🇵🇸#Nakba75: o que é a catástrofe palestina?
Todos os anos, no dia 15/05, palestinos
e apoiadores da causa relembram a #Nakba (do árabe, “catástrofe”), referindo-se à limpeza étnica da Palestina e à destruição quase total da sociedade que habitava os territórios pré-1948. 🧵
Neste dia, #Israel passou a existir: sua criação foi um processo violento que envolveu a expulsão forçada de milhares de palestinos de suas terras para o estabelecimento de um Estado de maioria judaica, de acordo com as aspirações do movimento sionista.
As forças sionistas tomaram mais de 78% da #Palestina histórica, limparam etnicamente e destruíram cerca de 530 vilas e cidades (a exemplo do Plano Dalet), e mataram cerca de 15.000 palestinos em uma série de atrocidades, incluindo 70+ massacres. #Nakba75
Na verdade, até 15 de maio, metade do número total de refugiados palestinos já havia sido expulso à força de suas terras.
Além disso, alguns dos massacres mais infames já haviam sido cometidos:
Na década de 1880, a comunidade de judeus palestinos, conhecida como Yishuv, correspondia a 3% da população total.
Em contraste com os sionistas que chegariam à Palestina mais tarde, os #Yishuv não desejavam construir um etnoestado judeu na Palestina.
Na época, os judeus da Palestina constituíam apenas 1/3 da população e possuíam menos de 6% da área total.
De acordo com o plano de partição da ONU (proposto anos depois), mesmo sendo minoria, eles receberiam 55% das terras.
Para os arquitetos do projeto sionista, palestinos são apenas um ‘excedente’ a ser extirpado - um ato possível e lucrativo para Israel mesmo que seja uma violação ao direito internacional, e a qualquer parâmetro humanitário básico.
Veja o post completo em: instagram.com/p/CsQ5WSquAki/
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.