My Authors
Read all threads
Siga o fio e entenda por que a reunião de #RicardoSalles com os governadores da Amazônia, que deveria tratar sobre medidas para conservação e o desenvolvimento sustentável da região, não passou de anúncio vazio.
observatoriodoclima.eco.br/improbo-ricard…
#Threads #semverdena🇧🇷 #forasalles
A coletiva de hoje, cinco meses após @inpe_mct mostrar a explosão do desmatamento, só confirmou que o ministro do @mmeioambiente se desviará dos problemas reais, e segue sem planos para conservar a Amazônia e evitar sua devastação
inpe.br/noticias/notic…
Salles nega as aparências e disfarça evidências de que o desmatamento é provocado por atividades criminosas, incentivadas pela certeza de impunidade. Taí a alta de 30% em 2019 “potencializada” por @jairbolsonaro pra comprovar. oglobo.globo.com/sociedade/a-in… #semverdena🇧🇷 #forasalles
Tentando se defender, o sinistro do @mmeioambiente fala que o desmatamento está em alta desde 2012, porém, não só moveu uma palha para tentar mitigar essa situação em quase 11 meses no cargo, como tb preferiu contar um monte de mentirinhas nesse tempo: observatoriodoclima.eco.br/o-fakebook-de-…
Sem apresentar metas ou indicar recursos destinados, Salles diz que promoverá regularização fundiária e bioeconomia, melhorará o monitoramento por satélite, implementará o zoneamento e repassará recursos aos estados. Ideias vagas e soluções vazias para questões reais da Amazônia.
Essas soluções vêm temperadas com regularização fundiária por autodeclaração, legalização de garimpo e extração de madeira em terras indígenas e obras de infraestrutura sem licenciamento – mostrando que a única “tolerância zero” que o governo @jairbolsonaro tem é com o bom senso.
O imbroglio fica mais evidente ao lembrar que o país tinha um plano para conter o desmatamento: o #PPCDAm, que, com suas limitações, ajudou a reduzir a taxa de desmatamento em 83% entre 2004 e 2012. Salles o engavetou pois a prioridade estava “nas cidades” www12.senado.leg.br/radio/1/notici…
O #PPCDAm tinha um eixo de fomento à economia sustentável, a tal “bioeconomia” de que Salles adora. Mas, violando a boa gestão pública que diz defender, abandonou um plano que funcionava para propor um amontoado de ideias, cujo único fiador é ele próprio. mma.gov.br/informma/item/…
Tem mais: o sinistro insiste na tese fraudulenta de que o monitoramento do desmatamento precisa de imagens de alta resolução contratadas de empresa privada. NÃO PRECISA! As tecnologias disponíveis permitem ao #Ibama coibir crimes e multar desmatadores até pelos @CorreiosBR
Falta competência ao sinistro do @mmeioambiente e também falta vontade de botar a fiscalização na rua. Prova disso é a queda de 22% no número de autuações no país inteiro em 2019, o volume mais baixo em duas décadas.
piaui.folha.uol.com.br/ibama-multa-ca…
A regularização fundiária é um problema real. A proposta do governo pode favorecer quem desmatou recentemente e ilegalmente terras públicas pra obter títulos pagando preço de banana e depois vender os imóveis com preço de mercado. É grilagem e especulação de terra pública, SIM!
O sinistro tenta atribuir a inoperância da fiscalização em sua gestão aos estados e na redução de funcionários no #Ibama e @ICMBio. Quer dividir a culpa mas, como 40% do desmatamento visto pelo Deter no ano foi fruto de grilagem, a responsabilidade é da União e não dos estados.
E o #Ibama não deixou de atuar por falta de verba: em 2019, a fiscalização teve um total autorizado de R$ 103 MI. Parte dos recursos veio do #FundoAmazônia, que #RicardoSalles cancelou por birra. O fundo também financiava a fiscalização nos estados. fundoamazonia.gov.br/export/sites/d…
Para dizer não dizer que não falou de ordenamento territorial, Salles anunciou que fará o zoneamento ecológico-econômico da Amazônia. Acre e o Pará fizeram seu zoneamento há anos. Não impediram nem grilagem, nem desmatamento: o Pará concentra 40% da devastação da Amazônia em 2019
Por fim, é difícil confiar que o governo cumprirá as regras do zoneamento, se for feito: neste mês, por exemplo, a ministra @TerezaCrisMS cancelou por decreto o zoneamento agroecológico da cana, que há 10 anos impedia a expansão dessa lavoura com financiamento público na Amazônia
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Observatório do Clima

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!