𝐘𝐮𝐫𝐢 𝐕𝐢𝐞𝐢𝐫𝐚 🇧🇷⚡ Profile picture
Writer. Autor publicado pelas editoras Record, José Olympio e Vide Editorial. Semifinalista do Prêmio Oceanos 2018. Narrar é humano.
May 10 5 tweets 3 min read
"Gostaria que meus compatriotas levassem em consideração que, qualquer que seja a lei humana, não há um indivíduo sequer, ou uma nação sobre a Terra, que possa cometer o mais mínimo ato de injustiça contra o mais obscuro dos indivíduos sem sofrer um castigo por isso. Um governo que deliberadamente pratica a injustiça, e nela persiste, acabará por se tornar alvo do sarcasmo do mundo."
Henry David Thoreau, in A Desobediência Civil "O resultado de um bom governo é tornar a vida mais valiosa — o de um mau governo é torná-la menos valiosa. Podemos suportar que as ferrovias, e todos os outros bens meramente materiais, percam um pouco de seu valor, pois isso só nos obrigará a viver de modo mais simples e econômico; mas suponham que o valor da própria vida tivesse que ser diminuído! Como querer menos do homem e da natureza, como viver de modo mais econômico do que fazemos no que diz respeito à virtude e às qualidades nobres? De um mês para cá tenho vivido — e creio que todo homem de Massachusetts capaz do sentimento de patriotismo deve vivenciar uma experiência semelhante — com a sensação de ter sofrido uma perda enorme e indefinida. Não identifiquei de início o que me afligia. Ocorreu-me, por fim, que o que eu perdi foi um país. Nunca respeitei o governo sob o qual eu vivia, mas pensei tolamente que pudesse viver aqui, ocupado com meus assuntos pessoais, e esquecê-lo. De minha parte, minhas velhas e mais valiosas atividades perderam não sei dizer quanto de seu atrativo, e sinto que meu investimento na vida aqui vale muitos pontos percentuais a menos desde a última vez que Massachusetts mandou deliberadamente de volta à escravidão um homem inocente, Anthony Burns. Antes disso eu vivia, talvez, na ilusão de que minha vida se passava em algum lugar entre o céu e o inferno, mas agora não posso me convencer de que não vivo completamente dentro do inferno. O território dessa organização política chamada Massachusetts está, para mim, coberto moralmente de cinzas e lava vulcânica, tal como Milton descreve as regiões infernais. Se existe um inferno mais desprovido de princípios que os nossos governantes, e que nós, os governados, sinto curiosidade em conhecê-lo. Se a vida vale menos, todas as coisas que fazem parte dela, ou que para ela concorrem, também perdem valor. Suponhamos que o senhor tenha uma pequena biblioteca, com quadros para adornar as paredes e um jardim ao redor, e que tenha aspirações literárias, científicas etc., e que descubra de repente que sua propriedade, com tudo o que há nela, está localizada no inferno, e que o juiz de paz tem o casco fendido e um rabo bifurcado — essas coisas todas não perderiam subitamente seu valor a seus olhos?"
Henry David Thoreau, in A Desobediência Civil
Jan 20, 2023 4 tweets 1 min read
O Telecine agora costuma passar, madrugada adentro, filmes soviéticos (isto é, propaganda soviética), uma coisa linda de se ver. Anteontem foi este aqui: "Kino Eye" (1924), de Dziga Vertov. Há uma cena em que a militante mirim – de um grupo de "pioneiros", isto é, da "juventude leninista" – vai encher o saco de adultos que estão no bar bebendo e fumando. Entrega-lhes folhetos com a inscrição: "Adultos, vocês estão atraindo a tuberculose quando fumam e bebem".
Jan 19, 2023 5 tweets 1 min read
Durante anos, a KGB subornou roteiristas de Hollywood, não para que escrevessem histórias revolucionárias, mas para que metessem, em uma ou duas falas, uma idéia subversiva qualquer. Hoje, The Last Of Us possui zumbis graças ao... aquecimento global! Ai, meu saco. Filme ou série de zumbi já é a coisa mais manjada do mundo. Zero de novidade.Logo, é preciso variar aspectos secundários, tipo, de onde vêm os zumbis? Neste caso, de um fungo que se tornou resistente à alta temperatura do corpo humano graças ao aquecimento global. Que "genial".🤦
Dec 15, 2022 8 tweets 2 min read
Imagine uma lagoa cuja água seja cristalina. Esse fato é a democracia. Se a água fica turva, não há mais democracia. Logo, é impossível ser democrático em meio à água turva. A democracia não é uma virtude cardeal e muito menos uma virtude teologal. Se a água está turva, é preciso ...mover-se em meio à sujeira. Não há um cantinho cristalino onde se esconder. Se o sistema não é mais democrático, tentar ser democrático, como se isso fosse uma virtude, é ser vencido na guerra assimétrica, onde os porcos podem tudo e os defensores da água limpa, nada.
Nov 30, 2022 5 tweets 1 min read
(1/5 )Em vez de um cabo e um soldado talvez fosse mais útil um São Francisco Xavier. Fernão Mendes Pinto (1509-1583) conta que, quando os portugueses de Malaca se inteiraram da aproximação da armada do rei mouro de Achém, todos se entregaram ao sentimento de derrota. (2/5)A armada era constituída por 70 embarcações que levavam 5 mil soldados inimigos. Padre Francisco, quando foram lhe dar a notícia, pediu para que tivessem calma, pois ele precisava concluir a missa. Em seguida, perguntou quantos navios havia para a defesa: só 7 e com avarias.
Nov 28, 2022 14 tweets 3 min read
Semanas atrás assisti ao filme "Mientras dure la guerra" (2019), sobre a relação entre o escritor católico Miguel de Unamuno e o General Franco, durante a Guerra Civil Espanhola. Mesmo com seu viés – ninguém pode negar o viés esquerdista do Amenábar – o filme é interessante. O título faz referência ao espaço de tempo que o General Franco prometera manter-se no poder: apenas enquanto durasse a guerra. Claro, ficou mais de trinta anos governando a Espanha. Dois detalhes interessantes que são relevantes no momento:
Aug 27, 2022 5 tweets 2 min read
Ninguém viu o Tucker Carlson anteontem? Agora que os casos de "efeitos colaterais" de você-sabe-o-quê tornaram-se volumosos demais para escondê-los sob o tapete, a esquerda americana arranjou um jeito de abordar o tema: a culpa é do Trump, que mandou os laboratórios criarem a💉. Enfim, agora está liberado: você já pode anunciar que morreram mais pessoas em 2022 do que em 2021 e 2020, todas 'remediadas'. Você pode dizer porque a culpa é do Trump – muito embora os democratas é que tenham fomentado o terror e obrigado a 'remediação'.
rumble.com/v1hdzeb-tucker…
Aug 24, 2021 6 tweets 3 min read
Esse filme do João Goulart em visita à União Soviética deve ser interessante... (Por que os russos não digitalizam essas coisas?) russianarchives.com/films/vice-pre… E o filme do José Sarney em visita à União Soviética em 1988? Deve ser mais interessante ainda. E ele levou uma delegação de "trabalhadores da arte e da cultura". Quem faria parte dela? (Digitaliza isso, russos!) russianarchives.com/films/brazilia…
Aug 2, 2021 10 tweets 2 min read
Há uma página com citações interessantes sobre voto digital, urnas eletrônicas, voto impresso, etc. (O link da página irá no último tweet da thread.) "Se você pensa no voto informatizado por cinco minutos, você pensa: 'Por que não?'. Mas se você pensa por algumas horas, descobre uma porção de razões do porquê não."
Kim Alexander, presidente da California Voter Association
Jul 30, 2021 4 tweets 3 min read
Se não dá para confiar ao poder público nem a manutenção do asfalto das ruas, imagine confiar o patrimônio cultural. The Film Foundation, capitaneada por Scorsese, vive de doações, tanto de empresas quanto de cidadãos. film-foundation.org/partners | film-foundation.org/donation #incendios Image Veja aí as planilhas de 2018/2019 (PDF) com os gastos da The Film Foundation, responsável por restaurar e preservar os filmes americanos. Precisamos de menos Estado, de ricos menos avarentos e menos incultos e de mais transparência. #incêndio #cinemateca
film-foundation.org/pdf/Financial%…
Jul 17, 2021 4 tweets 2 min read
"O comunismo é o fascismo do pobre."
Do escritor cubano Guillermo Cabrera Infante, in "Mea Cuba". "Em Cuba, ao colocar Marx de pé colocaram Martí de cabeça para baixo. Foi José Martí quem falou de outra tirania: 'Assistir a um crime em silêncio é cometê-lo'. Agora, cometer um crime (em Cuba) é dizer que você o presenciou. (...) o comunismo é um dos avatares do mal."
ibidem
Jul 13, 2021 4 tweets 1 min read
"Guerrilha do Araguaia - As Faces Ocultas da História"

O Eduardo Castro, com quem trabalhei anos atrás, dirigiu o documentário abaixo e, na época em que o lançou, deixou muitos esquerdistas zangados: os entrevistados abriram o bico sem rebuços. ASSISTA!
Ele lançou o filme há 13 anos, apresentando-o em festivais e universidades (onde levava pedradas verbais), mas só o postou na internet há dois. (Fiquei muito tempo enchendo o saco dele: "Posta no youtube!")
Jul 11, 2021 5 tweets 2 min read
Esta é, provavelmente, a mais importante entrevista que você verá sobre o C19, que NÃO é novo. Tudo o que está ocorrendo é proposital. ASSISTA. (E quem tiver tempo para legendá-lo em português...) Trecho da entrevista com o Dr. David E. Martin.
Jul 7, 2021 4 tweets 2 min read
Em 1999, conheci o compositor erudito José Antônio de Almeida Prado, primo da Hilda Hilst. Ele estudou com Olivier Messiaen, que compôs, num campo de concentração nazista, o Quarteto para o Final dos Tempos. Infelizmente, confesso, essa composição me soa como uma trilha sonora em busca de um filme... Musicalmente, não sou tão sofisticado assim. Mas fico imaginando os prisioneiros judeus, esfarrapados, assistindo, acompanhados pelos nazistas, a essa apresentação. Sim, isso ocorreu.
Jul 7, 2021 4 tweets 1 min read
Como não esperava que meu comentário sobre "Mulheres que correm com os lobos" fosse ter esse alcance, limitei-me a provocar, em termos junguianos, os leitores junguianos do livro. Ora, Clarissa Estés não diz explicitamente que a mulher deve se agarrar a propensões negativas.(1/4) Não é tão simples. Ela nem sabe que o faz, pois o problema, na verdade, é o próprio Jung, em cuja doutrina ela se baseia. Leia o Capítulo VI de "Cosmos e Transcendência", do Wolfgang Smith, e entenda melhor: Jung foi um gnóstico que criou um samba arquetípico do... (2/4)
Jul 6, 2021 4 tweets 3 min read
Jun 23, 2021 4 tweets 2 min read
Outro dia alguém que não sigo elogiou a diversidade racial de atores e modelos que aparecem hoje na publicidade. Seria uma "novidade do século", ou algo assim. Ora, nos anos 1980/90 a United Colors of Benetton já mostrava 'todas as raças'. A diferença é que não usavam gente feia. ImageImageImage Os feios costumavam aparecer em propagandas que contivessem um tom humorístico.(Aqui, não me refiro à Benetton.)Hoje, os feios querem ser levados a sério na publicidade, isto é, querem ser considerados bonitos.Atenção, publicitários: segundo estudos, até bebês têm senso estético.
May 20, 2021 5 tweets 6 min read
Repito: se privatizarem a ELETROBRÁS, façam o favor de NÃO VENDÊ-LA PARA A CHINA, hem. (Assista aos três vídeos desta thread: a China vem comprando empresas de energia em vários países como parte da sua estratégia de dominação mundial.) No Brasil, além da CPFL (80% de capital chinês), há outras 12 empresas chinesas menores controlando a distribuição de energia.
Apr 2, 2021 7 tweets 3 min read
Policiais que batem em cidadãos honestos, funcionários públicos que seguem ordens inconstitucionais, gente que reclama de máscara usando máscara... Como tudo isto ocorre? Assista a "Derren Brown: The Push" e veja como é fácil manipular uma pessoa "normal". imdb.com/title/tt534085… Nesse "experimento", ou "pegadinha satânica" (você decide), pessoas comuns são manipuladas em doses cada vez maiores até serem levadas a empurrar um homem de cima de um prédio, isto é, até tornarem-se assassinas. Assustador. #Netflix
Mar 31, 2021 4 tweets 2 min read
O NTD postou este vídeo com os planos de dominação da China à maneira de Sun Tzu: sem disparar uma flecha. Segundo o tal professor chinês que deu com a língua nos dentes, por algum tempo a China cogitou usar o Brasil para combater os EUA.

Está no ponto: Difícil dizer de quem este cara tem mais medo: se da Falun Gong e do Li Hongzhi (The Epoch Times e NTD) ou se do Trump. medium.com/bigger-picture…
Mar 26, 2021 10 tweets 3 min read
Lembra-se de como o Coronel Kurtz (Apocalypse Now) chegou à conclusão de que os comunistas vietnamitas eram invencíveis? Após passar com seu pelotão por uma vila, em território inimigo, não encontrando ali nenhum guerrilheiro, vacinou todas as crianças do local e seguiu viagem.👇 Dias depois, ao retornar, passou pela mesma vilazinha e, chocado, percebeu que os vietcongs haviam cortado os braços de suas próprias crianças, os braços em que a vacina fora aplicada! Era como se dissessem: "Temos soberania até sobre os corpos do nosso povo". Após o choque..👇