, 22 tweets, 5 min read Read on Twitter
Hoje, o ex-presidente Lula completa exatamente 1 ano na prisão em Curitiba. Ele cumpre pena de 12 anos e 1 mês de prisão no caso do triplex do Guarujá. Vamos relembrar alguns fatos importantes que nos levaram à data de hoje? Segue o fio.
04/03/2016: a PF deflagrou a 24ª fase da Lava Jato, batizada de Aletheia, ou a “busca pela verdade”. Lula foi o principal alvo da ação e foi levado para prestar depoimento por meio de um mandado de condução coercitiva expedido pelo juiz Sérgio Moro.
Lula prestou depoimento por cerca de 3h numa sala no aeroporto de Congonhas. A ação gerou inúmeros protestos em todo o país - a favor e contra Lula. Foi a primeira vez que o ex-presidente foi alvo de uma ação efetiva da Lava Jato. Até então, só se sabia que ele era investigado.
Endereços ligados a Lula foram alvos de busca e apreensão no mesmo dia. MPF disse que apurava pagamentos ilícitos a Lula feitos por empreiteiras já investigadas na Lava Jato, como OAS e Odebrecht. Após o depoimento, Lula foi à sede do PT e criticou a operação: “me senti preso”.
16/03/16: o juiz Sérgio Moro retirou o sigilo de toas as conversas de Lula que haviam sido interceptadas pela PF. Havia áudios de Lula com amigos e familiares, mas também com políticos e até com a então presidente Dilma. Foi o ponto de maior polêmica da Lava Jato até então.
Todas as gravações se tornaram públicas. O áudio que ficou mais “famoso” foi da conversa entre Lula e Dilma em que ela diz que mandará o “Bessias com o papel” e ele se despede com “tchau querida”. O papel em questão era a nomeação de Lula como ministro-chefe da Casa Civil.
A Lava Jato suspeitou que Lula seria nomeado ministro para ter foro privilegiado e escapar das mãos do juiz Sérgio Moro. Lula, Dilma e o PT sempre negaram essa versão. O fato é que a nomeação de Lula foi suspensa pelo STF e ele continuou sendo investigado em primeira instância.
14/09/2016: o MPF denunciou Lula pela primeira vez no âmbito da Lava Jato de Curitiba por corrupção e lavagem de dinheiro. Em coletiva de imprensa, o procurador Deltan Dallagnol usou aquele famoso PowerPoint que apresenta Lula no centro do esquema de corrupção na Petrobras.
Na ocasião, o MPF apontou Lula como “comandante máximo do esquema descoberto pela Lava Jato”. Ele foi acusado de ter recebido R$ 3,7 milhões em propina da OAS através da reforma do triplex do Guarujá e do aluguel de um depósito para armazenar bens do acervo presidencial de Lula.
20/09/2016: o juiz Sérgio Moro acolheu a denúncia e tornou Lula réu da Lava Jato de Curitiba pela primeira vez. Moro lamentou a parte da denúncia contra dona Marisa Letícia, mas ela também se tornou ré por envolvimento com a reforma do triplex do Guarujá.
10/05/2017: sob fortíssimo esquema de segurança (mais de mil PMs, grades nas ruas, helicóptero, bloqueios e cadastro de moradores), Lula depôs pela primeira vez ao juiz Sérgio Moro na condição de réu da Lava Jato. No dia, Curitiba recebeu muitos protestos a favor e contra Lula.
Ao chegar nos arredores da Justiça Federal do Paraná, Lula desceu do carro para cumprimentar apoiadores que o aguardavam fora do perímetro de bloqueio imposto pela PM. Dentro do prédio, o depoimento durou cerca de 4h30. Lula negou todas as acusações.
Como era comum nas audiências, houve bate-boca entre a defesa de Lula e o juiz Sérgio Moro. Sobre o triplex, o ex-presidente admitiu ter ido visitá-lo, mas não quis comprar: “O apartamento nunca me foi oferecido antes da data em que eu fui lá ver. E quando fui ver eu não gostei.”
Nas declarações finais, Lula disse ser “vítima da maior caçada jurídica que um presidente ou que um político brasileiro já teve”. Ele também disse que seria candidato à presidência em 2018. Moro o interrompeu e orientou que não levasse a fala para um caminho político.
12/07/2017: Lula é condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro no caso do triplex do Guarujá. Ele foi inocentado da parte da denúncia que tratava do armazenamento de bens do acervo presidencial. Foi a primeira condenação de Lula na Lava Jato.
Na sentença, Moro criticou a conduta de Lula por “ter recebido vantagem indevida enquanto presidente, o mandatário maior do país”: “A responsabilidade de um presidente da República é enorme e, por conseguinte, também a sua culpabilidade quando pratica crime", escreveu Moro.
Lula fez um pronunciamento na sede do PT sobre a condenação, voltou a dizer que não é dono do triplex do Guarujá e fez inúmeras críticas a Moro e ao MPF: “Quem acha que é o fim do Lula vai quebrar a cara”. A defesa também criticou muito a sentença contra o petista.
24/01/18: o caso do triplex do Guarujá foi julgado pelo TRF4, tribunal de segunda instância. Por unanimidade, os três desembargadores da 8ª Turma decidiram aumentar a pena de Lula de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês de prisão. O julgamento durou mais de 8h.
Relator da Lava Jato no TRF4, o desembargador João Pedro Gebran Neto criticou a conduta de Lula: “A eleição de um presidente traz consigo esperança à população de um melhor projeto de vida. Críticas merecem todos aqueles que praticam atos destinados a trair ideais republicanos”.
26/03/2018: por unanimidade, o TRF4 rejeitou os embargos de declaração de Lula, encerrando o caso em segunda instância e abrindo caminho para a prisão. Como houve unanimidade na condenação no TRF4, Lula só tinha direito a um único recurso em segunda instância, que foi negado.
05/04/2018: o TRF4 comunicou o juiz Sérgio Moro sobre o encerramento do caso do triplex do Guarujá em segunda instância e determinou que o juiz decretasse a prisão de Lula, o que foi feito por Moro naquele mesmo dia. Lula teria até 17h do dia seguinte pra se apresentar à PF.
07/04/2018: não vou entrar em detalhes sobre todos os fatos que antecederam a prisão porque é muita coisa. O fato é que Lula se entregou à PF nesse dia e foi levado a Curitiba. Em 1 ano preso, ele só deixou a cela 2 vezes: para depôr em outro processo e pra ir ao velório do neto.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Tabata Viapiana
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!