Luís Fernando Tófoli Profile picture
Professor de Psiquiatria na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, pesquisador de políticas de drogas e psicodélicos. Ele/dele. Posts mostly in Portuguese.

Oct 29, 2022, 13 tweets

Você usa ayahuasca – também é chamada, entre vários nomes, de Hoasca e Daime – e não conseguiu ainda se decidir em quem votar? Se quiser, mas só se quiser, você pode ler esse #cordel.

Se você já decidiu votar no @LulaOficial e quer convencer amigos da ayahuasca, compartilhe.

A postagem é dedicada a quem bebe, toma ou consagra ayahuasca e ainda não decidiu em quem votar para presidente. Quem escreve para você é um ayahuasqueiro há 20 anos, e não apenas um professor universitário. Venho aprendendo sobre o chá pelos livros e pela prática.

Se você respeita a Floresta de onde vieram o cipó e a folha usados para fazer ayahuasca, deveria votar em Lula e não em Bolsonaro. Nenhuma presidência reduziu mais o desmatamento da Amazônia do que a de Lula.

Ele pegou o Brasil com um desmatamento recorde e o reduziu para números mais baixos do que os que Bolsonaro começou. Na história recente deste país, nunca houve um aumento tão drástico da derrubada da Floresta do que com Bolsonaro no poder.

Se você se preocupa com a liberdade de culto, não deveria votar em Bolsonaro e sim em Lula.

Bolsonaro defende que o Brasil tem que ser só “cristão” e não tolera nem as religiosidades de matriz africana, nem as cosmovisões indígenas em que se baseiam os usos rituais da ayahuasca.

E, embora não tenha sido uma ação do poder executivo, foi durante o governo Lula que o Brasil consolidou o uso ritual da ayahuasca pelas resoluções do Conselho Nacional de Política de Drogas (CONAD) de número 05/2004 e 01/2010.

Se você valoriza a paz, acha que a violência não leva a nada e que é perigoso facilitar o acesso a armas de fogo pela população, como prova a cena protagonizada há pouco por Carla Zambelli, deveria votar em Lula e não em Bolsonaro.

Nem é preciso dizer muita coisa sobre isso, o próprio Bolsonaro insiste, de forma desumana, que todos devemos nos armar até os dentes.

Se você respeita a justiça, não aceita a tortura, e desaprova a grosseria; se você não aceita que espaços religiosos se tornem campo de proselitismo político e respeita a solidariedade com quem sofre; se você renega a crueldade e o desrespeito a quem adoece...

...se você busca um caminho que siga mais pela luz e pelo amor do que pela treva, não vote Bolsonaro, vote Lula.

Sou grato se você puder meditar um pouco, hoje e amanhã, nas minhas palavras.

Para quem não sabe do que eu estou falando sobre o perigo que é uma arma na mão de uma pessoa como Carla Zambelli, aqui está um vídeo do ocorrido.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling