Profile picture
Aline @poeiracosmica__
, 15 tweets, 6 min read Read on Twitter
O estudo de exoplanetas é uma área super recente. Atualmente, contamos com mais de 3700 exoplanetas confirmados, a maioria a partir de 2014. Quer saber mais sobre como eles foram descobertos??? Me acompanhe então nessa #AstroThreadBR sobre métodos de detecção de exoplanetas!
Uma das técnicas mais utilizadas é a que chamamos de TRÂNSITO PLANETÁRIO. Como o nome já diz, significa a passagem (trânsito) de um planeta na frente de sua estrela, à medida que ele gira em torno dela.
Ao observar a luz da estrela por um telescópio, quando o planeta passa na frente, vemos a intensidade da luz diminuir, pois o planeta "tampa" parte da estrela. Reconhece esse fenômeno? Aqui na Terra ocorre o mesmo quando a Lua passa na frente do Sol, o famoso "eclipse lunar".
É por isso que a passagem de um planeta na frente da sua estrela é chamada de "eclipse primário". Uma vantagem dessa técnica é que, com ela, podemos descobrir várias características sobre o exoplaneta, como seu raio e ângulo de inclinação de sua órbita.
No entanto, nem tudo são flores. Uma desvantagem da técnica de trânsito é que, para um planeta ser observado dessa forma, ele precisa ter uma órbita muito pequena e girar em torno de sua estrela rapidamente.
É por isso que os exoplanetas observados via trânsito estão todos muito próximos de sua estrela, levando apenas dias para dar uma volta ao redor dela (muito mais próximo do que a distância entre Mercúrio e o Sol 🙀🙀🙀)
Mudando de assunto... Já reparou que uma ambulância emite um som mais agudo quando se aproxima da gente, e mais grave quando se afasta?? Esse fenômeno, chamado efeito Doppler, também ocorre com a luz que a estrela emite, pois, assim como a ambulância, a estrela está em movimento.
Por isso, vemos uma diferença no espectro da estrela quando ela se afasta ou se aproxima de nós. Esse efeito é utilizado em outra técnica de detecção de planetas chamada VELOCIDADE RADIAL, que mede a variação da velocidade da estrela em torno do seu centro de massa.
Se uma estrela tiver um planeta em sua volta, a gravidade do planeta fará com que a estrela sofra um desvio maior do que o seu movimento "normal" (sem um planeta), e ela oscila como se estivesse rodando um bambolê.
É por causa desse desvio que podemos dizer que existe um planeta ao redor daquela estrela. Outra coisa legal dessa técnica é que ela nos permite descobrir a massa do exoplaneta, já que é justamente a massa que altera o movimento da estrela.
Como podemos ver na tabela abaixo, as técnicas de trânsito e velocidade radial foram as que mais confirmaram e existência de planetas até hoje. Então elas são as mais eficientes??? Não necessariamente!
É importante entendermos que diferentes técnicas existem para diferentes casos, e que o mesmo planeta pode ser observado por mais de um método. Uma técnica pode ser complementar à outra, confirmando resultados e nos permitindo saber mais características sobre determinado planeta
Pra não ficar muito grande, vou parar por aqui. Se você tiver curiosidade de saber mais sobre as outras técnicas de detecção, dá um like nesse tweet que eu volto pra terminar essa saga! Astrobeijos, e até a próxima #AstroThreadBR
Lembrando que qualquer dúvida, comentário, crítica ou sugestão será sempre bem vinda, tanto de colegas astrônomos quanto apenas de curiosos!! Estamos todos aqui pra aprender 💜
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Aline
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!