Mellanie F. Dutra Profile picture
Jun 9, 2021 12 tweets 6 min read Read on X
💉Dados de vacinas e variantes! Resultados da Ad26.CoV2.S, vacina de 1 dose da Janssen contra variantes do SARS-CoV-2: Alfa (🇬🇧B.1.1.7), Epsilon (🇺🇸CAL.20C), Gama (🇧🇷P.1), e Beta (🇿🇦B.1.351) em uma amostra de vacinados!

Acompanha 👇 #todospelasvacinas #dianacionaldaimunizacao 💉
Relembrar é viver: dados da fase 1/2 da Janssen

A vacina da Janssen usa a tecnologia de vetor adenoviral humano recombinante (Ad26), assim como a Cansino (que também é de 1 dose), e Sputnik-V (que usa Ad5 e Ad26) e AstraZeneca (que usa adenovírus modificado de chimpanzé)

Arte do @wasimvacinas (esq) e do paper da NEJM (dir)
O estudo fez um ensaio de neutralização com pseudovírus* no dia 57 e 71 após a 1ª dose. As quantidades (títulos) de anticorpos (AC) neutralizantes foram cerca de 5x e 3,3x mais baixas p/ variantes Beta (🇿🇦B.1.351) e Gama (🇧🇷P.1) no dia 71

*Explicação:
Outras propriedades e funções as quais os anticorpos tem participação foram avaliadas, como
🛡️fagocitose celular dependente de anticorpos (ADCP)
🛡️fagocitose de neutrófilos dependente de anticorpos (ADNP)
🛡️deposição de complemento dependente de anticorpos (ADCD)

Tem mais 👇
🛡️ativação de células NK dependente de anticorpos (ADNKA )

Contra a proteína S, vemos pequenas redução nesses parâmetros para a variante Beta (🇿🇦B.1.351). No entanto, para a RBD, foram conservadas!
Porém, as respostas das células T CD8 e CD4, incluindo respostas de memória central e efetora, foram comparáveis entre as variantes, mostrando que há uma conservação dessa resposta, o que é muito positivo!
Células T, linfócitos, células de memória...? Calma que eu e o @mab_sp125 te explicamos nesse fio! E já demos a letrinha nele trazendo a possibilidade da preservação dessa resposta imunológica, mesmo considerandovariantes de escape imunológico

Resumo:
🛡️Apesar da redução nos títulos de AC neutralizantes para a variante Gama (🇧🇷P.1) e Beta (🇿🇦B.1.351), outras respostas funcionais de AC e células T foram preservadas contra essas (e outras) variantes!
Aiai os refrescos! Vem Janssen! E ansiosa pelos estudos de efetividade:)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie F. Dutra

Mellanie F. Dutra Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

Apr 5
Covid-19 pode aumentar riscos por até um ano após a infecção para desfechos psiquiátricos como:
- transtornos psicóticos, de humor, de ansiedade, por uso de álcool e do sono

Riscos maiores em pessoas hospitalizadas, e menores entre vacinados 🔻Imagem gerada por Inteligência Artificial (IA) usando a ferramenta https://www.imagine.art/. Imagem de um homem do sexo masculino, branco, com partículas virais ao redor de sua cabeça, em tons escuros/frios de azul/verde.
a Covid-19 pode também trazer um risco aumentado de o indivíduo precisar de prescrição de medicamentos psiquiátricos por conta dessas alterações persistentes, comparado com aqueles sem evidência de infecção mas que passaram por estressores parecidos relacionados à pandemiaImage
Mesmo em quem teve Covid-19 leve, esses riscos estavam presentes. Apesar de riscos serem ainda maiores para quem teve Covid-19 mais séria, não se pode subestimar o impacto de uma infecção leve considerando as sequelas pós-Covid
Read 12 tweets
Apr 3
Desde Jan/22, o CDC estima que mais de 82 milhões de aves foram afetadas pela gripe aviária (H5N1), em 48 estados, nos EUA. Com casos do vírus avançando entre mamíferos, fica a pergunta: hoje, o risco global é baixo, mas será que saberemos a tempo, quando não ser?

O fio 🔻Imagem criada pelo Bing (https://copilot.microsoft.com/ - gerador de imagens por Inteligência Artificial), contendo um céu cheio de pássaros voando, com partículas de vírus dispersos.
O dado de cima foi tirado do monitoramento do H5N1 pelo CDC, pode ser conferido aqui:

Hoje foi publicado um texto que preparei para o @MeteoredBR sobre os casos de gripe aviária em rebanhos leiteiros no Texas, Michigan e Kansas.

cdc.gov/flu/avianflu/d…
Ohio também registrou casos em vacas leiteiras. Segundo a info abaixo, o local recebeu vacas oriundas do Texas, onde foi registrado casos de H5N1

Em Michigan, também houve recebimento de vacas do Texas que, durante a transferência, estavam assintomáticas
Read 21 tweets
Mar 21
Alterações no sistema imunológico podem estar presentes 8 meses após a infecção, mesmo em pessoas com Covid-19 leve a moderada.

Essas alterações podem manter a inflamação de forma contínua e sustentada nessas pessoas, levando a danos em diferentes tecidos 🔻Imagem feita pela IA de https://openart.ai/create representando a ativação de células imunológicas sobre um tecido. Promt: immune cells activation antigens
O estudo recente analisou o sangue de pacientes com Covid longa (CL), e comparou as amostras com:
- Indivíduos recuperados de mesma idade e sexo sem CL;
- Doadores não expostos;
- Indivíduos infectados com outros coronavírus.

O que os pesquisadores encontraram?
A Covid Longa leva a uma ativação anormal das células da imunidade inata (primeira linha de defesa do organismo, que respondem a qualquer invasão ou lesão, de forma inespecífica)

Nesse texto, comento de outras alterações em moléculas desse sistema schenberg.org.br/mellziland/iss…
Read 17 tweets
Mar 7
Estudo com 56 indivíduos com ~10 anos, com COVID longa (vs. 27 sem COVID Longa) mostrou alterações importantes relacionadas à função autonômica do coração, que também podem ser vistas em adultos com COVID longa.

COVID longa em crianças NÃO DEVE ser minimizado🧵Image
Os autores apontam que essas alterações poderiam levar a um fluxo sanguíneo anormal aos órgãos, contribuindo para sintomas como fadiga, dores musculares, intolerância ao exercício e dispneia, sintomas cognitivos (ex.: confusão mental)
Em adultos, essa disfunção autonômica pode estar presente e ligada a sintomas e condições da COVID longa relacionados ao sistema cardiovascular e respiratório, como a síndrome de taquicardia postural ortostática (POTS), fadiga e distúrbios das vias aéreas, por exemplo
Read 5 tweets
Mar 4
Estudo interessante da @VirusesImmunity e colegas, mostra diferenças em como a COVID longa afeta homens e mulheres: mulheres são mais propensas a apresentar COVID longa, com uma carga maior de sintomas afetando diferentes órgãos, e hormônios podem ser preditores da condição 🧵 Image
O grupo de pesquisadores investigou como o perfil imunológico na COVID longa pode diferir entre homens e mulheres e se isso poderia nos ajudar a entender como essa condição afeta ambos.

165 indivíduos (com ou sem COVID longa) foram avaliados.
O estudo identificou que alguns sintomas relacionados à COVID longa são mais presentes em mulheres (como inchaço, dores de cabeça, dores musculares, cãibras, queda de cabelo) e outros, mais em homens, como a disfunção sexual Image
Read 20 tweets
Feb 29
COVID longa e Sist. Nervoso🧠:
- Em UK, ~113 mil participantes ➡️ prejuízos persistentes na cognição, raciocínio e memória, mostrando um efeito protetor da vacinação
- Na Noruega, +134 mil participantes foram acompanhados por 3 anos (!) ➡️ prejuízos persistentes na memória 🧵
No estudo do Reino Unido (UK), foi feita uma avaliação on-line da função cognitiva, como prejuízo de memória ou dificuldade de pensar ou concentração (“névoa cerebral/brain fog”).

Sobre névoa cerebral, tem fio falando:
Os autores falam que quem se recuperou mais rápido de COVID-19 teve menos prejuízos (mas ainda apresentaram déficits). Déficits maiores foram vistos em quem teve uma persistência desses sintomas da infecção.
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(