Profile picture
Yuri Gomes @yusogomes
, 12 tweets, 4 min read Read on Twitter
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, está neste sábado visitando a Turquia, um membro da OTAN e um histórico aliado do maior inimigo de seu país, os Estados Unidos. Os turcos, por sua vez, se afastam cada vez mais de Washington. (1/n) Foto: @IrnaEnglish
As causas do afastamento: o apoio maciço dos americanos aos curdos que lutam contra os EI na fronteira turca com a Síria. O povo curdo, o maior sem Estado do mundo, corresponde a aprox. 20% da população da Turquia e reivindica a criação e o reconhecimento de seu território. (2/n)
O gov. central de Astana sempre reprimiu movimentos separatistas curdos, em especial o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que resistiu. Um conflito que dura 4 décadas e já matou mais de 40 mil pessoas.
Em 2016, Erdogan sofreu uma tentativa de golpe que fracassou. A tensão política aumentou e, desde então, o pres. turco vem subvertendo o Estado democrático em seu país, com eleições duvidosas e endurecimento da repressão contra a pop. civil, principalmente os curdos.
A Guerra da Síria também é relevante para entender o cenário: os curdos, também presentes na Síria e no Iraque, onde possuem maior autonomia, com a escalada do conflito e os ataques do E.I., se viram na frente de combate. Os EUA apoiam curdos e sírios rebeldes.
A Turquia, por sua vez, se viu ameaçada pelo Estado Islâmico, mas também pelo fortalecimento militar dos grupos curdos em seu territórios, com os quais já travava um conflito. A solução de Erdogan foi atacar o PKK (partido curdo) e os jihadistas do E.I.
Em agosto deste ano, a Lira turca sofreu forte depreciação de 25% em um mês. As razões da crise cambial foram as sanções impostas pelos EUA ao país, após os turcos se negarem a libertar o pastor americano Andrew Brunson, preso há dois anos acusado de terrorismo e espionagem.
O tarifaço de D. Trump sobre o aço e o alumínio também contribuiu para o aumento da crise. Astana acusa os EUA de apoiar os "terroristas curdos". Essa realpolitik ganhou outro capítulo este mês: Erdogan foi à Caracas estreitar os laços com o pres. venezuelano Nicolás Maduro.
Anúncios de fim de ano: quarta-feira, 19, @realDonaldTrump anunciou que vai retirar as tropas americanas da Síria; ontem, Erdogan fez um pronunciamento no qual prometeu uma dura ofensiva contra os "terroristas curdos" em alguns meses.
ft.com/content/a190ed…
A decisão, segundo o @washingtonpost, se deu após um telefonema entre Trump e Erdogan, quando o líder turco conveceu o pres. americano de que os curdos da Síria são terroristas ligados aos separatistas curdos na Turquia.
washingtonpost.com/world/2018/12/…
Com apenas um tweet, seguindo o conselho de Erdogan, Donald Trump suscitou uma possível escalada da violência turca contra os curdos. Enfim, a thread acaba mais confusa do que começou. Perdão.
O último, juro. Por Twitter, o premier israelense Beijamin Netanyahu chama Erdogan de "ditador antissemita". E denuncia também os ataques da Turquia aos curdos. Israel é o maior aliado dos EUA no Oriente Médio.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Yuri Gomes
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!