Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉😷 Profile picture
Biomédica, Neurocientista, Pós-Doc Bioquímica (@ufrgsnoticias) e div. científica Ela/Dela | tuítes em pt-br. Coordenadora da Rede @analise_covid19

9 Jun, 12 tweets

💉Dados de vacinas e variantes! Resultados da Ad26.CoV2.S, vacina de 1 dose da Janssen contra variantes do SARS-CoV-2: Alfa (🇬🇧B.1.1.7), Epsilon (🇺🇸CAL.20C), Gama (🇧🇷P.1), e Beta (🇿🇦B.1.351) em uma amostra de vacinados!

Acompanha 👇 #todospelasvacinas #dianacionaldaimunizacao 💉

Relembrar é viver: dados da fase 1/2 da Janssen

Publicação da fase 3 na @NEJM

A vacina da Janssen usa a tecnologia de vetor adenoviral humano recombinante (Ad26), assim como a Cansino (que também é de 1 dose), e Sputnik-V (que usa Ad5 e Ad26) e AstraZeneca (que usa adenovírus modificado de chimpanzé)

Arte do @wasimvacinas (esq) e do paper da NEJM (dir)

O estudo fez um ensaio de neutralização com pseudovírus* no dia 57 e 71 após a 1ª dose. As quantidades (títulos) de anticorpos (AC) neutralizantes foram cerca de 5x e 3,3x mais baixas p/ variantes Beta (🇿🇦B.1.351) e Gama (🇧🇷P.1) no dia 71

*Explicação:

Outras propriedades e funções as quais os anticorpos tem participação foram avaliadas, como
🛡️fagocitose celular dependente de anticorpos (ADCP)
🛡️fagocitose de neutrófilos dependente de anticorpos (ADNP)
🛡️deposição de complemento dependente de anticorpos (ADCD)

Tem mais 👇

🛡️ativação de células NK dependente de anticorpos (ADNKA )

Contra a proteína S, vemos pequenas redução nesses parâmetros para a variante Beta (🇿🇦B.1.351). No entanto, para a RBD, foram conservadas!

Porém, as respostas das células T CD8 e CD4, incluindo respostas de memória central e efetora, foram comparáveis entre as variantes, mostrando que há uma conservação dessa resposta, o que é muito positivo!

Células T, linfócitos, células de memória...? Calma que eu e o @mab_sp125 te explicamos nesse fio! E já demos a letrinha nele trazendo a possibilidade da preservação dessa resposta imunológica, mesmo considerandovariantes de escape imunológico

Resumo:
🛡️Apesar da redução nos títulos de AC neutralizantes para a variante Gama (🇧🇷P.1) e Beta (🇿🇦B.1.351), outras respostas funcionais de AC e células T foram preservadas contra essas (e outras) variantes!

Aiai os refrescos! Vem Janssen! E ansiosa pelos estudos de efetividade:)

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling