Sempre que eu vejo em algum lugar esse PAPO BRABO de que a urnas eletrônicas são fáceis de fraudar, que voto impresso / em papel é mais seguro etc, lembro de um causo maravilhoso da inesquecível ELEIÇÃO DE 1989.

SEGUE O FIO Antigas urnas de lona e cabinas de votação de papelão, usadas na eleição presidencial de 1989
O Brasil estava numa FISSURA danada em 1989. Em um frenesi democrático, surgiram vários candidatos. Entre eles, até o SILVIO SANTOS, que surgiu já com as cédulas impressas, virou favorito e acabou impugnado. Um bafafá daqueles, mas essa história conto outra hora. Silvio Santos com material de campanha, durante sua breve candidatura nas eleições de 1989
Entre os concorrentes, algumas figuras importantes. Ulysses Guimarães, relator da Constituição, estava lá, bem como Brizola, Maluf, Mário Covas etc. E, é claro, sempre tocava o jingle LULA LÁ BRILHA UMA ESTRELA anunciando o candidato que (dizem) era o mais bonito de todos.
Outros candidatos, menos cotados, sumiram no esquecimento. Tinha, por ex, o MARRONZINHO, que propunha encarcerar criminosos perigosos em um transatlântico (sim). A LÍVIA MARIA, que queria ser a primeira presidente mulher do Brasil (Dilma Rousseff era uma desconhecida na época) Lívia Maria, candidata nas eleições de 1989, em uma imagem de televisão, onde aparece sua conta bancária para doações
Foi nessa eleição que surgiu ENÉAS e o seu PRONA, que hoje muita gente cultua (e cultuavam na época também, deus me livre). E tinha o EUDES MATTAR (sempre lembro dele), um arquiteto que fundou o nanico PLP e nunca mais concorreu a nada
hmgazetaonline.redegazeta.com.br/_conteudo/2014… Eudes Mattar, candidato nas Eleições 1989 pelo PLP, mostra um recorte de jornal da época em que concorreu à presidência
(Aliás, ERA UMA de tirar uma horinha para contar histórias dos esquecidíssimos CANDIDATOS A VICE-PRESIDENTE em 1989 - até porque vice virou um troço horrivelmente importante hoje em dia, com Temers e Mourões podem comprovar. Mas isso eu faço outra hora também)
Enfim. No fim das contas, eram 22 candidatos à Presidência da República. Tudo isso numa simplória cédula de papel, que reproduzo aqui Cédula eleitoral de papel para eleições de 1989, com um X marcado ao lado do candidato Eudes Mattar
(A cédula estar marcada com um voto para Eudes Mattar não é coincidência, claro. Preste atenção que é importante para a história)
Enfim, chegou o 15 de novembro de 1989, 1o turno das eleições presidenciais. Com tanto papel, tanta urna de lona e tanta margem para erros e recontagens, a apuração demorou tanto que o 2o turno (Lula x Collor) começou antes da contagem acabar. E várias urnas foram impugnadas. Tabela com os resultados finais do primeiro turno das eleições de 1989
Uma dessas urnas, em Esperantina (PI), chamou a atenção do país. A cidade era notório reduto petista no Piauí, estado com 20% de analfabetos à época. Em uma das seções, Lula venceu de lavada, com quase 200 votos. Até aí, tudo bem. Mas o segundo colocado era... Eudes Mattar??? Imagem da campanha de TV de Eudes Mattar nas eleições de 1989. Ele aparece de terno, à direita, ao lado de pessoa não-identificada.
Depois de horas coçando a cabeça, a ficha do pessoal caiu.

Lula, durante toda a campanha, usou o fato de seu nome ser o primeiro da cédula como uma vantagem, para facilitar o voto dos analfabetos. "Marca a cruz no primeiro quadradinho", dizia sua campanha... Primeiros nomes da cédula eleitoral de 1989, realçando Lula, primeiro na lista
O que aconteceu, então, na seção eleitoral da pequena Esperantina?

O mesário, seja por erro ou má fé, entregou a cédula DE CABEÇA PARA BAIXO para analfabetos - e eles, que tinham decorado que Lula era o 1o quadrado, acabaram marcando X no último, do desconhecido Eudes Mattar. Últimos nomes da cédula eleitoral de 1989, realçando o quadrado - já marcado com X - de Eudes Mattar
Não lembro mais se a urna foi impugnada. Seja como for, FICADICA:

Malandragem em eleição não falta. Tem gente que entrega cédula de cabeça para baixo. Tem gente que inventa urna que imprime comprovante. E tem candidato que denuncia fraude, mas só se ele perder a eleição...
(Demorei muitos anos para encontrar uma referência online dessa história, mas enfim achei. Dá para ler, no link, a edição do Jornal do Brasil de 16 de novembro de 1989 - onde a gloriosa história da urna de Esperantina aparece em uma nota na página 3)

memoria.bn.br/pdf/030015/per…
Adendo final. Eudes Mattar teve uns 162 mil votos ao todo - menos de 0,25%, mas suficiente para ficar à frente de Fernando Gabeira (PV), por ex. Quantos desses votos foram consequência de uma cédula de cabeça para baixo e um eleitor de Lula que não sabia ler? Jamais saberemos.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Igor Natusch

Igor Natusch Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @igornatusch

Nov 6, 2021
Eu sou uma pessoa que leva o ofício de escrever muito a sério. Das muitas coisas que faço, talvez seja a que mais tem valor para mim. E eu acho que, quando a gente senta para escrever qualquer coisa, tem que levar muito a sério.

Nada me dói mais que texto feito sem cuidado.
Se estamos falando de algo que toca nos sentimentos de dor das pessoas, esse cuidado tem que ser mil vezes maior. Cada figura de linguagem, cada analogia tem que ser muito refletida.

Quem escreve sem levar isso em conta está desrespeitando as pessoas e o ofício de escrever.
Escrever sobre a morte de alguém amada pelas pessoas tem que ser um exercício de respeito, além de habilidade com as palavras. Não é a hora de querer bancar o perspicaz, muito menos de enfiar comentário social descuidado no seu texto. Se não é capaz, melhor declinar de escrever.
Read 4 tweets
Nov 5, 2021
O avião caiu, a assessoria e o empresário soltaram uma nota dizendo que todo mundo tinha saído vivo da queda e agora não é mais nada disso, resgataram um corpo e não se sabe o estado dos demais?

Estou meio PASMO, admito. Queimar a largada em uma situação dessas, meu deus.
Tipo, não existe nada no jornalismo que exija mais responsabilidade ao noticiar do que a morte de alguém. Mas tipo, como NÃO levar em consideração uma NOTA DA ASSESSORIA? É uma fonte da qual, em princípio, se espera absoluta confiabilidade. Ainda mais numa situação dessas.
Não é sobre um show ou uma declaração qualquer: é sobre um acidente aéreo. A assessoria é uma fonte óbvia, imediata. E tu vai reportar qualquer coisa que ela disser.

Que tragédia isso tudo. Que loucura.
Read 5 tweets
Nov 5, 2021
Quem destruiu a Lava-Jato foi a própria Lava-Jato - ou, sendo mais específico, os pseudo-heróis que usaram da ilegalidade para obter condenações combinadas previamente. Os mesmos que, agora, encontram nova e lucrativa carreira na política (além de imunidade, é claro).
Faz pouco sentido para mim clamar pelo combate à corrupção e, ao mesmo tempo, fechar os olhos para as numerosas arbitrariedades dentro da Lava-Jato. Se for por uma causa justa, está liberado ser injusto? Para punir o mal, podemos usar a maldade? A Inquisição era assim.
Aí surge esse discurso de que a Lava-Jato foi "vitimada" pelos vilões - como se Lula (exemplo mais óbvio) tivesse, ao mesmo tempo, culpa pelos crimes dos quais foi acusado e responsabilidade pelas arbitrariedades cometidas ao investigá-los. O erro é apontar o erro dos bons!
Read 5 tweets
Nov 4, 2021
Essa do Ciro Gomes colocar em suspenso a pré-candidatura é um movimento arriscado. Se a bancada do PDT muda o voto na PEC dos Precatórios, fica mordida com o próprio Ciro. Se mantém o voto, Ciro fica desmoralizado e sua candidatura naufraga - talvez até sua permanência na sigla.
Em qualquer caso, Ciro é um candidato que não está fechado com o partido, e vice-versa. A pressão pública reforça aquela ideia de que a candidatura é um voo solo, não um projeto partidário. Cenário ruim para quem precisa dar AQUELA decolada para ter alguma chance ano que vem.
Lupi se mostra politicamente mais sereno e estratégico que Ciro. Contraditório? Não diz nada sobre a decisão da bancada? Tudo fica para depois. O negócio é buscar uma solução que não queime a ponte e não constranja ninguém. Ciro não teve esse pensamento.

Read 4 tweets
Nov 4, 2021
A roleta do erro de arbitragem é um jogo de azar. O Grêmio está numa fase das mais azaradas, então anda sofrendo muito nesse jogo. O Galo não tem nada com isso, e poderia vencer de outro jeito.

Mas, cara, até quando esse trabalho HORRENDO do Gaciba ficará por isso mesmo?
A arbitragem brasileira é ruim, e o uso do VAR é marcado por incompetência. Tudo bem o torcedor comum não se ligar que o jogador do Galo não poderia estar tão perto da barreira - mas a arbitragem tem que saber, e tem que avaliar isso. Não tem interpretação: é erro.
Aí a gente passa a aceitar esse tipo de ERRO oriundo de INCOMPETÊNCIA como algo natural. E se falar é choro.

Não. Isso tem que ser cobrado. Esse pessoal não conhece a regra? Não sabem mexer no VAR? A direção de arbitragem não capacita esses caras?

Sério. Tem que cobrar.
Read 4 tweets
Sep 14, 2021
Se isso "caiu na rede", eu sou o Robin Hood. Notem como o vídeo passa por todos os comensais, mostra os rostos. Não está focado na piada. E qualquer um que estava na mesa sabe quem gravou a cena, sorriam para ele e tudo.

Vazou nada. É escárnio e recado.

Há, é claro, todo o escárnio da cena em si, de ver os "donos do Brasil" fazendo piada com situações que massacram o povo brasileiro etc. Mas o alvo aqui me parece claro.

"Achou que estava acima da carne seca, né? Quem manda na jogada somos nós. Agora, tu vai comer na nossa mão".
Há um possível recado da própria figura central, Michel Temer. "Olha quem está do meu lado. Esses são os meus brothers. Vai beijar o meu anel sim".

Essa galera detêm muito poder há décadas. Nunca que isso "cairia na rede".

É um toque. De tom quase mafioso, inclusive.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(