, 10 tweets, 2 min read Read on Twitter
1 - Com a participação do Guedes ontem no Senado, algumas coisas ficaram claras. A primeira é que a garfada da PEC só seria um problema se a proposta de Pacto Federativo do Guedes fosse como o federalismo petista ou tucano - da boca para fora. Não é. Até Olímpio ficou surpreso.
2 - PG é talvez o elemento mais revolucionário do governo. E o que ele fez foi colocar o Centrão e a esquerda diante de um dilema. Ou aceitam a transferência de dinheiro e de responsabilidades da União, ou deixam tudo concentrado nas mãos de alguém que odeiam - o Bolsonaro.
3 - Na hipótese de realmente descentralizar, os partidos sabem do óbvio: nenhum dos governadores vai escolher, entre rubricas orçamentárias amarradas ou não, a primeira opção. Pois é na desvinculação do Orçamento e na descentralização administrativa que reside sua sobrevivência.
4 - Em época de crise, quem tem liberdade para manejar Orçamento, é rei. E quem tem folga com reforma da previdência, é rei momo. PG mostrou ontem que as garfadas, se forem para transferir mais para os estados e o Legislativo, não importam. O que importa é aprovar o projeto.
5 - Gente com um neurônio a mais como José Serra percebeu a armadilha, mas foi tratorado. E não há governador tucano que vá ficar contra quando a proposta vier à mesa. PG mostrou que a Previdência e o Pacto se interconectam. E colocou uma espada em cima da cabeça do Legislativo.
6 - Para avançar sua agenda, tirou piada até com a incompetência do ministro da educação, que foi transformado em bode expiatório do novo Pacto. É nesse tipo de gente que vocês querem confiar nos próximos 4 anos? Então me ajudem, disse ele. Ajudem-me a transferir tudo pra vocês.
7 - PG sabe que, nesse pedido, vai toda a estrutura que Velez se mostrou incapaz de combater. Para que uma BNCC com recursos e prerrogativas descentralizados? Para que um FUNDEB que amarra a verba a estruturas burocráticas que nada rendem em eficiência? PG é um gênio.
8 - E agora todo o seu sucesso depende do PR manter exatamente a postura que apresentou quanto à PEC. Querem levar mais para os estados? Levem. Levem tudo. Inclusive a responsabilidade. Nesse ritmo, em 4 anos, o Pacto Federativo muda. E quem aceita voltar atrás depois?
9 - Aqui, fala a sabedoria de séculos de liberalismo econômico. A cidade não cede mais depois que conquistou autonomia e dinheiro. Os estados não cedem mais. Daí o desespero de Serra. Ele e sua turma, incluindo também o petismo, sabe que isso vai contra tudo o que acreditam.
10 - Porque ninguém aceita voltar a pagar mais imposto depois que parou de pagar. Ninguém aceita perder autonomia depois que a ganhou de volta. Não a baixo custo. E essa turma só aposta na desconfiança, na Força, no Poder Central.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Eduardo de Alencar
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!