, 72 tweets, 11 min read Read on Twitter
O que vocês acham de...

10 likes = 1 fato pouco conhecido sobre socialismo e regimes de economia planificada

[Dêem um desconto que prometo não ficar em dívida com a thread]
1. O Gosplan era responsável pelos famosos planos quinquenais, em tese era o órgão planejador central da economia soviética. Na prática, o que era de fato implementado na indústria soviética tinha pouca relação com os planos, que eram revisados, reescritos ou apenas ignorados.
2. Se os planos quinquenais eram ignorados, para que servia a Gosplan?

Para ajudar Stálin a monitorar melhor seus amigos e inimigos. O órgão, em tese todo poderoso, evitava tomar decisões porque uma deliberação malograda poderia significar condenação ao pelotão de fuzilamento.
3. O censo de 1937 indicou haver 162 milhões de soviéticos, contrariando a projeção de Stálin de 180 milhões. Eles refletiam as grandes fomes e os expurgos do começo da década de 1930.

Stálin mandou deportar para a Sibéria, ou matar, os organizadores do censo.
4. Como o censo de 1937 estava com números equivocados, segundo Stálin, ele ordenou a realização de um novo.

No censo seguinte, ocorrido em 1939, os recenseadores "acertaram".

Josef era mesmo um visionário.
5. Stálin sabia que, na economia soviética, as pessoas não dispunham de incentivos para se empenhar.

Logo, precisava introduzir alguns mecanismos de incentivos possíveis. Assim, o partido utilizou desde cenouras até chibatas e porretes para conseguir estimular os soviéticos.
6. Criminalizou-se trabalhadores considerados "indolentes".

Qualquer ausência não autorizada de 20 minutos ou morosidade no trabalho poderia ensejar condenação de 6 meses a trabalhos forçados ou corte de 25% na remuneração.
7. Entre 1940 e 1955, 36 milhões de soviéticos — um terço da população adulta — foram condenados pelo crime de serem "indolentes". 15 milhões foram presos e 250 mil fuzilados.

As violações trabalhistas na União Soviética eram cometidas e julgadas pelo próprio estado.
8. Permitir que o indivíduo tome as próprias decisões, no mercado, é a melhor maneira de uma sociedade gerir seus recursos com eficiência e obter ganhos de produtividade de forma sustentável.

Não há como obrigar alguém a ter boas ideias, como buscou-se por planejamento central.
9. Não há nada mais desigual no mundo do que uma ditadura do proletariado. Na China, enquanto as pessoas comiam casca de árvore para não morrer de fome, Mao Tse Tung mantinha um harém.
10. Não há nada mais desigual no mundo do que uma ditadura do proletariado.

Em Cuba a família Castro e dirigentes do partido levam vidas luxuosas na mesma ilha em que o povo raciona comida há mais de 5 décadas.
11. Não há nada mais desigual no mundo do que uma ditadura do proletariado.

Enquanto 10 milhões de norte-coreanos sofrem com desnutrição, com 40% da população precisando de ajuda humanitária, Kim Jong-un mantém um harém para sua “diversão”.
12. Entre 1928 e 1960 a renda nacional da União Soviética cresceu, em média, 6% ao ano. Seu atraso tecnológico em relação a Europa e EUA era tamanho que foi possível grandes ganhos apenas pela realocação de recursos para a indústria, ainda que de maneira ineficiente e coercitiva.
13. A ilusão de crescimento nos anos iniciais da União Soviética fez com que Nikita Khrushchov se vangloriasse em um discurso a diplomatas ocidentais de 1956:

"Vamos enterrar vocês", se referindo ao Ocidente. Um mero delírio.
14. Ao final da década de 1970 ainda havia economistas renomados que consideravam que economias planificadas eram "capazes de proporcionar emprego pleno e estabilidade de preços e até injetar na população motivações altruístas".

Muitos acreditavam que o socialismo era o futuro.
15. O livro didático mais utilizado nas faculdades de economia, do vencedor de Nobel Paul Samuelson, previa a iminente preponderância econômica da União Soviética.

Na edição de 1961, dizia que a economia soviética ultrapassaria a norte-americana até 1984. Acertou, hein campeão?
16. Samuelson não desistiu de sua previsão de que o PIB soviético ultrapassaria os Estados Unidos.

Na edição de 1980 a revisou, com ligeira alteração da análise, cravando que isso ocorreria até 2012, antes do fim do calendário Maia.

2 previsões malucas erradas para o mesmo ano.
17. Os analistas da CIA também se enganaram sobre o PIB soviético, o superestimando em até 6 vezes.

Muita gente deve ter perdido o emprego pela incompetência.
18. Embora as políticas de Stálin e das lideranças soviéticas tenham logrado um rápido crescimento nos primeiros anos, se revelou insustentável e na década de 1970 ela cessou.

Instituições extrativistas, como as soviéticas, são incapazes de gerar mudança tecnológica sustentável.
19. Quando todos os recursos tão mal utilizados foram realocados para a indústria, passou a não haver maiores ganhos econômicos adicionais possíveis por meio de decreto.

Falta de inovação e de incentivos impossibilitaram qualquer progresso a mais a partir da década de 1970.
20. 7 décadas antes do completo colapso da União Soviética, um economista austríaco chamado Ludwig von Mises previu a inviabilidade de uma economia planificada, dando origem ao debate acadêmico sobre o cálculo econômico sob o socialismo.
21. Cuba é um ótimo exemplo de como é péssimo ser uma minoria e viver em um país socialista.

Embora a maior parte da população seja negra, pouquíssimos conseguem compor o governo. Eles também são minoria em cargos de prestígio, como professores universitários.
22. Ser gay em Cuba significou, durante décadas, ir para campos de concentração.

Em 1971, homossexuais foram proibidos de ocupar cargos públicos; a sodomia constou no Código Penal Cubano até 1979, e beijos homossexuais eram punidos com cadeia por atentado ao pudor até 1997.
23. Mais de 50 mil homossexuais foram condenados a trabalhos forçados na União Soviética entre 1934 e 1992.

E nada disso é repudiado por boa parte do movimento LGBT contemporâneo.
24. A queda do PIB na Venezuela ronda os 50% nos últimos cinco anos.
25. Norte-coreanos possuem entre 3 e 8 cm a menos de estatura que os sul coreanos, que em média possuem 1,73m.

Não se trata de fatores genéricos, já que as duas populações são praticamente iguais. Segundo o pesquisador Daniel Schwekendiek, o motivo é a falta de comida mesmo.
26. O movimento LGBT brasileiro critica Jair Bolsonaro e Marco Feliciano por considerar suas posturas homofóbicas, mas aplaude figuras como Che Guevara, Raul Castro e Fidel Castro, responsáveis diretamente pela morte, prisão e tortura de milhares de homossexuais em Cuba.
27. Até 1973 as economias das Coreias do Sul e do Norte eram equivalentes.

Então uma delas conheceu o socialismo e a outra adotou o livre mercado...
28. Regimes socialistas também não são bons lugares para quem defende liberdades individuais.

Cuba é atualmente um dos poucos países em que o tráfico de drogas é punido com pena de morte.
29. Se boa parte da esquerda mundial atualmente levanta a bandeira do fim da guerra às drogas, Mao Tse Tung se orgulhava de ter eliminado a venda de ópio matando todos os vendedores.

Um homem prático.
30. Na China, a liberdade individual se tornou controlada ao ponto de o governo decidir quantos filhos você pode ter.
31. Na China, a liberdade individual se tornou controlada ao ponto de o governo decidir em que local você deve morar: há passaportes internos que impedem a população chinesa de se deslocar de uma cidade para outra.
32. A ditadura chinesa está implementando um sistema de 'pontuação social' dos indivíduos de acordo com suas condutas para punir ou beneficiar cidadãos.

Já acontece em algumas cidades menores, como Hangzhou, e chegará na capital Pequim em 2021.

É o tal do "socialismo light".
33. Há vítimas do comunismo que morreram pelo crime de cantar músicas “ocidentais” no Camboja.

Muitos músicos foram exilados porque (vejam só que crime!) gostavam de rock.
34. Se você fosse um rockeiro na Rússia, teria de contrabandear a música. O gênero era considerado subversivo e fascista.

Gosta de Iron Maiden? AC/DC? Beatles? F-A-S-C-I-S-T-A
35. Diversos músicos cubanos também foram censurados pelos irmãos Castro, como como Célia Cruz, Gloria Estefan e Paquito D’Rivera.
36. Obras de Shakespeare são proibidas na Coreia do Norte.
37. Camboja, Rússia, Cuba, Coreia do Norte. Percebam que há um padrão na censura a arte.

Isso porque no socialismo a arte não era autêntica como deve ser, mas uma mera máquina de propaganda do poder.
Mais de 3 mil likes, o triplo do que imaginei que poderia dar 😅

Se estiver curtindo a thread, dá o follow aí :)
38. Atualmente todas as aulas lecionadas na Coreia do Norte são gravadas para controlar o que é transmitido aos alunos, havendo diversos temas proibidos, como falar da internet ou contar como é a vida fora da península.

Escola Sem Partido seria pouco.
39. Quando o nome de Stálin era anunciado nos teatros, as pessoas aplaudiam durante dezenas de minutos, pois ninguém queria ser o primeiro a deixar de aplaudi-lo e ser considerado um traidor. O comunismo chegou ao nível em que até as saudações eram controladas por um único homem.
40. Em 1936 iniciou-se na URSS um movimento de repressão política para afastar da sociedade quem Stálin considerava "inimigos do povo".

Um termo amplo e impreciso, possibilitando o Estado perseguisse e acusasse qualquer indivíduo que Stálin considerasse um adversário.
41. A ideia de Stálin com essas purgas era remover qualquer resquício de dissidência dentro do partido comunista, consolidando sua autoridade e seu poder.
42. As purgas de Stálin envolveram todos os setores da sociedade soviética: líderes políticos, burocratas, membros das forças armadas, intelectuais, empresários, industriais e camponeses.
43. No início dos anos 1930 havia uma crescente insatisfação popular por causa da coletivização dos camponeses, matando milhões de soviéticos de fome, especialmente na Ucrânia e Cáucaso.

As purgas foram endossadas diante do medo dessa insatisfação eclodir em nova guerra civil.
44. Dessa forma, Stálin passou a encarar antigos amigos e aliados como potenciais opositores e líderes de uma "contrarrevolução".

As Grandes Purgas foram muito úteis para consolidar a sua visão ideológica como a única da URSS, eliminando a influência de Lenin e Trótski.
45. O NKVD iniciou a perseguição formal contra inimigos do povo, conduzindo todo o "devido processo legal" do que ficou conhecido como "Processos de Moscou".

Como sempre acontecia nesse tipo de julgamento, todos os acusados confessavam todos os crimes e eram executados.
46. Todos os 3 chefes que o NKVD teve ao longo de sua existência — Genrikh Yagoda, Nikolai Yezhov e Lavrentiy Beria — foram, em momentos diferentes, julgados, condenados e executados.

Queima de arquivo institucional.
47. Durante a Era Yezhov no NKVD, foram detidas mais de 1,5 milhões de pessoas, com cerca de 650 mil executadas. Uma média de mil execuções por dia.
48. 6% da população total da União Soviética foi direta ou indiretamente afetada pelas grandes purgas.

Um total de 8 milhões de pessoas tiveram seu nome referido em processos judiciais.
49. As purgas afetaram também as forças militares soviéticas.

Dos 15 comandantes das forças armadas, 13 foram afastados, presos ou executados.

Idem com 8 dos 9 almirantes da marinha soviética;

50 dos 57 comandantes de corpos de exércitos

E 154 dos 186 comandantes divisionais.
50. As grandes Purgas de Stalin foram tão devastadoras que afetaram, inclusive, a capacidade ofensiva do exército soviético.

Isso colaborou para o sucesso da Operação Barbarossa, a invasão nazista de 1941.

Apenas em 1943 as forças armadas soviéticas se recuperaram das Purgas.
51. Há muita gente que ainda duvida, mas...

SOCIALISMO NÃO FUNCIONA!!!
Com o sucesso da thread, o jeito será tweetar o livro inteiro 😆😎
52. @deltanmd nunca disse a frase "não temos provas, mas temos convicção" ao falar de Lula.

Mas Che Guevara, chefe dos Tribunais Revolucionários, afirmou quase isso: “Não demorem com esses julgamentos. Isso é uma revolução: provas são secundárias. Temos de agir por convicção."
53. Che Guevara nomeou como Juiz Orlando Borrego, um rapaz de 23 anos sem qualquer formação jurídica. Seu auxiliar, José Vilasuso, advogado, escreveu sobre os aqueles julgamentos:

“Os fatos eram julgados sem nenhuma consideração aos princípios de justiça.”
54. Em abril de 1959. Fidel Castro se declarou opositor aos comunistas em entrevista concedida ao New York Times.
55. Após a derrota de Fulgêncio Batista, os cubanos festejaram, queriam construir uma democracia. A esperança da volta dos partidos e das eleições duraram 6 meses, quando Fidel Castro levou a revolução para uma ditadura comunista.

Cubanos que apoiaram o movimento foram iludidos.
56. Chávez se aproveitou da popularidade do início de mandato e convocou em 1999 uma Assembleia Constituinte para criar uma nova constituição para o país. Seus aliados políticos ocuparam 92% dos 131 assentos.

A democracia venezuelana começou a morrer ali.
57. 10 ícones da esquerda brasileira que apoiaram Maduro:

1) PSOL

2) PT

3) PCdoB

4) UNE

5) MST

6) Levante Popular

7) CUT Brasil

8) Lula

9) Dilma

10) Gleisi Hoffmann
58. Em 2005 o governo venezuelano criou uma lista negra e perseguiu todos que assinaram um pedido de referendo para tirar Chávez do poder:

Incentivou ataques a rivais políticos, demitiu funcionários públicos e excluiu empresários opositores de licitações governamentais.
59. A oposição venezuelana liderou intensos protestos populares em 2017 contra Maduro.

Ele estava à beira do precipício: com apenas 10,9% de popularidade e com 8 em cada 10 venezuelanos pedindo por sua renúncia.

Conseguiu se manter no poder fraudando uma nova constituinte.
60. Mesmo em meio aos protestos mais sangrentos de 2017, nos eventos públicos em que Maduro aparecia, ele discursava calmo, fazia piadas e dançava.
61. Ao olhar dos socialistas, o indivíduo é apenas um fim em si mesmo, apenas uma ferramenta para a revolução. Matar ou sacrificar pessoas, portanto, não apenas pode ser racional, como correto.
62. No diário de Che Guevara consta sua crença de que a natureza humana é maleável, podendo ser ensinado diferentes comportamentos e educar de acordo com o espírito revolucionário.

Para Che, o socialismo tinha o poder de "curar comportamentos e doenças sociais".
63. Não há nada parecido com direitos humanos nos países comunistas. Direito à ampla defesa e ao contraditório, ao devido processo legal, habeas corpus ou um mínimo de dignidade aos presos eram uma miragem.
64. O "holocausto ucraniano" é chamado de Holodomor, uma palavra que significa “morrer de fome”.

Mas como um dos lugares com o solo mais fértil do planeta, com 42 milhões de hectares adequados para o plantio, poderia passar fome?

Resposta: Obsessão por controle de Josef Stálin.
65. A Ucrânia foi o lugar em que mais houve oposição ao programa de coletivização forçada da agricultura soviética em 1928. Havia por lá um forte movimento nacionalista e que pedia a emancipação da União Soviética.

Holodomor foi a resposta de Stálin.
66. Para sufocar essa dissidência, Stálin iniciou uma campanha antiucraniana: expôs intelectuais em julgamentos vexaminosos, atacou pequenas organizações de caráter antissoviético retratou os camponeses ucranianos como inimigos do povo soviético.
67. A propaganda soviética começou a retratar os camponeses ucranianos como inimigos da revolução, pessoas mesquinhas que escondiam comida enquanto os trabalhadores das indústrias se sacrificavam para construir um novo mundo socialista.
68. Stálin estipulou metas de produção e entrega de cereais possíveis de serem cumpridas apenas se os ucranianos parassem de se alimentar.

Queria exterminar os fazendeiros ucranianos por meio da fome e, assim, quebrar qualquer resquício de movimento nacionalista.
69. Para terror dos ucranianos, o governo soviético confiscou toda a comida estocada. E não parou por aí: tudo que era comível foi apreendido, incluindo raízes, pequenos animais e grãos.

Stálin foi além: proibiu as pessoas de saírem de sua região para procurarem comida.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Luan Sperandio
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!