Profile picture
, 10 tweets, 2 min read Read on Twitter
Finalmente assisti ao filme do MBL. Assim como eu achava importante a direita assistir ao “Democracia em Vertigem”, acho que vale todo o resto conferir o “Não Vai Ter Golpe” — vi no Google Play Movies.
São obras que dialogam — ou debatem — de várias formas. Numa, adultos entregam um drama com mil temores. Noutra, jovens se divertem enquanto lutam por seus ideais.

Mas está invertido: o adulto é a esquerda, a direita é o jovem.
Queria destacar vários pontos.

Primeiro: fica claro que a narrativa de que Aécio não aceitou o resultado da eleição — Lula estava mandando essa há algumas semanas na BBC — não passava de narrativa.
Se, na sua bolha, diziam que Aécio era o grande vilão que tramava o impeachment de Dilma, saiba que, na bolha de quem queria o impeachment, Aécio era o senador que tinha medo daquele monte de gente na rua, só olhava da janela e vivia de fazer corpo mole.
E por isso foi chutado do protesto quando, só aos 45 do segundo tempo, resolveu aderir.
Também curto que o MBL não renega a política como meio para resolução dos problemas, e isso surge nos discursos desde os primeiros atos.
E por isso, em minha consciência, eu separo bem o que aconteceu antes do que aconteceu depois do impeachment.

O impeachment era uma pauta de quem queria as instituições funcionando. Bolsonaro é o resultando de quem quer que as instituições fracassem.
Mas, por falar no dito cujo, vale a ressalva: a exclusão dele demonstra que não teve papel fundamental no impeachment. E de fato não teve. Era só um oportunista invadindo qualquer brecha pra sair na foto — mais ou menos como fez no final da Copa América, vocês viram.
Independente disso, entendo que todos nós, que batalhamos pelo impeachment, devemos esta satisfação à sociedade: como que tiramos o PT e colocamos figura tão repugnante no lugar? De alguma forma erramos. E o desafio é, inclusive, compreender como.
“Não Vai Ter Golpe” é um registro importante de um momento histórico. E eu mal posso esperar pela continuação: Não Vai Ter Golpe 2 - O inimigo agora é outro.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Marlos Ápyus
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!