, 14 tweets, 5 min read Read on Twitter
Vamos aqui converssr sobre #CapitãMarvel sem carteirinha, só sendo de boas?
Filme é filme, quadrinho é quadrinho. Por mais que possamos ler o filme como Tradução de uma linguagem pra outra, vale a pena entender que estamos ali no cinema diante de uma obra autônoma. Livre pra mudar, adaptar e ocultar e que deve ser analidada e medida pelo que é.
Representatividade é conceito, não adianta esvaziar o termo pra esvaziar o filme. Nao adianta dizer que Carol Denvers é sinônimo de empoderamento pura e simplesmente porque ela é mulher e poderosa.
Dito isso, podemos falar do filme. Estrutura narrativa não pode ser avaliada em "gostei/não gostei" fora de ambientes particulares. Discutir com seriedade é trazer comparativo, desmontar e mostrar o racicionio. OPINIÃO NÃO É ANÁLISE :)
Não sei se é óbvio, mas personagens de HQ tendem a ser forçados, mulheres não costumam sair de collant, não ficam em poses "sensuais" e cientistas fazem ciência, não são meras donzelas em perigo. Muitas vezes, o que segura a obra é a fina linha do pacto do publico, ne Martha?
Coisas forçadas que podemos amar: cueca fora da calça, questões com o pai, questões com a mãe, sexismo, personagem feminina sem presença real. Mas aí se subverte isso "ahh, não faz sentido, é forçado ".
Eu, por exemplo, gosto de roteiro inicio/meio/fim (oposto de vingadores), mas isso é irrelevante. A busca é por uma experiência menos previsível que nas HQ, porque é outra mídia, outra historia.
E funciona porque existe um pacto entre a obra e quem recebe.
O Nick Fury ser uma pessoa diferente dos outros filmes é ótimo. Ele frustra a expectativa de ser um machão tóxico a cada cena de humor e lavagem de prato. Ele mostra que nem tudo é grandioso e "tudo bem" (PUIG, 2018), sabe. O cara finalmente é uma pessoa no sentido amplo.
Não gostar de #panteranegra ficou solidamente entendido como racismo, mas como a Danvers é branca, muita gente sente libertade de mostrar que "historia de mulher só interessa a mulheres".
Dizer que "a historia é chata" mostra uma óbvia dificuldade de experiênciar uma perspectiva diferente da sua, porque o filme é emocionante, engraçado e acerta em não por um boy que "a empodera", como Mulher Maravilha. Não ter função é chato ne?É como nos sentimos nos 📽, lindão.
As expressões da Brie Larson são ótimas, e só entende exatamente quem sabe que garotas são sempre coagidas a sorrir. Ela quebra esse protocolo porque só gargalha quando quer, e incomoda tanto o Law quanto o público ne ;)
A Capitã Mar-Vell foi uma mudança tão perfeita quanto mudar a estrutura com a Maria e a Mônica Rambeau, viu. Sem defeitos, eu diria.
Apesar de eu não ser próxima a gato as piadas, o "too much cat" me ganhou sim. Sobretudo por não ter sido um humor especista. Alias, Humor não precisa ofender, pode ser só uma questão corriqueira, sabe?
"Se eu quero ver a mesma coisa que tá no quadrinho eu vou lá e leio o quadrinho" (@LoadComics , 2019)

- #CaptainMarvel
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Anne Quiangala
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!