No dia em que Mandela completa 100 anos, vamos trazer a tona um dos seus maiores inimigos e motivação da sua luta para mudar seu país, o Apartheid. Uma atrocidade que acabou a menos de 40 anos. Thread perfeita para a turma do “não existe racismo”.
Protestantes odeiam assumir, mas tudo começou com a ultraconservadora Igreja Reformada Holandesa (NGK) que conta com mais de 40% dos brancos no país. Em 1857 devido as tensões raciais, o grupo concordou que as celebrações deveriam ser divididas por raça.
Adiante, em 1881 foi criada a Nederduitse Gereformeerde Sendingkerk, ou Igreja RH da Missão para pessoas pretas. Durante esses anos muitos teólogos começaram a procurar na sua bíblia justificativas para a segregação, foi o começo da teologia do #apartheid
Uma das bases dessa teologia era a Torre de Babel, história presente no Gênesis onde Deus achou arrogante a tentativa de chegar aos céus e confundiu os homens com línguas diferentes. Para a NGK isso justificaria que negros e brancos deveriam ficar separado para não haver confusão
Todos sabemos o quanto a sinergia entre política e religião pode ser devastadora. Mas foi oficialmente em 1947 que o Partido Nacional Sul-Africano venceu as eleições. Consolidando em 1948, consolidou o Apartheid com leis que limitavam os direitos da população negra
Foram mais de 300 leis que beneficiavam os brancos, correspondendo apenas a 20% da população do país. Na prática os negros foram aprisionados dentro do seu território por uma minoria.
Algumas dessas leis proibiam casamentos mistos e até relações sexuais entre pessoas de raças diferentes.Vários locais públicos foram segregados, praias, ônibus, hospitais, escolas se tornaram privilégios brancos e muitas placas foram instaladas para lembrar a população.
A Lei de Educação Bantu de 1953 criou um sistema de educação distinto, q visava preparar os negros para trabalhos braçais pelo resto de suas vida. Na década de 80 a coisa ficou mais violenta com censura e o governo condenando a oposição à morte (tipo a ditadura brasileira)
Essa trite foto é do infame atentado em Soweto, estudantes protestavam contra diretrizes educacionais colonizadoras e foram recebidos de forma violenta pela polícia, o garoto da foto não resistiu. resumofotografico.com/2016/06/a-foto…
Mandela já estava na cadeia desde 1963, com pena de prisão perpétua. Foi libertado em 1990, quando (por pressões internacionais e das guerras civis) o Apartheid foi declarado um fracasso e o Congresso Nacional Africano (partido) pode retomar suas atividades.
Mandela morreu em 2013, mas sua memória será celebrada para sempre por todos os povos que buscam liberdade. Mais informações nesse documentário
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.