Profile picture
, 23 tweets, 7 min read Read on Twitter
Se vocês olharem o canto superior direito, perceberão que essa lista negra pode ser entendida como uma ameaça de morte.
O @aguedescartoon, que aparece na lista, me alertou de que isso seria apenas um meme para implicar com Danilo Gentili.

Eu vou discordar. Mas só posso explicar isso mais tarde.
@aguedescartoon Vocês devem lembrar do dia em que, ao participar no CQC, Jair Bolsonaro não compreendeu a pergunta e associou o fato de Preta Gil ser negra com promiscuidade, né? g1.globo.com/politica/notic…
Vocês talvez não lembrem, contudo, do que aconteceu nas duas semanas seguintes. O deputado aproveitou a polêmica para buscar o máximo de mídia espontânea. Mas a coisa escalou tão rápido que neonazistas convocaram um ato em defesa de Bolsonaro em São Paulo. noticias.uol.com.br/politica/ultim…
No dia, uma centena de policiais evitava o conflito entre um número bem maior de esquerdistas contra uma dúzia de nazistas – dos quais sete foram presos.
O episódio é emblemático para você entender como hoje atuam os militantes mais radicais. Se saem na rua gritando o que pensam de cara limpa, são presos. Pois o que pensam estimula a prática dos piores crimes.
Por isso, os radicais precisam recorrer ao anonimato de fóruns, perfis fakes e dog whistles. Sobre estes últimos, já escrevi toda uma thread a respeito. Mas, em resumo...
A mensagem obrigatoriamente tem um duplo sentido. Há um mais óbvio, compreendido por qualquer pessoa, e um abjeto, que funciona entre eles para se identificarem em público:
Uma outra ferramenta é o humor. E funciona de forma simples: dizem os maiores absurdos, quando são denunciados, alegam que tudo não passou de uma piada.
Eu estava num grupo de militantes quando, no ano passado, começaram a criar perfis falsos para constranger a imprensa. Notem que tudo foi feito de caso pensado.
Uma terceira ferramenta é a cara de pau: seus disfarce não cola mais? Assuma o personagem, de preferência, com mais humor ainda. Assim irá reforçar a ideia de que tudo era uma piada, seu crítico que não a entendeu.
Então o macete é usar o absurdo com duplo sentido. Deu ruim? Saca a resposta pronta, foi piada. Continua dando ruim? Insista bastante na piada, você é o texugo de mel que não se importa.
O que acabei de descrever é basicamente o episódio do copo de leite da alt right americana. Nazistas cuspiam leite enquanto defendiam Trump? Apoiadores de Trump passaram beber leite alegando que tudo não passava de trollagem. huffpostbrasil.com/entry/milk-whi…
Agora, como vocês podem conferir, os milicianos digitais encheram os próprios perfis de copos de leite. É uma clara referência à alt right americana. Mas a resposta pronta era: estamos apenas fazendo a trollagem do MAV amigo nosso, você que não entendeu.
Eles também se cumprimentam por aqui usando aquele emoji que significa 👌 "OK". Ok. A imensa maioria das pessoas o utiliza com esse significado. Mas confira, aos 20 segundos, o que este símbolo significa na direita mais radical.
Quando escrevi a thread que linkei mais acima, falei do "fashwave", que vamos resumir aqui como uma espécie de meme que dissimuladamente glorificava o fascismo. Fizeram o padrão: era vaporwave, eu que era burro e não entendia.
Hoje temos toda uma leva de parlamentares aderindo ao "vaporwave". Mas me respondam: esse "meme" aqui, que surgiu na semana passada quando Bolsonaro comprou treta com o Chile, é vaporwave ou fashwave?
E aí voltamos ao episódio de hoje. Os mais influentes dessa gangue estão numa de tentar fazer a violência escalar. Querem que a coisa migre da web para as ruas. Esse tweet de Olavo é o mais emblemático, mas está longe de ser o único.
Aí vem a mensagem que Kim Kataguiri compartilhou e eu comentei. "Sem CPF não opina" me pareceu uma menção clara ao "CPF cancelado", que eles tanto usam para celebrar quando alguém é morto: twitter.com/search?q=%22cp…
No que comentei, surgem 200 perfis com a resposta pronta: era um "meme" que faziam com Danilo Gentili, eu que fui burro de não compreender.
Pois bem... Como há essa dúvida no ar, sugiro que a @policiafederal e o @mpf_pgr averiguem o que estou aqui demonstrando. Pois essas coisas evoluem, de uma maneira ou de outra.
@policiafederal @MPF_PGR Afinal, no ano passado, tinha gente aqui pregando que livros de Paulo Freire fossem queimados em praça pública. Quando apontaram o nazismo da coisa, alegaram que era piada, nós éramos burros e não entendíamos.
@policiafederal @MPF_PGR E, hoje, parte daquele grupo está no MEC, com o ministro da Educação usando avatar vapowave e mandando abraço para fórum anônimo lotado de nazista, enquanto o ministro do Meio Ambiente dá entrevista a supremacista canadense.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Marlos Ápyus
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!