My Authors
Read all threads
A marcha do ministro @rsallesmma para desmontar o @mmeioambiente, reduzir transparência e perseguir ONGs não é coisa da cabeça dele. Documentos mostram que Salles apenas segue uma estratégia cuidadosa (e alucinada) bolada pelo governo @jairbolsonaro desde 2018. Segue a thread.
A estratégia está descrita em dois documentos: "Reestruturação SISNAMA-IBAMA-MMA" e "Nota SISNAMA". Ambos estão disponíveis no site do OC. Seus autores são a equipe de transição "do B" do @mmeioambiente, liderada pelo agrônomo Evaristo de Miranda. observatoriodoclima.eco.br/documentos-da-…
A equipe de Miranda chegou ao poder após um golpe interno, no qual @jairbolsonaro demitiu no fim da transição os integrantes da equipe inicialmente nomeada, coordenada pelo biólogo Ismael Nobre. Meses de trabalho foram jogados fora ("eficiência de gestão" é isso aí)
Além de Miranda e do próprio @rsallesmma, a equipe que entrou (sem ter participado do diagnóstico do ministério) era integrada, entre outros, pelo atual presidente do Ibama, Eduardo Bim, pelo ex-futuro secretário de Biodiversidade, @TrudaOceans e por um certo Ronald Bicca.
Bicca chegou a se apresentar como chefe de gabinete de @rsallesmma, sem ter sido nomeado, até que um dia desapareceu misteriosamente do ministério. Em 2018 ele teve seus cinco minutos de fama: g1.globo.com/go/goias/notic…
Também integrava a equipe um diretor da @SistemaCNA, Rodrigo Justus. Se alguém ainda tinha dúvida sobre o fato de os ruralistas terem dominado o @mmeioambiente e sobre qual é a agenda de @jairbolsonaro para o setor.
Os documentos são um vislumbre precioso da ação de @rsallesmma. Eles explicam os movimentos atuais do ministro e ajudam a prever seus próximos passos, que incluem extinguir o @ICMBio, fundindo-o com o Ibama.
É o item 6 da proposta: "reunificar o órgão de execução do Sisnama [Sistema Nacional de Meio Ambiente] - imergir o @ICMBio no Ibama". A ideia é fazer isso por Medida Provisória.
Outra proposta, que Salles já começou a executar com a indiscrição de praxe (www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/…), é "reposicionar o Conama". O Conselho Nacional do Meio Ambiente, órgão máximo da governança ambiental brasileira, é descrito pelo grupo de Miranda como "ideológico" (claro).
A ideia é desidratar o Conama e criar acima dele um Conselho de Governo do Sisnama, "formado por um grupo de conselheiros próximos ao presidente". Imagine quem poderiam ser esses conselheiros.
Como mostrou hoje o site @diretodaciencia, o pobre @onyxlorenzoni acabou levando a culpa de ser o mentor da desidratação do Conama, mas a escrita já estava no muro desde o ano passado. Confira a reportagem. diretodaciencia.com/2019/03/27/ja-…
A proposta sobre os conselhos é um golpe inédito no caráter democrático da governança ambiental brasileira. Troca-se um colegiado com dezenas de membros por um petit-comité autocraticamente nomeado pelo presidente. Sabe quem mais governava desse jeito?
Mas é na abordagem das mudanças climáticas que o grupo bolsonarista revela todo o esplendor ideológico. A governança de clima, instituída há 1 década, é chamada de "cabide de emprego" e "risco à soberania". O Fórum Brasileiro de Mudança do Clima é um "imbróglio de proselitismos".
Nenhuma evidência que não a opinião dos missivistas é apresentada para embasar as afirmações sobre o tema.
Outro ponto dos documentos é revelador do "animus" da tropa de @jairbolsonaro em relação à sociedade civil: propõe-se "reestruturar a política nacional de mudança do clima", desautorizando "organismos incontrolávels (como observatórios)".
Ei, parece que isso foi com a gente.
"Organismo incontrolável".
Não é a 1ª vez que o OC é tratado com essa deferência pelo poder público. No passado já nos chamaram de "inimigo" porque temos como missão produzir dados e monitorar políticas. Não temos compromisso de agradar a governos - nosso comprometimento é com a sociedade brasileira.
Miranda ainda faz um agrado a si próprio ao propor que a Embrapa vire a "coordenadoria de inteligência territorial" no novo desenho estratégico do Ibama. Ele chefia a Embrapa Territorial. Para entender possível impacto dessa decisão, leia aqui: observatoriodoclima.eco.br/agromitometro-…
Em resumo, ideologia, centralismo e desapego a evidências não são prerrogativa da ala olavista do governo Bolsonaro. Esses elementos estão presentes em toda a administração. O @mmeioambiente não escapa a essa lógica.
Confiram nossa #thread sobre o desmantelamento total das estruturas, legislação e proteção ambiental do país promovido pelo governo @jairbolsonaro. @SoniaBridi @QuebrandoOTabu @TheInterceptBr @MiriamLeitaoCom @Pirulla25 @huffpostbrasil
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Observatório do Clima

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!