É muito triste que o movimento cypherpunk ainda seja totalmente desconhecido por muitos da #BolhaDev brasileira e de vários entusiastas do #Bitcoin . Poucas pessoas sabem que se hoje há preocupação com privacidade e vigilância no meio digital, é graças a luta dessa galera.
+
O Manifesto Cypherpunk é um documento escrito por Eric Hughes em 1993 que defende o uso da criptografia para proteger a privacidade e a liberdade no ciberespaço. O texto foi distribuído e discutido em fóruns online, com grande impacto na comunidade hacker na década de 1990.
+
O manifesto afirma que "a privacidade é necessária para uma sociedade aberta na era eletrônica", e afirma que a criptografia é uma forma de resistência contra a vigilância corporativa, e que seu uso deve ser ampliado para proteger a liberdade individual.
+
O manifesto afirma que a tecnologia possibilitaria novas formas de organização sociopolítica, independentes de instituições como o estado ou empresas. Para ele, a tecnologia possibilitaria troca de informações e transações descentralizadas e autônomas.
+
Essa ideia se tornou mais relevante nos anos seguintes, com o crescente uso da internet. Influenciou diretamente o desenvolvimento de ideias como o #Bitcoin, o #TOR, o #Linux, o #Wikileaks e todo movimento de software livre.
+
Essas ferramentas tem aplicação prática na vida humana: desde ativistas feministas censuradas na Nigéria, passando por missionários cristãos que recebem recursos na Índia e jornalistas investigativos que enfrentam o establishment.
+
Hoje a livre expressão é reprimida pelo globo de todas as direções, por forças que se veem ameaçadas pela ascensão da informação descentralizada tem se erguido violentamente contra os que desafiam a narrativa oficial. Nesse contexto nasce o NOSTR: nostr.com
+
Criado pelo brasileiro @fiatjaf, conforme a tradição cypherpunk, o NOSTR é um protocolo de transmissão de dados resistente à censura e fora do radar do público geral. Indivíduos como Jack Dorsey, ex-CEO do Twitter e recentemente sugado pelo #Bitcoin, já compraram a ideia.
+
Nunca é tarde para vislumbrar novas possibilidades. O NOSTR abre portas para todo um novo mundo de possibilidades já imaginadas e sonhadas pelos cypherpunks nas décadas de 1980-1990: um mundo completamente descentralizado.
+
E isso tudo é só o começo, essa é nossa chance de virar o jogo. Vamos juntos:
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.