Projeto Céu Profundo Profile picture
Aug 26, 2019 8 tweets 3 min read Read on X
Já imaginou viver em um planeta num sistema múltiplo, com seis sóis, onde não há noite? Siga-nos nessa #AstroThreadBR literária para saber mais sobre aglomerados estelares e sobre Nightfall (O Cair da Noite), um conto de Isaac Asimov publicado pela primeira vez em 1941.
O nosso Sol é uma estrela solitária, cuja vizinha mais próxima encontra-se a mais de 4 anos luz de distância.
O intenso fluxo luminoso do Sol, ilumina um hemisfério da Terra, mas no hemisfério oposto temos a noite escura para apontar nossos telescópios para as estrelas!
Mas apesar da solidão de nosso Sol, muitas estrelas nasceram e vivem em comunidade. Alpha Centauri, nossa vizinha, é um sistema triplo. Essa na foto é Albíreo (beta cygni) uma estrela dupla com a peculiaridade de que suas componentes possuem cores (e temperaturas) bem distintas.
Além dos sistemas duplos e triplos, temos os aglomerados estelares. Populações de estrelas que nasceram do colapso de uma mesma nuvem de gás. Aglomerados como o NGC 2516 são chamados “Aglomerados Abertos” e possuem de alguma dezenas até centenas de estrelas.
Aglomerados como Ômega Centauri, podem ser compostos por milhões de estrelas e são chamados de “Aglomerados Globulares”. Aglomerados globulares habitam o halo galáctico e são verdadeiros fósseis estelares, com estrelas quase tão velhas quanto o próprio universo.
Em Nightfall, Asimov conta a história de Lagash, um planeta cercado por 6 sóis, onde é sempre dia. A gravitação foi recém descoberta e com ela foi possível detectar a presença de uma lua até então desconhecida e prever que um eclipse deixaria o planeta às escuras.
Para uma civilização que nunca conheceu a escuridão o evento seria enlouquecedor.
Aqui na Terra, viver sem conhecer as estrelas seria o maior pesadelo dos astrônomos. Mas em Lagash, a chegada das estrelas pode trazer um terror ainda maior!
Nightfall é considerado por muitos o melhor conto de Isaac Asimov e já foi republicado em dezenas de antologias.
Leitura obrigatória para quem gosta de astronomia e de ficção especulativa, escrita por um mestre do gênero.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Projeto Céu Profundo

Projeto Céu Profundo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @CeuProfundo

Jan 6, 2022
E como também vimos muito questionamento aqui sobre o fato de não haver câmeras de engenharia monitorando cada etapa na montagem do JWST, trazemos aqui um fio original do @NASAWebb que traduzimos a seguir em uma #AstroThreadBR
1. Luz 💡
Os espelhos dourados são fotogênicos na Terra, mas no espaço os espelhos estão na escuridão absoluta, protegidos pela sombra do escudo solar.
Enquanto isso, o lado voltado para Sol é tão brilhante que causaria problemas de ofuscamento e contraste para as câmeras.
2. Energia 🔌
Cabos e energia precisariam chegar até as câmeras. Mais cabos aumentam os problemas de vibração e emissão térmica, colocando em risco a qualidade das imagens científicas.
Read 7 tweets
Jan 5, 2022
Estamos todos comemorando o desdobramento e posicionamento finais do escudo de luz e calor do #JamesWebb, mas como foi esse processo?

Você descobre tudo nessa #AstroThreadBR!
Pra gente se situar: o James Webb é tão grande que teve que ser dobrado como um origami pra caber no cone superior do foguete @ariane5. Imagine como foi projetar não apenas um telescópio espacial, mas sim um telescópio espacial que poderia ser totalmente dobrado:
Sobre o escudo de calor: sua função é proteger o telescópio da luz e do calor do Sol, da Terra e da Lua. Aberto ele mede 22 metros por 10 metros - área de uma quadra de tênis. Impossível colocar algo desse tamanho em um foguete. O desdobramento começou 3 dias após o lançamento.
Read 18 tweets
Jul 20, 2020
Tem cometa observável no céu? Tem!
E essa é a #AstroThreadBR pra quem quer saber tudo sobre como observá-lo do Brasil!
Vamos conhecer o cometa C/2020 F3 (#NEOWISE)
[créditos da imagem: @nasa / Bill Dunford]
Mas de onde saiu esse nome? Parece complicado, mas a regra é simples. O nome inclui período, data de descobrimento e nome do descobridor. No caso, o cometa é de longo período, foi o terceiro descoberto na sexta quinzena de 2020 e seu descobridor é o telescópio NEOWISE.
E de que ele feito? Essencialmente, gelo e poeira. Mas você não vai querer esse gelo na sua bebida. Há amônia, dióxido de carbono e outros componentes tóxicos em sua composição. Mas são esses componentes que conferem as belas cores observadas na cauda iônica e na cabeleira (coma)
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(