É muito triste que o movimento cypherpunk ainda seja totalmente desconhecido por muitos da #BolhaDev brasileira e de vários entusiastas do #Bitcoin . Poucas pessoas sabem que se hoje há preocupação com privacidade e vigilância no meio digital, é graças a luta dessa galera.
O Manifesto Cypherpunk é um documento escrito por Eric Hughes em 1993 que defende o uso da criptografia para proteger a privacidade e a liberdade no ciberespaço. O texto foi distribuído e discutido em fóruns online, com grande impacto na comunidade hacker na década de 1990.
+
O manifesto afirma que "a privacidade é necessária para uma sociedade aberta na era eletrônica", e afirma que a criptografia é uma forma de resistência contra a vigilância corporativa, e que seu uso deve ser ampliado para proteger a liberdade individual.
+
O manifesto afirma que a tecnologia possibilitaria novas formas de organização sociopolítica, independentes de instituições como o estado ou empresas. Para ele, a tecnologia possibilitaria troca de informações e transações descentralizadas e autônomas.
+
Essa ideia se tornou mais relevante nos anos seguintes, com o crescente uso da internet. Influenciou diretamente o desenvolvimento de ideias como o #Bitcoin, o #TOR, o #Linux, o #Wikileaks e todo movimento de software livre.
+
Essas ferramentas tem aplicação prática na vida humana: desde ativistas feministas censuradas na Nigéria, passando por missionários cristãos que recebem recursos na Índia e jornalistas investigativos que enfrentam o establishment.
+
Hoje a livre expressão é reprimida pelo globo de todas as direções, por forças que se veem ameaçadas pela ascensão da informação descentralizada tem se erguido violentamente contra os que desafiam a narrativa oficial. Nesse contexto nasce o NOSTR: nostr.com
+
Criado pelo brasileiro @fiatjaf, conforme a tradição cypherpunk, o NOSTR é um protocolo de transmissão de dados resistente à censura e fora do radar do público geral. Indivíduos como Jack Dorsey, ex-CEO do Twitter e recentemente sugado pelo #Bitcoin, já compraram a ideia.
+
Nunca é tarde para vislumbrar novas possibilidades. O NOSTR abre portas para todo um novo mundo de possibilidades já imaginadas e sonhadas pelos cypherpunks nas décadas de 1980-1990: um mundo completamente descentralizado.
+
E isso tudo é só o começo, essa é nossa chance de virar o jogo. Vamos juntos:
É o lema da escravidão moderna dita e repetida pelos gurus da produtividade fiduciária.
Não formamos mais pessoas em busca de um propósito de vida, mas escravos do dinheiro e dos bens materiais.
+
Descanso, ócio, lazer e até o SONO são mal vistos.
No mundo cristão (latino, ortodoxo grego, ortodoxo oriental ou protestante), o domingo SEMPRE foi o dia de descanso semanal, com as atividades laborais dando lugar aos serviços religiosos, à caridade e ao cuidado familiar.
+
Mas no último século isso mudou. A tecnologia, que poderia ser nossa aliada ao aumentar a produtividade, se virou contra nós e nos privou dos nossos respiros mentais.
Eles dizem que o dinheiro deles é de verdade: mentira.
Eles dizem que a comida deles é de verdade: mentira.
Eles dizem que a energia deles é sustentável: mentira.
Eles dizem que a ciência deles é ética: mentira.
Eles dizem que a lei deles é justa: mentira.
+
Eles dizem que podem me oferecer segurança: mentira.
Eles dizem que não há o que temer: mentira.
Eles dizem que não existe certo e errado: mentira.
Eles dizem que a história aconteceu conforme X versão: mentira.
+
Eles dizem que somos só animais insignificantes que chegamos onde estamos por acaso: mentira.
Eles dizem que só o que o importa é o agora: mentira.
Eles dizem que a beleza é subjetiva: mentira.
Eles dizem que gosto não se discute: mentira.
O questionamento surge durante a ascensão de um debate entre cristãos bitcoinheiros, alimentado em mais um episódio ontem pelo amigo e irmão @JaraguaBTC em um space que foi aberto aqui.
+
Na virada do séc. XIX / XX, Abraham Kuyper escreveu : "Nenhum pedaço de nosso mundo mental deve ser hermeticamente selado do resto, e não há um centímetro quadrado em todo o domínio da existência humana sobre o qual Cristo, que é Soberano sobre todos, não clame: É Meu!"
+
A frase pressupõe não haver ação que seja neutra ou laica, sem áreas da existência inafetadas pela fé.
Toda vida humana é afetada pelo Evangelho, para além da área espiritual, para tanto recomendo a seguinte palestra do pastor @hebercamposjr:
O BIP47 foi proposto em 2016 por Justus Ranvier. Ele descreve um protocolo para transações de #Bitcoin que aumenta a privacidade do usuário, tornando mais difícil para terceiros rastrearem suas transações.
O BIP47 usa a criptografia de chave pública para permitir que duas partes se comuniquem sem revelar seus endereços BTC uns aos outros. Isso utiliza o esquema de chave compartilhada conhecido como ECDH (Elliptic Curve Diffie-Hellman).
+
O ECDH permite que 2 partes compartilhem uma chave secreta de forma segura, mesmo que as comunicações entre elas sejam públicas. Ele introduz novos tipos de endereços BTC: o Payment Code, usado para receber pagamentos, e o Notification Address, usado para enviar notificações.
O #Bitcoin pode trazer senso de propósito e significado para quem está lutando contra um vício. Estudar seu funcionamento e suas implicações é uma jornada intelectual gratificante, e já ajudou a iluminar a escuridão de alguns.
Além disso, o envolvimento com o comunidade do #Bitcoin nos ajuda a nos reconectar com o próximo e nos sentirmos menos isolados.
A perspectiva de possuir um ativo financeiro sólido nos dá um novo raiar de esperança em nossos esforços.
+
Tudo isso pode nos trazer motivação e inspiração, reduzindo o estresse do temor financeiro que pode estar contribuindo para o vício.
Por fim, a adoção do Bitcoin pode envolver uma mudança de estilo de vida mais saudável.