, 10 tweets, 2 min read Read on Twitter
1 - Bons articulistas estão colocando sua reputação em xeque por bobagem. Julgam defender um realismo político que na verdade é falso. Porque ignoram a natureza de coalizões em democracias normais. E fingem que vivemos numa, quando isso não é verdade em inúmeros aspectos.
2 - Coalizões existem em democracias saudáveis. Não há problema em dividir ministérios para garantir governabilidade. Porém, o fim da coalizão não é dividir cargo. Cargo é meio. O fim é a agenda. Partidos normais se inserem num governo negociando suas agendas e do seu eleitorado.
3 - O problema é que todo mundo já entendeu que não é isso o que se trata no Centrão. A agenda do Centrão é a rapina, o dinheiro, o esquema. O que se quer são fatias do orçamento. Grana para sustentar campanhas de candidatos fisiológicos, que não tem ideais, nem projeto de país.
4- Nesse jogo, fatiar ministérios agora é para a votação de hoje. Aumentá-los é para a de amanhã. E inchar o Estado para "aliados" que elevam seu preço a cada votação ou crise na opinião pública passa a ser caminho inevitável. Até o ponto que se cobra mesmo uma mesada.
5 - E nada disso pode vir com aumento do controle sobre o uso do Orçamento. Porque aumentar o controle significa diminuir o espaço do esquema. E o esquema é a agenda. Então, o que se tem, é uma impossibilidade dupla, que atinge o coração do governo Bolsonaro.
6 - Por um lado, as reformas liberais na economia tem seu limite exatamente na medida em que drenar o pântano é tirar o terreno onde nasce o esquema. E por outro, as reformas na Justiça não podem avançar porque o esquema não aceita controle de qualquer espécie.
7 - E o Presidente que se comprometer nesse jogo não sai mais da lama. Sua agenda é a agenda do esquema. Aconteceu com FHC, com Lula, com Dilma, acontece em cada governo estadual e prefeitura do país. Porque esse tipo de jogo não é próprio da democracia: é próprio do esquema.
8 - Quanto mais o Presidente deixa isso claro, mas os demônios se revelam enquanto tal à luz do dia. E parte da imprensa cai na armadilha, comprometendo sua reputação achando que sai em defesa da política, quando o público só lê uma coisa: O esquema. O Mecanismo. Os corruptos.
9 - A próxima etapa do jogo é contrapor a agenda revolucionário do STF com uma agenda positiva. Programa de luta contra o aborto. PEC que criminaliza o ativismo judicial. E uma de recall dos ministros. Aí vai ficar claro que a briga se dá contra duas forças que se retroalimentam.
10 - Uma corte revolucionária com poder centralizado e disposição para o Terror, aliada a uma classe política que aceita tudo, desde que os esquemas estejam preservados, assim como as proteções de natureza institucional. Contra esse dragão de duas cabeças, só tem uma arma: A Rua.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Eduardo de Alencar
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!