, 60 tweets, 19 min read Read on Twitter
A cada LIKE eu darei uma informação sobre o país que é conhecido como o último do mundo(pelo menos por aqui), O CHILE.

(se flopar, ignorem esse tweet, eu nem existo, queria mórre jajajaa)
1 - O Chile é o único país do mundo onde a água é privatizada. Algumas empresas tem o controle das águas que todos consomem. E em tempo: a água de Santiago tem um sabor bem diferente da do Brasil, talvez pelos sais e pedras, chega a ser quase salgada.
2 - No verão se costuma fazer MELÓN CON VINO, que basicamente você gela um melão na geladeira, abre ele, tira as sementes com uma colher e coloca vinho branco e um pouco de açucar, deixa gelar um pouco mais e vai tomando. É muito bom!!
3 - Falando de vinho, aqui se vende vinho na caixinha Tetra Pak. O vinho Gato Preto aqui se chama apenas Gato e é um dos que estão na caixinha, além do Santa Helena e do 120.
4 - Além do vinho, o Chile tem a bebida nacional Pisco (destilado de uva) e o drink Pisco Sour. Só que há brigas eternas com o Peru para ver quem os inventou e acho que ambos são invenção peruana (mas não conta pros meus amigos nem pra minha mulher hahahhaha)
5 - Não tomem taxis aqui: Os carros no geral são sujos, alguns sempre roubam turistas, dando troco errado, notas falsas e alguns são bem criminosos, vide a história do @marcogomes (mas esse foi um ponto bem fora da curva, devo dizer).
6 - O espanhol falado aqui tem a fama de ser o mais difícil do mundo, muito se deve pelo costume de suprimir a letra S e de reduzir em "ao" palavras terminadas com "ado" (Aweonado = Aweonáo)
7 - Ao contrário da minha cidade natal, aqui tudo fecha bem cedo. Fora alguns lugares muito boêmios como alguns bares da rua Pio Nono, estabelecimentos de bebemorar geralmente vão até as 2 da manhã. Bancos fecham as 14hrs, comércios em geral abrem as 9 e fecham as 18 ou 19...
8 - No centro de Santiago há uma quantidade absurda de cães abandonados, e a pouco descobri que é um problema do Chile como um todo. São em geral vira latas, só que GIGANTES, mas no geral muito dóceis. Em algumas regiões do país há permissão para abate deles.... =(
9 - Nas praias de Valparaiso e Viña del Mar, as águas do oceano pacífico são geladíssimas, sendo que você só vê pessoas nadando no verão. E o mais engraçado é que o oceano tem um cheiro forte de algas!
10 - As temperaturas aqui na região central do Chile sofrem variações malucas. Agora em janeiro as máximas chegam a 35º. Daqui a 5 ou 6 meses, com certeza irei trabalhar sobre a temperatura de -3º pela manhã.
Vou dar uma pausa, amanhã eu continuo.
11-Nos aniversários não se bate palma quando cantam "parabéns" (cumpleaños feliz). Isso deixa a coisa meio tétrica...
🎤Cumpleaños feliz
Te deseamos a ti
Cumpleaños (nombre de la persona)
Que los cumpla feliz🎼
12-Aqui é expressamente PROIBIDO beber alcool nas ruas. Sim, aquela cervejinha que você compra gelada e sai andando por aí tomando, aqui não pode. E nem é de bom grado andar sem camisa pelas ruas.
13-O pessoal aqui se orienta pela cordilheira dos Andes, pela porção mais alta que fica a leste da cidade (oriente). Inclusive apartamentos voltados pro norte ou oriente sao mais caros por que chegam sol todo o dia no verão. Poniente(oeste) e sul chega bem menos luz natural.
14- Falando de verão e ☀️, nessa época do ano o céu escurece entre 20:30 e 21:00. Eh ótimo pra sentar num bar e curtir uma cervejinha ou um pisco sour.
15- E falando de bar, pra comer enqnt toma uma cerveja, em todos os bares tem a Chorrillana, que é uma porção de batatas fritas com pedaços de carne fatiados e um ou dois ovos fritos por cima. Estoura a gema e voilá, delícia!
16- Enqnt nos anos 90 o axé dominava as rádios do Brasil, um grupo de brasileiros chamado “Axé Bahia” fez um sucesso estrondoso aqui, regravando músicas de sucesso do Brasil. Ainda são tão influentes que em toda festa de casamento aqui eles tocam suas músicas
17- O Chile também é conhecido por vender o famoso King Crab (quem via Pesca Mortal no Discovery Channel vai lembrar).Aqui se chama Centolla, e é bem gostoso e bem caro no geral, mas vale a pena provar.
18- Um dos pontos turísticos que os pacotes de viagem te vendem é o restaurante Giratorio, em Providência. Sim, ele gira. Meio que me recusei a ir por tantas recomendações ruins sobre sua comida e o preço alto.
19 - O primeiro andar em todos os apartamentos é o térreo.
Então pra nós, brasileiros, o segundo andar daqui é o primeiro andar. Parece que é assim nos EUA também más não tenho certeza.
Extra sem numeração:
Só pra que conste, agora as 15:51 hora de Santiago (16:51 hora de Brasilia) está fazendo exatos 35ºC ...
20 - Sobre registro de nomes:
Aqui os sobrenome do pai vem antes do sobrenome da mãe. Antigamente, quando a pessoa não tinha um pai que o registrasse, se repetia o sobrenome da mãe (deveria ser uma barra na escola, ser taxado de bastardo).
21- O café da família tradicional chilena é café instantâneo. Imagina a tristeza de um brasileiro ao descobrir que é muito dificil encontrar café de verdade aqui, além de ser caro pra caralho (1kg de uma bom pedaço carne de boi é mais barato). Mas aos poucos isso vai mudando.
22- Em qualquer mercado vende essa carne seca, bem seca mesmo. A diferença: ela é feita de CAVALO.
Eu provei...tem cheiro de bunda de cavalo e o gosto deve ser igual.
23- Na média, há um terremoto forte no Chile a cada 5 anos e un 3 ou 4 temblores (mini terremotos) cada ano. Eu nunca peguei um terremoto muito forte em Santiago, mas sofri um temblor fortíssimo em Setembro 2015. É surreal a sensação do chão virar geléia, as janelas fazendo ruído
24 - O mais forte até o momento foi o de 2010, onde Santiago sofreu muito, quebrando ruas, destruindo igrejas e pontos turísticos e, o mais importante, matando pessoas. Ele aconteceu as 3 da manhã. Mas o que matou muita gente foi o Tsunami após o terremoto.
26 - Não existe previdência pública aqui, as empresas chamadas AFP cuidam da aposentadoria das pessoas desde os anos 80. As primeiras pessoas a se aposentarem por esse sistema recebem cerca de 40 a 60% do que juntaram durante a vida. Vocês leram bem. 40% do seu dinheiro.
27 - Resultado: o Chile é o país campeão em suícidio entre os idosos. Você ve muitos idosos trabalhando duro aqui, senão eles simplesmente passam fome. Esse é o lado do neoliberalismo que não mostram qnd vendem essa idéia pro brasileiro.
28- Essa situação gerou os maiores protestos da história chilena (maiores de que os da época pré golpe) o NO+ AFP (algo como não mais AFP), movimento que quer a revisão desse sistema. E é esse sistema falido que Paulo Guedes quer aplicar no BR. Fiquem atentos.
PULEI A 25, lá VAI:
De todos os frutos do mar que vendem aqui, tem um que eu não tive a manha de comer: O Piure. O negócio é feio demais... Mas um dia eu como!
29 - Falando de frutos do mar, tem um que eu amo comer, inclusive cru com um pouco de limão, que se chama Ostión, que é um tipo de vieira meio salgada / meio doce. É muito bom!!
30 - Outra comida que eu gosto bastante é o Pastel de Choclo. Nada que ver com o nosso pastel, ele é um tipo de escondidinho feito de uma pasta de milho batida, recheado de carne, cebola, um ovo cozido e frango, e por cima, para dourar, se coloca um pouco de açúcar. Recomendo.
31 - O @markomello me lembrou numa piada, o Pastel de Jaiba (se lê raiva mesmo) tem o conceito do pastel de choclo, mas é feito de miolo de pão e carne de jaiba (carangueijo) com queijo parmesão. Muito bom também!
32 - Racismo: Sim, ele existe aqui, mas é algo diferente do Brasil, como aqui houveram poucos escravos negros e se aboliu a escravidão 80 anos antes que o Brasil, não há tanto o peso covarde da desumanização. Porém ele é fortíssimo (FORTíSSIMO) contra bolivianos e peruanos.
33 - Qmd cheguei em Santiago, haviam pouquíssimos negros por aqui (no geral eram do BR, Colombia e Venezuela). Agora por questões de refúgio, chegam muitos haitianos, muitos falando apenas o Creóle. Orgãos publicos aqui sempre tem informações escritas também em Creóle.
34 - E contra os haitianos eu vi casos de racismo somados com xenofobia bem pesados. Aliás xenofobia rola de vez em quando aqui na cidade, principalmente partindo dos chilenos mais velhos contra qualquer um da AL. Coisas da colonização.
35 - O Chile tem um time de futebol chamado Palestino, fundado em 1920 por imigrantes da Palestina. Em 2014 o presidente Mahmud Abbas, considerou o Palestino como a segunda seleção nacional para o povo palestino. Já ganhou nacional e participou da Libertadores
36 - Apenas o @OgaMendonca reviveu minha lista ahahahha orgulho!!!

Nos mercados existe infinidades de iogurtes e de pessegos em conserva para escolher. Mas qnd vc quer algum tipo de manga diferente ou pipoca de microondas (palomitas), esqueça, são pouquíssimas.
37 - Nas feiras livres, algumas barracas tem um péssimo costume: eles escolhem a fruta/verdura que você vai levar (acontecem muito com frutas da temporada e com tomates). Basicamente eu qse chego no nivel de mandar à m*rda qnd isso acontece.
38 - Um caso curioso sobre ditadura: em 2015 um soldado na época da ditadura Pinochet confessou em um programa de rádio como matou varias pessoas, para aliviar sua culpa. Ele foi preso após isso.
39 - Aqui, se você sabe dirigir, você tira sua carta de motorista em metade de um dia, faz a prova teórica e faz a prática na prefeitura, com um carro que "você" leva (na verdade tem que ser alguém que tenha a carta). Isso explica o transito imprevisível e perigoso de Santiago
40 - Ao contrário de SP, o chileno naturalmente anda mais lento e forma filas horizontais quando estão em grupo, te impedindo de passar. Os comércios tem filas enormes e poucas pessoas nos caixas no geral. Geralmente tem senhas para ser atendido por isso (padarias, farmacias etc)
41 - O Chile é o segundo país que consome mais pão no MUNDO, perdendo para a Alemanha. Muito disso se deve ao hábito de "tomar once" que no geral é um café da tarde (18 ou 19 hrs) onde comem pão com abacate, queijo, presunto etc. Hallulla e Marraqueta são os pães mais comuns.
42 - Merkén (ou amor em pó como eu chamo)
Merkén consiste em uma pimenta cacho cabra seca, moída e defumada com algumas especiarias como cominho tb moídas. Se utiliza em tudo como um tempero (inclusive pizzas) é bem picante, de origem Mapuche e é uma delícia!
Comprem merkén!
43 - Voltando à marraqueta, se você quer saber quem ñe chileno ou quem conhece bem a cultura daqui, faça essa pergunta da imagem
_____Qual dessas é uma marraqueta?_______
Alguém deduz a resposta?
44 - MAIONESE
Chilenos AMAM maionese num nível que chegou a assustar uma conhecida americana que vivia aqui. Também espantou ao próprio Anthony Bourdain quando esteve em Santiago. Na foto, ele com um completo (hotdog) lotado de maionese.
45 - HUMITAS
Tem uma espécie de pamonha aqui chamada humita, que é feita de milho batido, manjericão picadinho e um pouco de sal e pouco de leite. É SALGADA, mas de igual maneira, polvilham açucar em cima para comer. Particularmente, eu odeio.
46 - TERREMOTO (Drink)
Uma da minhas paixões, você mistura uma parte de Pipeño (fermentado de uva) Granadina (licor de romã) e no topo sorvete de abacaxi. Uns dizem que o nome é referência ao sorvete que fica como a terra tremendo, outros que o drink causará o terremoto em ti!
47 - LETRA Q
A quinta série que habita em mim saúda a quinta série que habita em ti.
Essa é da lingua espanhola: a letra "Q" se pronuncia CU. Ontem meu chefe estava discutindo no telefone sobre como receberá pagamentos no Q1, Q2, Q3 E Q4 (de Cuarter, trimestre em inglés)
48 - METRO de Santiago
Essa é a malha de Santiago. Deixa a de SP no chinelo. E considerando que a cidade é bem menor, fica ainda mais feio pra SP. O único ruim é que fecham cedo (23:15 mais ou menos). E na linha 5 alguns metrôs tem PNEUS!
49 - CARROS
Tem duas coisas que no geral não se importam muito aqui em Santiago: carro sujo e amassado.
A sujeira não ligam tanto pq não chove, invariavelmente o carro ficará cheio de pó pelo clima desértico e as batidas, já vi cada estrago e o pessoal andando de boa com o carro.
50 - CARROS 2
Se bem que o lance de carros batidos deve vir das peças que sempre são importadas e muitas vezes estão em falta e tem que ser importadas segundo a demanda.
51 - Uma boa idéia, ou nem tanto, mas o Chile é o país que mais consome alcool na América Latina (se pensou que éramos nós, está enganado). Vai ver por isso existe a lei de que não se pode beber na rua, para ter um certo controle da situação.
52 - Avenida Brasil ainda passa no Mega TV.
O Tufão é Tifon.
A Carminha é Carmina.
O Jorginho é Jorgito.
Toma o link dos episódios anteriores se vocês quiserem ver a dublagem em español!
mega.cl/teleseries/ave…
53- Crônica da vida real: os onibus aqui sao pagos por um cartão chamado Bip! (Como o bilhete único) e só por isso, não há cobradores. Fiquei sem créditos agora e tive que descer do ônibus e recarregar o cartão...
54 - no outono realmente as árvores ficam amareladas e as folhas caem. E vai esfriando aos poucos até que pra lá de julho as temperaturas chegam a -2 pelas manhãs qse todo dia.
55- e sobre o tweet acima: eh uma merda acordar cedo e sair pra trabalhar nesse frio. O sol aparece as 8:40 e desaparece as 18:30 mais ou menos. Nada legal, nada romântico. Ah, não existe roupa de frio de verdade no BR (talvez no sul, mas não tenho certeza)
56 - No centro tem um bar histórico chamado La Piojera, é o lugar certo pra tomar um terremoto com seus amigos. Só não vai muito tarde, é um bar que a galera fica muito bêbada e as vezes sai porrada! Ja vi muito bebum sendo expulso de lá hahahaha
57 - No verão varias barraquinhas vendem o tradicional Mote con Huesillos, uma bebida feita de pêssegos desidratados e trigo tipo mote cozido. Os melhores estão nos cerros Santa Lucia e San Cristobal, nas lojinhas que ficam no topo deles.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Caio San 🍴🍗🍅🍲
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!