Portal Drauzio Profile picture
Dec 2, 2019 22 tweets 5 min read Read on X
Alô, galera do Twitter! Estamos começando mais uma cobertura diretamente de Goiânia. Fique ligado para não perder nada. 😉
O tema de hoje é "Doenças crônicas de alta incidência". Drauzio começa relembrando a sua infância na região Central de São Paulo e a falta de assistência à saúde naquele tempo, já que o SUS ainda não era uma realidade.
"No Brasil mudou muito depressa", fala Drauzio sobre o crescimento da expectativa de vida da população. Segundo o doutor, as doenças e o perfil epidemiológico da população se transformou em uma única geração. "O que demorou 100 anos na Europa, demorou 50 anos aqui."
Mas o que mudou? A alimentação é um dos fatores. Se antes o trabalho ficava perto de casa e permitia um almoço caseiro na pausa, hoje o trânsito impede esse retorno e o ritmo acelerado pede uma refeição rápida e relativamente barata.
#FalaDrauzio: "Nós somos descendentes de pessoas que andavam o tempo inteiro. E o corpo humano herdou dessa seleção natural o design. Coxas, juntas, tudo." Hoje, ganhamos a vida sentados. Uma mudança e tanto depois de milhares de anos de uma vida ativa.
#FalaDrauzio: A obesidade é um pacote. Com ela vem o diabetes, doenças cardíacas e por aí vai. "Essas são as duas maiores epidemias da vida moderna. Diabetes e pressão alta", destaca Drauzio. "A gente não leva a sério, só leva a sério quando aparecem as complicações".
A gente costuma dizer que as gerações anteriores eram mais saudáveis. Mas não é bem por aí. Não se tinha pressão alta, por exemplo, porque as pessoas não mediam a pressão ou morriam muito jovens, com a expectativa de vida na casa dos 40 anos.
Drauzio cita um estudo que compara a expectativa de vida entre homens e mulheres com hábitos relativamente saudáveis. A média de vida entre eles é de 88 anos e entre elas, 93 anos. Ou seja, é hora de começar a dar atenção às doenças crônicas, que nos acompanham por toda a vida.
#FalaDrauzio: "Você vê senhoras de 60 anos brigando com o marido para ele ir em um cardiologista quando ela mesma não vai. Mulheres são protegidas pelos hormônios sexuais, mas quando chega a menopausa o risco aumenta, se torna igual ao homem."
#FalaDrauzio: Em nenhum país do mundo a expectativa de vida da mulher é menor do que a do homem. Por quê? Para o Drauzio, é simples. "Se existe um sexo frágil - e existe -, esse sexo é o masculino. Porque o organismo da mulher é muito mais resistente."
Fax, e-mail, smartphones. A vida moderna criou uma pressão sobre nós que na verdade é insuportável. Nós só aguentamos porque não há para onde fugir. Não espere que a tecnologia vem para nos ajudar, ela vem para nos fazer trabalhar cada vez mais.
Trabalhando mais, nos tornamos mais competitivos e podemos aumentar a qualidade de vida da nossa família. Mas o cérebro humano não sabe lidar com muitos problemas ao mesmo tempo. As metas impostas não dependem mais só do indivíduo e, assim, estamos sempre resolvendo alguma coisa.
E aí nós vamos ter dois problemas. Um risco maior de doenças cardíacas e um aumento de transtornos psiquiátricos. Segundo a OMS, em 2020 a depressão será a principal causa de afastamento do trabalho.
E o dado vem com um marcador de gênero: por estarem mais expostas à pressão da sociedade, as mulheres serão as mais atingidas pela doença.
#FalaDrauzio: "É preciso estar atento não apenas aos sintomas da depressão para cuidar de si próprio, mas aprender a ter sensibilidade para reconhecer a doença em quem está ao seu redor."
Ao observar uma tristeza constante acompanhada de cansaço, baixo desempenho no trabalho e/ou na escola, é preciso suspeitar. Depressão dá em qualquer idade. Tem criança, adolescente, idoso com depressão.
Uma das queixas mais frequente é a perda de memória. Por que acontece isso? Quando você tem perda de memória aos 20 anos, você ignora. Aos 60 o que você pensa? Alzheimer. Mas precisamos diferenciar o que é a memória e o que é a tensão.
Quem nunca ficou na frente da TV ligada, notebook no colo e celular na mão? Como são muitas distrações ao mesmo tempo, o cérebro liga o modo automático e descarta o que ele considera serem informações desnecessárias para não entrar em pane. São as famosas falhas de memória.
#FalaDrauzio: "Não é que fazer atividade física faz bem, é que ser sedentário faz mal. Uma pessoa acima do peso que se exercita tem menos chances de ter problemas cardíacos do que uma pessoa magra sedentária."
#FalaDrauzio: Drauzio defende a recente iniciativa do SUS de valorizar a atenção primária à saúde. Segundo o doutor, o sistema público de saúde não é problemático por si só, mas esbarra em uma gestão falha. "Falta organização e, claro, dinheiro."
Sobre como lidar com a depressão, Drauzio chama atenção para o estigma sobre a doença. "Em um mundo competitivo, falar sobre o problema no trabalho pode te trazer problemas. Isso leva as pessoas a esconderem a depressão e a procurarem ajuda só quando a doença se agrava."
Encerramos mais uma cobertura, pessoal! Para acompanhar a agenda do Draw e ficar por dentro dos locais das próximas palestras, fique ligado nas nossas redes. <três

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Portal Drauzio

Portal Drauzio Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @drauziovarella

Sep 13, 2023
O burnout é definido pela OMS como um fenômeno ocupacional. Mas como reconhecer os sinais de burnout e diferenciá-lo de um estresse comum?

🧶
A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico provocado por condições de trabalho desgastantes ou pelo desemprego. A exaustão chega a ser tão grande que não passa com uns dias de folga ou férias.
Em geral, ela se apresenta em forma de exaustão, estresse e esgotamento físico provocados pela pressão exagerada por prazos, ambiente pouco amigável, baixa remuneração, entre outros.
Read 9 tweets
May 29, 2023
As ondas de calor (fogachos) e suor noturno 🥵 estão entre os principais sintomas que levam as mulheres a buscarem ajuda médica durante o climatério e a menopausa.
Apesar de comuns e, muitas vezes, intensos a ponto de afetarem a qualidade de vida, os sintomas costumam ser ignorados ou menosprezados por quem convive com essas mulheres.
Um tratamento não hormonal que promete reduzir a intensidade dos fogachos acaba de ser aprovado pelo Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA), agência reguladora cuja função é semelhante à da Anvisa no Brasil.
Read 4 tweets
May 11, 2023
Choro, gritos e desespero durante o sono. Se a criança tem esses comportamentos, pode ser que ela tenha uma condição conhecida como terror noturno. 👇
Terror do sono é uma parassonia (um evento de vigília) que ocorre durante o sono. Geralmente, acontece de uma a duas horas após a criança adormecer. É comum surgirem choros intensos e incontroláveis, aumento dos batimentos cardíacos, sudorese e fala desconexa.
Essa parassonia é muito mais frequente em crianças e raramente perdura até a idade adulta. Costuma ocorrer a partir dos 9 meses e é comum que permaneça até os 12 anos de idade.
Read 5 tweets
May 11, 2023
Se há tantas vacinas disponíveis e tecnologia para desenvolvê-las, é comum vermos questionamentos como: por que nunca produziram uma vacina contra o câncer?

Mas pode-se dizer que algumas já existem e, outras, estão em estudo. Segue ⬇️
Vacina contra o HPV 💉

Alguns tipos de cânceres são causados por vírus. Dois subtipos do HPV, 16 e 18, estão envolvidos em quase 100% dos casos de câncer de colo de útero, e também pode causar outros tipos de câncer, como o anal, de vulva, de vagina, de pênis e de orofaringe.
Não existe vacina única

Vacinas contra o câncer são diferentes das que previnem infecções por vírus. Para algumas doenças infecciosas, como o HPV e a hepatite B, que pode causar câncer de fígado, o agente infeccioso é bem definido, por isso foi possível criar uma vacina eficaz.
Read 7 tweets
May 11, 2023
Endometriose é um tema que tem sido abordado com mais frequência, e ainda bem, pois essa afecção inflamatória além de causar dor, pode ter grande impacto na vida de pacientes e provocar outras complicações.

Veja as principais 🧶
🔴Infertilidade

A doença pode alterar a fertilidade e o processo de gravidez, além de influenciar no tamanho do bebê. Um dos mecanismos que contribuem para isso é a liberação de substâncias inflamatórias, com aderências que podem causar distorções na anatomia de órgãos.
🔴Questões intestinais

A endometriose pode estar associada a problemas e dores no intestino. Em alguns casos, pode ser indicada cirurgia para tratamento das lesões intestinais causadas pela doença, e até mesmo a necessidade de usar a bolsa de colostomia.
Read 6 tweets
May 10, 2023
Começou mais um Trocando Ideia. 🎉

Dessa vez, Drauzio conversa com @pejulio
Corre lá para acompanhar ▶️
#TrocandoIdeiacomDrauzioVarella #TrocandoIdeiacomPadreJulio Image
@pejulio . @pejulio é uma figura importante da cidade de São Paulo, mas também conhecido em todo o país pela sua dedicação e atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Drauzio questiona sobre as duras críticas que o padre recebe, inclusive de pessoas que se dizem cristãs.
@pejulio “A solidariedade, a fraternidade, a compaixão e a misericórdia não são dimensões religiosas, são dimensões humanas.” @pejulio Image
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(