Yuri Gomes Profile picture
Jan 13, 2019 10 tweets 2 min read
O Brasil anistiou todos os crimes acontecidos no período de sua ditadura. Nenhuma pessoa, física ou jurídica, de esquerda ou direita, jamais foi condenada neste país - nem o Estado. Hoje o Estado, dominado pela extrema-direita, comemora a prisão de Cesare Battisti.
Caso retorne ao Brasil e seja extraditado para a Itália, Battisti servirá como um trouféu internacional do gov. de extrema-direita do pres. Bolsonaro, o mesmo que, no Congresso Nacional, saudou o notório torturador da ditadura e terrorista de Estado, o cel. Brilhante Ustra.
Cesare Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália pelos assassinatos de quatro pessoas, realizados entre 1977 e 1979. Ele era membro da organização Proletários Armados Pelo Comunismo, na época dos crimes. Em 81, ele foge da prisão e se refugia na França.
No ano seguinte, foge para o México. Em 90, volta para a França do pres. François Mitterrand, que o concede asilo político. Em 2004, Battisti é preso em Paris e seu pedido de extradição é aceito pelo gov. francês. Ele foge para o Brasil, onde é preso em 2007.
Em 2009, Battisti recebe o status de refugiado político, no gov. do pres. Lula. Abre-se um impasse jurídico no STF e um debate no país sobre a extradição do italiano. O Supremo, por 5 a 4, decide que cabe ao presidente da República a juízo sobre a extradição. Lula nega.
Battisti passa a viver livremente no Brasil. Em 2017, ao tentar fugir para a Bolívia, o italiano é preso acusado de evasão de divisas, mas é solto logo após.
No final do ano passado, o ministro Luiz Fux decretou a prisão de Battisti, a pedido da PGR. Ressalva feita: a decisão da extradição caberia, como prevê a Constituição, ao pres. da República. Michel Temer autorizou a extradição. Battisti é considerado foragido pela justiça.
Battisti foi preso ontem (12), em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, pela polícia do país.
Outro impasse jurídico aberto: o Código Penal da Bolívia, cap. 2, art. 152º, diz que se o fugido for um condenado à morte ou prisão perpétua em seu país, este só será extraditado caso o Estado requerente se comprometa a comutar a sentença a uma pena não superior a 30 anos.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Yuri Gomes

Yuri Gomes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @yusogomes

Jan 24, 2019
O gov. Bolsonaro, eleito com a promessa de combater a corrupção, editou hoje (24) um decreto que altera a Lei de Acesso à Informação, permitindo que funcionários comissionados DAS101.6 e superior possam tornar docs e dados públicos sigilosos por 25 anos.
in.gov.br/materia/-/asse…
Agora, podem classificar docs como ultrassecretos (25 anos de sigilo), os dirigentes máximos de autarquias, fundações, empresas públicas e de economia mista. Assim, o pres. da Petrobras, por ex, pode barrar o acesso aos dados da empresa sem autorização do presidente.
Antes, no decreto de 2012, editado por Dilma Rousseff, somente os altos cargos, como presidente, vice, ministros, comandantes das F.A. e chefes diplomáticos. Além, a partir de hoje, os funcionários DAS 101.5, podem tornar secretos (15 anos de sigilo) quando autorizados.
Read 6 tweets
Dec 22, 2018
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, está neste sábado visitando a Turquia, um membro da OTAN e um histórico aliado do maior inimigo de seu país, os Estados Unidos. Os turcos, por sua vez, se afastam cada vez mais de Washington. (1/n) Foto: @IrnaEnglish
As causas do afastamento: o apoio maciço dos americanos aos curdos que lutam contra os EI na fronteira turca com a Síria. O povo curdo, o maior sem Estado do mundo, corresponde a aprox. 20% da população da Turquia e reivindica a criação e o reconhecimento de seu território. (2/n)
O gov. central de Astana sempre reprimiu movimentos separatistas curdos, em especial o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que resistiu. Um conflito que dura 4 décadas e já matou mais de 40 mil pessoas.
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(