Você usa ayahuasca – também é chamada, entre vários nomes, de Hoasca e Daime – e não conseguiu ainda se decidir em quem votar? Se quiser, mas só se quiser, você pode ler esse #cordel.
Se você já decidiu votar no @LulaOficial e quer convencer amigos da ayahuasca, compartilhe.
A postagem é dedicada a quem bebe, toma ou consagra ayahuasca e ainda não decidiu em quem votar para presidente. Quem escreve para você é um ayahuasqueiro há 20 anos, e não apenas um professor universitário. Venho aprendendo sobre o chá pelos livros e pela prática.
Se você respeita a Floresta de onde vieram o cipó e a folha usados para fazer ayahuasca, deveria votar em Lula e não em Bolsonaro. Nenhuma presidência reduziu mais o desmatamento da Amazônia do que a de Lula.
Ele pegou o Brasil com um desmatamento recorde e o reduziu para números mais baixos do que os que Bolsonaro começou. Na história recente deste país, nunca houve um aumento tão drástico da derrubada da Floresta do que com Bolsonaro no poder.
Se você se preocupa com a liberdade de culto, não deveria votar em Bolsonaro e sim em Lula.
Bolsonaro defende que o Brasil tem que ser só “cristão” e não tolera nem as religiosidades de matriz africana, nem as cosmovisões indígenas em que se baseiam os usos rituais da ayahuasca.
E, embora não tenha sido uma ação do poder executivo, foi durante o governo Lula que o Brasil consolidou o uso ritual da ayahuasca pelas resoluções do Conselho Nacional de Política de Drogas (CONAD) de número 05/2004 e 01/2010.
Se você valoriza a paz, acha que a violência não leva a nada e que é perigoso facilitar o acesso a armas de fogo pela população, como prova a cena protagonizada há pouco por Carla Zambelli, deveria votar em Lula e não em Bolsonaro.
Nem é preciso dizer muita coisa sobre isso, o próprio Bolsonaro insiste, de forma desumana, que todos devemos nos armar até os dentes.
Se você respeita a justiça, não aceita a tortura, e desaprova a grosseria; se você não aceita que espaços religiosos se tornem campo de proselitismo político e respeita a solidariedade com quem sofre; se você renega a crueldade e o desrespeito a quem adoece...
...se você busca um caminho que siga mais pela luz e pelo amor do que pela treva, não vote Bolsonaro, vote Lula.
Sou grato se você puder meditar um pouco, hoje e amanhã, nas minhas palavras.
Para quem não sabe do que eu estou falando sobre o perigo que é uma arma na mão de uma pessoa como Carla Zambelli, aqui está um vídeo do ocorrido.
A @Folha precisa tomar cuidado com o jornalismo declaratório, ainda mais ao trazer um artigo de outra mídia. Estou marcando o @folha_ombudsman aqui para que esteja ciente.
A matéria citada saiu no TMZ, um site americano de entretenimento, e a tradução do título é: "Médico da ketamina diz :'Não culpem a ketamina... ainda é um tratamento efetivo'".
"KETAMINE M.D. SAYS DON'T BLAME THE KETAMINE... Still an Effective Treatment" tmz.com/2023/12/19/mat…
Quem me segue sabe que eu combato o sensacionalismo em relação às drogas, especialmente a sua satanização por si mesmas. Para entendermos o uso problemático delas, temos que olhar muito antes para as pessoas do que para as substâncias. Mas também precisamos entender seus riscos.
Oi pessoal, eu gostaria de falar um pouquinho para vocês sobre a morte do ator americano Matthew Perry, o Chandler da série "Friends". Vocês devem ter visto recentemente as informações sobre a causa da morte dele ter sido pelo uso de ketamina.
Antes de continuar, é importante alertar que esse #cordel tem gatilhos relacionados a ansiedade, depressão e uso problemático de drogas.
A ketamina é um anestésico com características psicodélicas dissociativas, cujo nome científico que a gente usa na Medicina é cetamina. Ela vem sendo utilizada de maneira off-label, ou seja, que não está prevista na bula do medicamento, para o tratamento da depressão.
Isso saiu na @Nature no mês passado, mas só vi hoje, e ainda assim eu acho que vale a pena reportar: há uma crise na ciência, e ela afeta a saúde mental dos cientistas. A principal causa, segundo o artigo? A cultura tóxica da carreira. Segue o #cordel aí.
O título do texto é "Há uma crise de saúde mental na ciência - a cultura de pesquisa tóxica é a culpada". O texto informa que pesquisadores relatam altas taxas de ansiedade e depressão, chamando a atenção para a necessidade de mudança antes que seja tarde demais.
Estudantes de pós-graduação e pesquisadores enfrentam diversos desafios, desde baixos salários até assédio e discriminação. Alguns estudos recentes mostram que essas pressões têm impacto direto na saúde mental dos cientistas.
Sobre a tragédia evitável do advogado criminalista que morreu pelo disparo de sua própria arma causado por um aparelho de ressonância magnética, me pergunto: por quê?
Consta que Leandro Mathias de Novaes recebeu e assinou o termo de que informava sobre os riscos do magnetismo.👇🏼
Consta também que ele retirou a munição extra que levava(um pente com trinta balas – e eu também me pergunto pra que ele portava tudo isso de munição) e entregou para a equipe responsável.
Mas, por alguma razão, Leandro decidiu não retirar e entregar sua pistola carregada. 👇🏼
Ao se aproximar do aparelho para falar com sua mãe, que era quem fazia o procedimento, a arma, que estava oculta, foi atraída pelo campo magnético da máquina e bateu no aparelho, onde ficou aderida, mas não sem antes disparar e ferir o advogado, que faleceu 19 dias depois. 👇🏼
Sou um cético fascinado com os fenômenos aéreos não identificados (FANI), o 'rebranding' dos OVNI. Não sei o que são, mas acho que já tá na hora de se estudar o fenômeno a sério. No #cordel, o resumo deste artigo da Scientific American sobre o tema. scientificamerican.com/article/scient…
O artigo discute o aumento recente de interesse governamental nos EUA em estudar fenômenos aéreos não identificados (FANIs, antes chamados de OVNIs). A Agência de Inteligência Nacional dos EUA lançou um relatório não classificado sobre FANIs para o Congresso em 12 de janeiro.
Futuros relatórios serão apresentados anualmente. Além disso, a NASA criou uma equipe de estudo de 16 membros para melhorar o entendimento científico sobre os FANIs. Há também uma ampla variedade de esforços privados de pesquisa.
Já foi aprovado prescrever MDMA e psilocibina na Austrália!
Essa novidade pegou desprevenida a comunidade psicodélica mundial. A Austrália será o primeiro lugar do mundo em que a prescrição terapêutica destes dois psicodélicos será legal.
Em uma decisão inovadora e fora do radar para os estudiosos, a Therapeutic Goods Administration (TGA), o equivalente australiano da ANVISA, autorizará a prescrição do psicodélicos psilocibina e do entactógeno MDMA para fins terapêuticos, por psiquiatras. tga.gov.au/news/media-rel…
A partir de 1º de julho de 2023, medicamentos que contêm as duas substâncias poderão ser prescritos por psiquiatras autorizados. As prescrições terão que sere direcionadas especificamente para o tratamento de dois transtornos mentais.