1) Smartphone
Encurtou distâncias (Whatsapp). Possibilitou respostas imediatas (Google). Resgatou amizades perdidas (Facebook). Melhorou o trânsito (Waze). Criou a jornada laboral de 24 horas. Precarizou o emprego. Disseminou fake news. Juntou malucos.
Fez parte das respostas às manifestações de 2013. Tornou-se ferramenta crucial da Lava-Jato. Está na raiz da quebra de ex-donos do Brasil (empreiteiras), da ida pra cadeia de ex-impunes (políticos e magnatas), da queda do lulismo e ascensão do bolsonarismo.
Pré-sal, Copa do Mundo e Olimpíada no Rio são eventos de uma vida. Tudo jogado fora.
Em uma ilustração: dívida bruta subiu, grosso modo, de 50% para 80% do PIB ao longo da década Dinheiro suficiente para transformar um país. E o que temos mesmo?
Há dúvidas se tomará o lugar dos EUA como maior potência global, mas sua emergência já transformou o mundo em um grande G-Zero (nenhuma força dita regras sozinha).
Assume protagonismo internacional, vira líder tecnológica e reforça mecanismos de controle.
Crise financeira de 2008/09, desindustrialização, empobrecimento das classes médias, sentimento de vazio, desesperança.
Tudo isso leva a Trump, Orbán, Rodrigo Duterte, Brexit, Marine Le Pen com 34% dos votos, Vox na Espanha. A década foi da direita.
A palavra do ano, o desastre da década. Degelo nos polos. Maior seca no Nordeste em 100 anos. Colapso hídrico na Cidade do Cabo. Interior da Austrália tornando-se inabitável. Europa com mais de 40 graus no verao. Total ausência de respostas coordenadas.
A caminho de se converterem em maioria religiosa no Brasil. Frente parlamentar tem 195 deputados. Eleições majoritárias incluem suas temáticas (ideologia de gênero). Record segunda maior TV. Influência na política externa (IURD presente em 23 países da África).
Todos os campeões da Copa do Mundo na década foram da Europa Crianças em SP, Rio e Brasília torcendo para o Barcelona, Real Madrid ou Liverpool. Seleção brasileira de 2002 tinha 13 convocados jogando em times nacionais; em 2018, eram só dois.
Já sugeriram ansiedade/depressão. Alguém se animaria a completar a lista de dez?