, 10 tweets, 2 min read Read on Twitter
1 - É bom que se tenha a dimensão correta do que se viu nas ruas ontem. Ainda que as mega-manifestações de 2015/2016 permaneçam insuperáveis, houve multidões no Rio, em São Paulo e no Sul do país, além de uma quantidade não desprezível de focos de manifestação em todo o Brasil.
2 - O STF, agora, tem que entender que não pode brincar com fogo. Ou a era do ativismo judicial acaba, ou acaba o STF. Ninguém aguenta uma Corte Revolucionária, inventando crimes, legalizando práticas criminosas e mudando a legislação ao seu bel prazer em benefício de cumpinchas.
3 - Caso Toffoli, Barroso, Gilmar e cia insistam em levar à frente a legalização do aborto, a criminalização da homofobia, o tribunal das redes sociais e a revisão da prisão em segunda instância, são eles, e não o jacobinismo, quem estarão plantando a semente do radicalismo.
4 - Toda crise que leva a uma dissolução dos organismos intermediários é também culpa desses mesmos organismos, que por empáfia, arrogância,irresponsabilidade, corrupção ou mendacidade corroem sua própria legitimidade. Foi assim com o Antigo Regime e com a Revolução Americana.
5 - As eleições de 2018 ensinaram aos partidos políticos que o povo os considera descartáveis. As manifestações de ontem deveriam ensinar ao STF que não há amor pela Corte entre as massas. A alternativa que lhe resta é retornar ao seu lugar de direito, enquanto juízes e só.
6 - O que a Corte precisa é fiscalizar o respeito a esse mesmo ordenamento segundo a Constituição. Caso contrário, pode ser que o próprio povo decida rasgar a carta para chutá-los para fora da cadeira, se os outros Poderes não souberem impor os freios devidos a sua loucura.
7 - Isso deveria ficar ainda mais claro quando se viu uma multidão na Paulista gritar os nomes de Paulo Guedes e exibir cartazes em apoio a Sergio Moro. É a direita realizando os sonhos mais selvagens de ação política da esquerda. No meio de uma reforma impopular em todo mundo.
8 - O voto de confiança foi dado. Rodrigo Maia e o Centrão tem que entender o que isso significa. Novamente, cabe aos poderes intermediários preservarem sua própria integridade. Brasília precisa de sabedoria política para não engessar o caminho reformista, para seu próprio bem.
9 - Prudência é algo que se pode exigir de indivíduos, nunca das massas. Caso o STF e o Congresso forcem a barra para emparedar as reformas necessárias, só vai sobrar para o povo aquela palavrinha com R maiúsculo que deixa muita gente de cabelo em pé.
10 - Portanto, ministros e deputados, não abram a caldeira do inferno. Porque são vocês os primeiros a cair na mistura efervescente. E ninguém sabe quando pára de queimar na hora que a primeira tocha é acesa. Os próximos meses decidem o futuro da nação. É preciso estar atento.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Eduardo de Alencar
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!