura equivocada diante do debate racial! Segue o fio 🧶: #20denovembro#DiaDaConsciênciaNegra
“Somos todos iguais!”- Mentira, né gente? Somos todos diferentes e isso não é um problema. Nossas diferenças é que fazem ser quem somos. Existem milhares de povos e suas diferentes culturas. O que deveríamos ter eram as mesmas oportunidades e possibilidades de acesso.
Feb 6, 2021 • 5 tweets • 3 min read
Gosto de realitys shows pq podemos prestar atenção na vida alheia sem sermos taxadas de fuxiqueiras (coisa que eu sou), e ainda observar o que acontece para refletir sobre o nosso cotidiano! Dito isso, vamos para o episódio do #bigfone envolvendo #bil e @FreireJuliette#bbb21
Quantas vezes a gente teve certeza que aquela pessoa queria nosso bem, que era um ser humano empático as nossas dores e que estava se colocando a disposição para nos fortalecer, quando na verdade tudo não passava de encenação e até mesmo a torcida para a nossa derrota e chacota!
Feb 5, 2021 • 4 tweets • 2 min read
A negritude é diversa! Temos pessoas pretas com a pele mais clara, outras com a pele mais escura. Mas, a negritude é formada por um conjunto de características genéticas. A dificuldade do reconhecimento é que aqui no Brasil, o racismo está mais associado ao fenótipo! #bbb#bbb21
Vale lembrar que, essa miscigenação que muita gente reivindica surge a partir da violência dos corpos de mulheres negras, que era utilizadas como objeto sexual para satisfazer os prazeres masculinos. Muitas foram violentadas!
Feb 4, 2021 • 5 tweets • 2 min read
Aqui fora, somos questionadas sobre suas posturas(acusadas de passar pano - expressão que odeio). Demorei a escrever, pq queria entender o que passava na sua cabeça. Uma jovem recém chegada na militância, com um discurso tão poderoso estava seguindo caminhos tortuosos. #lumena
Será que não se trata de um surto? Psicólogos precisam de atendimento psicológico.Terapia para não enlouquecer com os problemas alheios e com os seus. Aos 40 anos, metade voltada para a luta antirracista, carrego Odé,e o agueré nos ensina é dar um passo para trás, para avançar!
Feb 4, 2021 • 5 tweets • 2 min read
Carta para Lumena- Carta para Lumena, ou conselhos de uma preta qualquer
Oi Lumena preciso te dizer que o anúncio da sua participação no #bbb fez eu vibrar de alegria. Uma mulher preta, baiana, lésbica e forjada na luta antirracista seria um grande bálsamo para muitas de nós.
Antes do programa começar, travamos uma luta por você, era só um um emoji, mas sabendo da importância para sua ancestralidade fomos em busca de assegurar o seu direito. Ali, a gente já percebia q sua participação seria marcada por muita luta e um batalhão se colocou à disposição.